Depois das primeira impressões do Polo 1,0 200 TSI por ocasião do lançamento no dia 26 de setembro, seguinte ao da apresentação, o AE ficou com um por 12 dias até esta semana. A versão era a topo Highline 1,0 200 TSI. Na sessão de fotos e gravação de vídeo na Estrada dos Romeiros, o Paulo Keller e o Juvenal Jorge tiveram oportunidade de experimentá-lo e, assim como a minha, a impressão deles foi totalmente favorável. Nós três tínhamos como referência o 1,6 MSI, o de motor aspirado e câmbio manual de cinco marchas e nossas opiniões sobre as duas versões convergiram, o que era esperado.
O novo Polo é decididamente um carro moderno com sinais evidentes de boa construção e dotado de boas características de habitabilidade, conforto de rodagem e desempenho, tanto em reta quanto em curva. Tem o DNA da marca na sua plenitude.
A versão Highline que tivemos em mãos não era a mais completa. Não tinha, por exemplo, o grande atrativo que é o quadro de instrumentos digital-virtual, que é parte de um pacote (Tech High), tampouco o opcional livre rodas de 17 polegadas com pneus 205/50R17. O “nosso” 200 TSI, com o pacote Technology (R$ 2.800), tem preço de público sugerido de R$ 73.740, contra R$ 75.740 da versão dotada de todos os equipamentos. O preço do TSI 200 básico é R$ 69.190.
O carro testado tinha os opcionais pintura metálica prata Tungstênio (R$ 1.450) e o pacote Space (R$ 300), em que o mecanismo reclinador do banco do passageiro dianteiro permite que o encosto seja totalmente rebatido para frente, boa solução para transportar objetos longos.
O trem de força traz como única novidade o motor 1,0 TSI com 3 cv mais (128 cv) que o do Golf de mesmo motor. Isso com álcool, pois com gasolina permanecem os 116 cv, sempre a 5.500 rpm, e sem mudança no torque de 20,4 m·kgf no patamar de 2.000 a 3.500 rpm. O motor, desnecessário dizer, é brilhante sob qualquer aspecto e empurra com brilho os 1.147 kg da versão. A relação peso-potência de 9,89/8,96 kg/cv espelha bem isso.
O que mata um pouco o brilho do motor é o exclusivo da versão câmbio automático epicicloidal de 6 marchas. Sua aceleração certamente seria melhor que os 10,1/9,6 segundos para o 0 a 100 km/h fosse manual o câmbio. Mas para quem não gosta, não sabe ou tem preguiça de trocar marchas pela velha alavanca, o automático tem motivos para ser apreciado, embora a VW devesse oferecer os dois tipos.
O carro é bastante ágil no trânsito urbano, pulando na frente da massa de veículos com facilidade à menor pressão no pedal do acelerador.
O câmbio automático — Aisin AQ250-6F, japonês — mostra bom funcionamento. O conversor de torque estola a 2.400 rpm e ajuda no tirar rapidamente o carro da imobilidade. O conversor bloqueia-se a da terceira marcha em diante e há o bem-vindo controle de neutro, ou seja, ele fica fora de ação com carro parado/motor em marcha-lenta enquanto o pé estiver no freio. Há leve trepidação do motor nessa condição, mas não incomoda absolutamente. Saiu da marcha-lenta o motor é liso.
É bem programado visando economia de combustível, com trocas ascendentes sempre bem cedo, e “aprende” que o veículo está no anda e para, passando a arrancar em segunda quando no plano. Permite retomadas em 6ª já 1.500 rpm desde que não se acelere muito. A marcha em uso e o modo — D, S e manual — são indicados no painel, útil para quem se interessa por coisas mecânicas.
As trocas de marcha sequenciais podem ser feitas tanto pela alavanca seletora (sobe marcha para frente) quanto pela borboletas, estas tendo prioridade imediata sobre as trocas automáticas. Nas reduções há aceleração interina, embora não tão intensa como a que tenho visto em outros câmbios automáticos ou robotizados.
A v/1000 em sexta é 48,2 km/h com os pneus de série 195/55R16V, para 2.490 rpm a 120 km/h reais (com os 205/50R17 opcionais, pouco maiores em diâmetro, 49,5 km/h e 2.420 rpm). A velocidade máxima da versão é 187/192 km/h em 5ª a pouco mais de 5.000 rpm.
O consumo oficial Inmetro/PBVE é 11,6/8 km/l na cidade e 14,1/9,8 km/l, na estrada. Na Castello Branco cheguei a observar 14, 7 km/l (gasolina) a 128 km/h com controlador de cruzeiro e ar-condicionado ligados. Quem rodar em ritmo mais calmo, em torno de 100 km/h conseguirá números bem melhores. Com o tanque de 52 litros se vai longe, especialmente com gasolina.
O comportamento em curva, experimentado bem na Estrada dos Romeiros, é perfeito. Os pneus 195/55R16V (Goodyear Efficientgrip) são plenamente adequados para o tipo e porte de carro. O subesterço é mínimo e a traseira é “pregada” no chão. O freio a disco nas quatro rodas cumpre seu papel com louvor. A direção eletroassistida, com o motor elétrico na árvore de direção, tem talvez a melhor calibração que já vi em indexação à velocidade, com peso correto em todas as situações.
A relação de direção 14,8:1 está entre as mais baixas, portanto rápidas, e torna o manuseio do volante bem fácil, embora o diâmetro mínimo pudesse ser algo menor que 11 metros, afinal o entre-eixos de 2.565 mm não é tão longo. São três voltas do volante, de 375 mm de diâmetro, entre batentes.
O rodar do Polo foi definido para ser mais favorável aos ocupantes de modo a eliminar a pecha de que “VW é duro”. Não que tenha ficado macio, longe disso, mas agora enfrenta-se com mais conforto as”pistas de teste” que são ruas de muitas cidades brasileiras, São Paulo entre elas.
Um problema no volante de direção é a mola do acionador da buzina forte demais, levando à longa”buzinada de barbeiro”, sem intenção, em vez das educadas e breves de cortesia. Dá para corrigir facilmente e sem custo.
A lamentar a falta de alças de teto, daquilo que nem preciso dizer, e da luz traseira de neblina. Se há faróis de neblina é porque existe o fenômeno meteorológico, diz a lógica. Ou será que faróis de neblina são apenas para deixar o carro “lindão”? Em compensação há a luzes de rodagem diurna (por LEDs), para paz de espírito ao pegar uma rodovia por ser desnecessário ligar o farol baixo.
O quadro de instrumentos digital-virtual que conheci no breve teste no lançamento é maravilhoso e o carro todo é muito bem pensado, com bons espaço interno e porta-malas. Chama a atenção o fecho duplo do capô, dificilmente visto hoje, para maior certeza de que não abra em movimento (era assim no primeiro Passat, de 1974, eliminado na primeira reestilização, em 1979, passando a um só).
Para os mais ligados em segurança passiva, o Polo é 5 x 5 estrelas (adultos e crianças) no Latin NCAP, mesmo sem dispor de bolsas infláveis de cortina.
O sistema de infotenimento Discover Media, parte dos dois únicos pacotes opcionais oferecidos, é dos mais completos e por ele há inúmeras configurações para personalizar o veículo, das mais completas do mercado. Uma leitura da lista de equipamentos do Polo 200 TSI, após a ficha técnica, permitirá ao leitor ou leitora aquilatar melhor o elevado nível de equipamentos do novo Polo.
Por tudo, o novo Polo nesta versão tem tudo para agradar muito tanto a quem gosta de automóvel quanto a quem só o considera um meio de ir do ponto A ao ponto B.
Assista o vídeo:
BS
(Atualizado em 19/11/17 às 20h30, correção do nome da cor e adição do pacote de opcionais do veículo testado)
FICHA TÉCNICA NOVO POLO 1,0 TSI 200 HIGHLINE | |||
MOTOR | |||
Designação | EA211 R3 | ||
Instalação | Dianteiro, transversal | ||
Material do bloco/cabeçote | alumínio/alumínio | ||
N° de cilindros/configuração | Três/em linha | ||
Aspiração | Forçada por turbocompressor BorgWarner com interresfriador, 1,3 bar | ||
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 | ||
Cilindrada (cm³) | 999 | ||
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | ||
Potência máxima (cv/rpm, G/A)) | 116/128/5.500 | ||
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4/2.000~3.500 | ||
Corte de rotação (rpm) | n.d | ||
N° de válvulas por cilindro | 4, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico | ||
N° de comandos de válvulas | Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão em 50º e escapamento em 40º | ||
Formação de mistura | Injeçaõ direta a 250 bar | ||
Gerenciamento do motor | Bosch MED 17.5.21 | ||
Combustível | Gasolina e/ou álcool | ||
TRANSMISSÃO | |||
Embreagem | não aplicável. | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro Aisin AQ250-6F com câmbio automático epicíclico de 6 marchas à frente e uma à ré, trocas manuais pela alavanca ou borboletas, com controle de neutro | ||
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185 | ||
Relação de diferencial (:1) | 3,502 | ||
Rotação de estol do conversor (rpm) | 2.400 | ||
Bloqueio do conversor de torque | De 3ª em diante | ||
SUSPENSÃO | |||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora Ø 20 mm | ||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora interna | ||
DIREÇÃO | |||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor elétrico na árvore de direção | ||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11 | ||
Relação de direção (:1) | 14,8 | ||
N° de voltas entre batentes | 3 | ||
FREIOS | |||
De serviço | Hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal | ||
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/276 | ||
Traseiro (Ø mm) | Disco/230 | ||
Controle | ABS obrigatório, EBD e assistência à frenagem | ||
De estacionamento | Mecânico a cabo, acionamento por alavanca | ||
RODAS E PNEUS | |||
Rodas | Alumínio 6Jx16 (opcional 6,5Jx17) | ||
Pneus | 195/55R16V (opcional 205/50R17V) | ||
Pneus, estepe | 185/60R15H temporário | ||
CONSTRUÇÃO | |||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | ||
AERODINÂMICA | |||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,344 | ||
Área frontal (m²) | 2,15 | ||
Área frontal corrigida (m²) | 0,74 | ||
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |||
Comprimento | 4.057 | ||
Largura sem/com espelhos | 1.751 / 1.964 | ||
Altura | 1.468 | ||
Distância entre eixos | 2.565 | ||
Bitola dianteira/traseira | 1.524/1.501 | ||
Distância mínima do solo | 160 | ||
CAPACIDADES (L) | |||
Porta-malas | 300 | ||
Tanque de combustível | 52 | ||
PESOS (kg) | |||
Em ordem de marcha | 1.147 | ||
Carga máxima | 433 | ||
Máximo rebocável com/sem freio | 400 | ||
DESEMPENHO | |||
Aceleração 0-100 km/h (s. G/A) | 10,1/9,6 | ||
Velocidade máxima (km/h, G/A)) | 187/192 | ||
CONSUMO INMETRO/PBVE | |||
Cidade (km/l, G/A)) | 11,6/8 | ||
Estrada (km/l, G/A)) | 14,1/9,8 | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |||
v/1000 em 6ª (km/h) | 48,2 (49,5 com pneus 205/50R17V) | ||
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.490 (2.420 com pneus 205/50R17 | ||
Rotação à velocidade máxima, 5ª (rpm) | 5.040 | ||
MANUTENÇÃO | |||
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano | ||
Troca de óleo do motor | 10.000/1 ano | ||
Troca de óleo do câmbio | Não troca, é vida-toda | ||
GARANTIA | |||
Inclusive legal (tempo anos) | Três | ||
Perfuração de chapa por corrosão, (tempo anos) | Três |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS DO NOVO POLO 1,0 TSI HIGHLINE |
Acionamento elétrico do vidros (4), um-toque dianteiros |
Ajuste do volante em altura e distância |
Alarme com controle remoto |
Alerta de frenagem de emergência |
Alerta sonoro de cintos dianteiros desatados |
Alerta sonoro de faróis ligados ao desligar motor |
Alto-falantes (4) e dois tweeters |
Antena de teto traseira |
Apoios de cabeça e cintos de três pontos no banco traseiro (3) |
Ar-condicionado digital Climatronic com filtro de poeira e pólen |
Assistente de partida em aclives |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Banco traseiro com encosto dividido rebatível |
Bancos revestidos em tecido |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) e laterais |
Câmbio automático epicíclico de 6 marchas |
Chave-canivete presencial com controle remoto |
Cintos dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionador |
Controle de estabilidade/tração, bloqueio eletrônico do diferencial |
Descansa-braço com porta-objetos entre os bancos dianteiros |
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para 2 bancos infantis |
Espelho direito com orientação para baixo ao engatar ré |
Espelhos externos com ajuste elétrico e repetidoras de setas |
Faróis de dupla parábola |
Faróis de neblina com luz de conversão estática |
Grade dianteira com inserto cromado |
Iluminação do porta-luvas e porta-malas |
Indicador de marcha em uso |
I-System com Eco-Comfort e computador de bordo |
Lanternas traseiras escurecidas |
Luz de cortesia dianteira e traseira |
Luz de rodagem diurna DLR em LED ao lados dos faróis de neblina |
Maçanetas das portas e espelho na cor do veículo |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Partida a frio sem injeção de gasolina |
Partida por botão |
Porta-óculos |
Rodas de alumínio Avalanche com pneus 195/55R16 |
Saídas de ar-condicionado e tomada USB (2) para o banco traseiro |
Sensores de estacionamento traseiro |
Sistema de áudio Composition Touch com App-Connect |
Sobretapetes |
Suporte para celular removível com tomada USB para carga |
Tomada 12-V no console central |
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e tanque |
Volante multifuncional com borboletas de troca de marcha |
OPCIONAIS |
Rodas de alumínio 17″ desenho Razor com pneus 205/50R17 – R$ 1.200 |
Couro Native – revestimento dos bancos em couro Native; revestimento das portas e laterais parcialmente em couro sintético Native – R$ 800 |
Pacote Space, encosto do banco do passageiro dianteiro rebatível – R$ 300 |
Pacote Tech High – Quadro de instrumentos digital, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; controle da pressão dos pneus; sistema S.A.V.E. de ajuste variável do espaço no porta-malas; antena Diversity Tubarão; câmera de ré; detector de fadiga; espelho interno eletrocrômico; farol com sensor crepuscular (posição “A” no interruptor de luzes) e função luz de aproximação/afastamento; rede no porta-malas; sensor de chuva; freio multicolisão; sistema de infotenimento Discover Media com tela tátil de 8″, Bluetooth, navegação, App-Connect e comando de voz. R$ 3.300 |
Pacote Technology Pack – sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; controle da pressão dos pneus; sistema S.A.V.E. de ajuste variável do espaço no porta-malas; antena Diversity Tubarão; câmera de ré; detector de fadiga; espelho interno eletrocrômico; farol com sensor crepuscular (posição “A” no interruptor de luzes) e função luz de aproximação/afastamento; rede no porta-malas; sensor de chuva; freio multicolisão; rede no porta-malas; sensores de chuva e crepuscular; sistema de infotenimento Discover Media com tela tátil de 8″, Bluetooth, navegação, App-Connect e comando de voz. R$ 2.800 |