Não é de hoje que se fala num Corvette de motor traseiro-central. Matérias têm sido escritas, há muitas fotos-espia para quem se dispõe a vasculhar o Google. Mas essas fotos aqui agora publicadas são bem recentes, foram feitas na quarta-feira passada (11) por quem não é profissional da fotografia, por meio de telefone celular, mas são muito boas.
Foram-nos enviadas por Carlos Fernando Scheidecker, um brasileiro de São Paulo radicado nos EUA, um autoentusiasta apaixonado por Corvette (tem alguns) que, inclusive, escreveu anos atrás para o AE, ainda no tempo do blog.
Josh Busenbark é um amigo do Carlos Fernando e casualmente viu dois Corvettes camuflados com máscaras num McDonald’s na cidade de Cadillac, estado de Michigan, nos EUA. O Josh autorizou a publicação dessas fotos.
Vale como curiosidade. Não dá para ver muito mas o suficiente para para notar que as lanternas traseiras devem voltar a ser circulares. A silhueta do carro mostra proporções típicas de um carro de motor traseiro-central, com tomadas de ar atrás das portas, em flagrante contraste com as proporções do Corvette como ele sempre foi, com a seção frontal longa, hoje em sua sétima geração, lançada em 2013.
Este Corvette é o de 8ª geração e deverá ser revelado no próximo Salão de Detroit, em janeiro, como ano-modelo 2019; segundo fontes do Carlos Fernando, seu codinome é ZERV. Mas escreveu a revista americana Car and Driver em junho de 2014 que o nome deste novo Corvette seria Zora, um tributo ao primeiro engenheiro-chefe do Corvette, o belga filho de russos Zora Arkus-Duntov, que se empenhou muito para que houvesse um Corvette de motor central-traseiro.
Aliás, um Corvette com motor nessa posição é sonho antigo da GM e sua Divisão Corvette, leia ou releia matéria do MAO a respeito.
Há rumores de que o motor do C8 será um duplo-comando de 32 válvulas, mas só em janeiro de 2019. Por enquanto fica o V-8 Z06 de comando no bloco, 6,2 litros, duas válvulas por cilindro, 650 cv e 90 m·kgf.
BS