O Dia Mundial do Fusca, que “é cria minha”, é comemorado no dia 22 de junho de cada ano, ou o mais próximo possível desta data, e sua história completa foi contada na matéria Uma ideia brasileira conquista o mundo . Às vezes este prazo é um pouco ampliado, como no caso da comemoração que será feita no dia 22 de julho de 2018 na cidade de Ribeirão Preto, SP, onde irei dar uma palestra na Câmara Municipal exatamente sobre as origens desta data comemorativa; também vou reapresentar a palestra que dei em Bad Camberg em 2015 na comemoração dos 20 anos desta data.
Diversas são as maneiras de fazer a comemoração do Dia Mundial do Fusca. As mais tradicionais são eventos, como passeios coletivos, ou de maneira individual no estilo “Drive Your VW to Work Day” (dia de ir com seu Fusca para o trabalho — pensando mais nos carros que não são de uso diário). Neste caso a condição é afixar um cartazinho alusivo à data nas janelas laterais traseiras do carro.
Mas, conforme minha a minha amiga da África do Sul, Heide-Marie Von der Au, reportou, o Anton Lubbe, colecionador de Volkswagens clássicos de lá, dono da Centurion Classic Cars, decidiu abrir as portas de um de seus galpões/museu para comemorar o Dia Mundial do Fusca e receber seus amigos, num dos treinos finais para a inauguração do seu museu.
Heide-Marie Von der Au
Fui apresentado à Heide-Marie pelo ex-funcionário da Volkswagen of South Africa, especialista em Volkswagen e sua história, o escritor John Lemon. Ela é uma excelente artista gráfica e já colaborou em dois de meus projetos fazendo o design final do Logotipo de despedida do Motor Boxer e o novo logotipo do Dia Mundial do Fusca. Sempre estamos em contato através das redes sociais.
Ela colige as informações e edita a agenda Motorheads que é muito apreciada no meio automobilístico da África do Sul.
A empresa da Heide-Marie é a Red M Design / Motorheads AS e a agenda deste ano está sendo um sucesso:
Eu entrei em contato com o Anton Lubbe e abaixo segue a reprodução de nosso bate-papo:
AG – Qual foi a sua motivação para estabelecer um museu dedicado em especial a veículos VW? É privado? Será aberto ao público?
Anton – Eu dirigi três Besouros quando jovem e já adulto eu comprei uma Kombi corujinha para os meus filhos. Eu achei que eu era mais afeiçoado ao veículo do que eles e foi isso que deflagrou o desejo de obter mais alguns exemplares. Sim, é uma coleção privada e aberta apenas ao público convidado ou em ocasiões especiais, como o foi no Dia Mundial do Fusca. Minha coleção consiste apenas em veículos da Volkswagen. No entanto, existem alguns dos meus amigos que guardam outros veículos nas minhas instalações.
Abaixo dois expoentes do colecionismo Volkswagen da África do Sul, ambos com sua história ligada à marca e ambos donos de museus VW:
AG – Qual é a composição do acervo do museu?
Anton – Como eu disse a minha coleção é composta por Volkswagens, a saber:
FUSCAS
-1952 split window
-1957 oval
-1958 com bananinhas
-1960 com teto solar de lona
-1963
-1967
-“automático”
-Jeans
-Fun Bug”
-1600L
-Sport
KOMBIS
-1965 corujinha
-1958 corujinha cabine simples
-1976 cabina individual brasileira
-1963 transformada pela Westfalia para camping
-1957
-1963 cabine simples
TIPO 3
-Variant
-Três-volumes (notchback),
-TL (fastback)
KARMANN GHIAS
-3 exemplares
AG – Onde o museu está localizado? Eu gostaria de ter o endereço para localizar no Google Maps e mostrar sua localização para os leitores.
Anton – Os carros estão nas minhas duas garagens/museu, ou seja, uma no 193 Aletta Street, Raslouw, Centurion e outra na 4 Rudolf Street, Sunderlandridge, Centurion. Sendo que a localidade Centurion pertence à Província de Gauteng na África do Sul, situada entre as cidades de Pretória e Johannesburgo.
AG – Qual é o nome do museu, “Centurion Classics” está correto?
Anton – O museu nesta fase ainda não possui um nome oficial. Isto será divulgado quando da inauguração oficial prevista para setembro próximo.
AG – Alguma outra informação que você considere interessante?
Anton – A Centurion Classic Cars também está envolvida na restauração, peças de reposição, manutenção e armazenamento de veículos Volkswagen. Agradeço pelo seu interesse em nosso empreendimento. Nós só estamos operando há dois anos, mas acho que já conseguimos progredir bastante.
A foto de abertura da matéria mostra a entrada do museu do Anton. que é decorada com duas bombas de gasolina antigas, da Mobil e da Shell.
Algumas fotos do interior do museu:
Vários Fuscamaníacos da região foram convidados e o pátio interno do museu ficou cheio de carros, foi um belo evento:
Agora podemos acrescentar mais um ponto no Mapa-Mundi que está registrando os locais onde o Dia Mundial do Fusca está sendo festejado, isto na medida em que eu vou recebendo (ou descobrindo) as informações correspondentes. Este Mapa-Mundi pode ser acessado na internet e abaixo dele está uma tabela com todas as inclusões e há um campo, no lado superior direito, onde se pode fazer uma procura.
Caso algum leitor ou leitora pertença a um clube que festeje o Dia Mundial do Fusca e que que ainda não esteja registrado no Mapa-Mundi, basta enviar os dados abaixo que eu faço a devida inscrição (e-mail: alexander.gromow@autoentusiastas.com.br):
Cidade:
Estado:
Ano no qual começou a festejar o Dia Mundial do Fusca:
Nome do clube:
Grupo: No caso World Day
Pessoa de contato/e-mail:
AG