O primeiro Morgan Plus 8 foi fabricado em 1968. Para um fabricante pequeno e artesanal como a Morgan sempre foi, causou um grande impacto à época. Com mais de 6 mil unidades vendidas, é uma quantidade expressiva em 50 anos, ainda mais se considerarmos que os oito anos sem produção pesaram nesse total, devido ao fim da fabricação do motor, o honorável Rover V-8, em 2004. Como se sabe, esse motor, de bloco e cabeçotes de alumínio, 3,5 litros,veio ao mundo pela GM, aplicado no Oldsmobile F-85 de 1961.
Em 2012, foi introduzido o motor BMW V-8 de 4,8 litros, e o Plus 8 renasceu. Mas com meio século de vida, ele será oficialmente descontinuado esse ano, junto com o fim da produção do motor BMW.
Para comemorar o fim do modelo, a Morgan Motor Company irá apresentar no Salão de Genebra — a partir de 6 de março — a versão de encerramento do carro, construída em apenas 50 unidades, com números de série para cada um. As fotos divulgadas são apenas de detalhes, e o número 1 da série tem a mesma decoração do primeiro Plus 8 de 1968, pintura azul com detalhes em amarelo no capô, grade dianteira e olhais de reboque.
A fábrica define o Plus 8 como uma combinação especial de luxo, artesanato e tecnologia. O chassis de alumínio e o motor V-8 estão por baixo da tradicional carroceria Morgan, que com um peso total de apenas 1.100 kg, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e chegar a 250 km/h.
Foram liberadas até agora apenas três fotos, e há também esse pequeno vídeo, um teaser, sobre o carro:
JJ