A Jaguar apresentou à imprensa esta semana o E-Pace. A pré-venda do suve já começou nas 39 concessionárias brasileiras da marca. O início das entregas está marcado para o próximo mês de abril. Virá em quatro versões, a First Edition, a 2,0, a R-Dynamic S e a R-Dynamic SE. A First Edition é uma versão limitada em 45 unidades, só comemorativa do lançamento. Suas linhas são inspiradas no esportivo F-Type.
O motor é um só, da nova linha Ingenium, um turbo de 2 litros que produz 300 cv na versão R-Dynamic SE e 249 cv nas outras versões. Basicamente, o que muda é o gerenciamento do turbo. O câmbio é um automático ZF de 9 marchas. O de 300 cv atinge 246 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, segundo a Jaguar.
Os preços:
E-PACE 249 cv | R$ 222.300 |
E-PACE R-Dynamic S 249 cv | R$ 246.750 |
E-PACE First Edition 249 cv | R$ 275.900 |
E-PACE R-Dynamic SE 300 cv | R$ 278.080 |
Apesar de ser um suve compacto, tem grande porta-malas de 577 litros e espaço de sobra para cinco adultos, segundo a fabricante. O grande porta-malas se deve em parte a uma moderna suspensão traseira independente, projetada para ser compacta. São dez as opções de cores.
Como não poderia deixar de ser, ele embarca o que há de mais moderno em termos de conectividade. Sua tela tátil é de 10 polegadas. Tem quatro pontos de carga de 12 volts e cinco saídas de USB.
A tração é 4×4 sob demanda, ou seja, a tração é traseira, porém a tração dianteira também é acionada quando as condições indicam sua necessidade. Tem bom atrativo para os que costumam rebocar carretas com barcos, motos ou cavalos, por exemplo. Sua capacidade de reboque é grande: 1.800 kg.
O modelo também pode ser equipado com o sistema de chave inteligente Activity Key, que é uma pulseira totalmente à prova d’água e de choques que permite que o veículo seja trancado com a chave dentro. Com pulseira o sujeito pode ir surfar, velejar, pular carnaval, etc., sem se preocupar em onde irá esconder a chave. Espero que essa tecnologia se popularize.
Como se nota, é um veículo prático, como bem disse a Jaguar na ocasião da apresentação, que infelizmente não foi ao vivo. Ser prático foge à regra da Jaguar, já que nunca vi um Jaguar que fosse prático. Costumavam abrir mão da praticidade em prol da esportividade e/ou luxo e conforto, mas os tempos são outros e hoje a tecnologia já permite essa mescla.
Como todos aqui do AUTOentusiastas são fãs das peruas, não poderíamos deixar de lembrar que a Jaguar fabrica a que talvez seja a mais bela perua da atualidade, a XF Sportback:
Porém, não há porque não dar as boas-vindas a esse belo, chique e prático suve que sem dúvida haverá de mexer com o mercado.
AK