Tendo já avaliado no uso quase todas as versões do Fiat Argo, testar seu irmão sedã, o Cronos, não trouxe muitas novidades. O AE começa pelo Cronos Drive, que à ausência de complemento no nome indica tratar-se de câmbio manual. O outro Drive é o 1,3 GSR (gear smart ride), de câmbio robotizado.
O que de imediato se nota é a maior maciez da suspensão do sedã e melhor isolamento acústico. Ele tem 9 mm a mais de altura livre em relação ao solo, algo imperceptível. A suspensão é praticamente a mesma, McPherson na frente e eixo de torção atrás, porém voltada para maior conforto de rodagem. Ajuda no conforto o fato de ser sedã, a traseira mais longa tem efeito — pequeno, mas tem — de amortecer as oscilações longitudinais ao rodar sobre piso irregular.
Seu entre-eixos é idêntico ao do Argo: 2.521 mm, não foi aumentado em relação ao do hatch, como costuma acontecer. O espaço para as pernas no banco traseiro é o mesmo do hatch, que por si já é bom.
O porta-malas é dos maiores, 525 litros, enquanto o do Argo é de 300 litros. Como no sedã hatchback, o banco traseiro do sedã três-volumes é rebatível, mas é inteiriço no Drive de série; dividido 60:40 é opcional, que a unidade testada tinha.
Como carro, o Cronos proporciona prazer ao dirigir, dirigibilidade, desempenho, consumo, espaço para todos os ocupantes, nesses aspectos as duas versões de carroceria em nada diferem. Quem gostar de um gostará do outro. Quanto ao preço a diferença é pequena: R$ 1.000; sendo que o Argo 1,3 Drive começa em R$ 54.990 e o Cronos 1,3 Drive em R$ 55.990.
Quanto ao motor, ao testar o Argo 1,3 Drive concluí que este moderno Firefly 1,3-l dá plenamente conta do recado, o que se confirmou no Cronos 1,3 Drive, que, por sinal, pesa 1 kg a menos que o Argo de mesmos motor e câmbio (1.139 kg e 1.140 kg em ordem de marcha). Não só sua boa elasticidade agrada na cidade, por requerer poucas mudanças de marcha, como chega a empolgar na estrada, pois sua pegada em alta é forte e provocante.
São 101/109 cv a 6.000 rpm e 13,7 e 14,2 m·kgf a 3.500 rpm. Vale notar o baixo giro do pico de torque e a grande diferença de rotação entre ele e o de potência máxima, dados esses que caracterizam um motor elástico, confirmado ao dirigi-lo. O diâmetro dos cilindros é bem menor que o curso dos pistões (70 x 86,5 mm), outra característica de projeto voltado à elasticidade. Tem um só comando acionado por corrente, com variador de fase, e duas válvulas por cilindro. Bloco e cabeçote são de alumínio e o motor é moderno e descomplicado.
O câmbio é exatamente o mesmo, mesmas relações de marcha e de diferencial, sendo que em 5ª e última marcha a 120 km/h reais o motor está a 3.620 rpm, uma rotação condizente para o conjunto carro-motor. Na estrada ele vai suave e com boa reserva de potência, apesar de o motor não estar entre os mais silenciosos. Ambos, Argo e Cronos, são bons estradeiros, bem plantados nas retas, pouco sofrem com ventos laterais, e são bons de curva. Em resumo, proporcionam viagens tranquilas e descansadas, e em trechos onde se pode dirigir mais rapidamente divertem com seu bom comportamento.
A direção eletroassistida é rápida e precisa, e agrada bastante. Pena o volante só ter regulagem de altura, o que não permite obter-se a posição ideal de dirigir, só algo aceitável (esse precioso opcional só vem nas versões Precision, as com motor E.torQ 1,8-l). O posicionamento dos pedais é bom e estes têm bom “peso”, com embreagem leve e freio bom de dosar, além do fácil punta-tacco. Os freios são os mesmos do Argo, a disco ventilado na dianteira e a tambor, na traseira.
Segundo a fábrica, o Cronos Drive faz o 0 a 100 km/h em 12,3/11,5 segundos e atinge máximas de 178/183 km/h. O consumo, segundo o Inmetro, e de 12,4/8,5 km/l na cidade e 14,8/10,3 km/l na estrada. Ao longo dos sete dias de uso o computador de bordo registrou consumos, com um ou outro combustível, bem próximos aos oficiais. Na estrada é sensível a diferença de potência (8 cv) entre um e outro.
Este de teste veio com todos os opcionais, o que eleva seu preço para R$ 64.570. Veio com o Kit Style (R$ 2.990) que é composto de rodas de liga leve, faróis de neblina e banco traseiro dividido, Kit Convenience (R$ 1.990), que traz vidros traseiros elétricos e repetidoras de seta nos retrovisores, e Kit Parking (R$ 1.600), com câmera de ré e sensores, além da pintura no belo, porém caro, branco Alaska (R$ 2.000). Por sinal, a única cor isenta de acréscimo é a preta, tal qual o Ford Modelo T há 110 anos.
O Cronos 1,3 GSR, com câmbio robotizado, começa em R$ 60.990, ou seja, o câmbio robotizado custa R$ 5.000 a mais. Já o Cronos Precision, que vem com o motor E.torQ 1,8-l, começa em R$ 62.990, ou seja, R$ 7.000 a mais. O Precision automático começa em R$ 69.990, e com alguns opcionais é fácil ele ultrapassar R$ 80.000, algo perto de 50% a mais que o Cronos 1,3 Drive testado.
Mas o que falta mesmo é a Fiat lançar uma perua baseada nesses carros. Ficaria linda. E falta tão pouco… E o sucesso seria garantido. E depois dos sugestivos nomes: Argo, a nau de Jasão e seus argonautas; Cronos, o deus do tempo, acho que a Fiat facilmente vai encontrar outro bem nome na mitologia grega. De antemão, aceito sugestões.
AK
Nota: será adicionado vídeo proximamente.
FICHA TÉCNICA FIAT CRONOS DRIVE | |
MOTOR | |
Designação | Firefly |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio/alumínio |
Configuração / n° de cilindros | L-4 |
Diâmetro x curso (mm) | 70 x 86,5 |
Cilindrada (cm³) | 1.332 |
Aspiração | Atmosférica |
Taxa de compressão (:1) | 13,2 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 101/6.000//109/6.250 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 13,7/14,2/3.500 |
N° de válvulas por cilindro | 2 |
N° de comando de válvulas /acionamento | 1 com variador de fase, corrente |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Gerenciamento do motor | Magneti Marelli |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
ALIMENTAÇÃO | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Monodisco a seco |
Câmbio/rodas motrizes | Transeixo manual/dianteiras |
N° de marchas | 5 + ré |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 4,273; 2ª 2,316; 3ª 1,444; 4ª 1,029; 5ª 0,795; Ré 4,200 |
Relação do diferencial (:1) | 4,200 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/257 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/ 203 |
Controle | ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 6J x 15 |
Pneus | 185/60R15 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.139 |
Carga útil | 400 |
Peso rebocável (sem freio) | 400 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.364 |
Largura sem/com espelhos | 1.726/1.962 |
Altura | 1.508 |
Distância entre eixos | 2.521 |
Bitola dianteira/traseira | 1.469/1.502 |
Distância mínima do solo vazio (m) | 158 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 525 |
Tanque de combustível | 48 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 178/183 |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 12,3/11,5 |
CONSUMO INMETRO/PBVE | |
Cidade (km/l, G/A) | 12,4/8,5 |
Estrada (km/l, G/A) | 14,8/10,3 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 33,1 |
Rotação em 5ª a 120 km/h (rpm) | 3.625 |
Rotação à velocidade máx. (rpm) | 5.530 |
Alcance das marchas a 6.500 rpm (km/h) | 1ª 40; 2ª 74; 3ª 118; 4ª 166 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS FIAT CRONOS DRIVE |
Acelerador elétrico com comando eletrônico |
Acionamento elétrico dos vidros dianteiros um-toque com antiesmagamento |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste do volante em altura |
Alerta de limite de velocidade e manutenção programada |
Apoio de cabeça traseiro para todos os ocupantes |
Apoio de pé esquerdo |
Ar-condicionado |
Banco traseiro rebatível |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Chave-canivete com telecomando para abertura de portas, vidros e porta-malas |
Cintos de três pontos para todos os ocupantes |
Computador de bordo (distância, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, e tempo de percurso) |
Desembaçador do vidro traseiro temporizado |
Encosto de cabeça para todos os ocupantes do banco traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Iluminação do porta-malas |
Limpador e lavador do para-brisa com intermitência |
Luz de acompanhamento ao deixar veículo |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Para-sóis com espelhos |
Partida a frio sem injeção de gasolina |
Pisca-5 |
Quadro de instrumentos de 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável |
Rádio com conexões Bluetooth e USB |
Rádio Connect Aux/USB/MP3/AM-FM, áudio streaming, Bluetooth |
Rodas de aço estampado 6×15 com calota integrais e pneus de baixa resistência à rolagem 185/60R15 |
Segunda porta USB para os passageiros traseiros |
Sinalização de frenagem de emergência |
Sistema multimídia Uconnect c/ tela tátil 7″ |
Tomada 12 V |
Travamento automático de portas e portinhola do tanque ao atingir 20 km/h indicador de portas malfechadas, luz interna de desligamento gradual |
Travas elétricas |
Verificação do quadro de instrumentos ao ligar ignição |
Volante com comandos de rádio e telefone |
OPCIONAIS |
Acionamento elétrico dos vidros traseiros |
Banco traseiro bipartido 60:40 |
Câmera de ré com linhas dinâmicas |
Faróis de neblina |
Repetidores de setas nos espelhos |
Retrovisores elétricos com função de ré no direito |
Rodas de alumínio |
Sensor de estacionamento |