A Ford apresentou o Mustang Shelby GT350 2019, versão de topo do Mustang que chega ao mercado americano no começo do ano que vem com vários aprimoramentos. As principais novidades estão na aerodinâmica e nos pneus, acompanhadas de ajustes da suspensão, direção, controle de estabilidade e freios para torná-lo mais rápido e melhorar a sua dirigibilidade.
O modelo continua a ser equipado com o exclusivo motor V-8 a 90º de 5,2 litros (5.163 cm³, 94 x 93 mm), o de aspiração atmosférica mais potente da Ford, 533 cv a 7.500 rpm e 59,3 m·kgf a 4.750 rpm, corte de rotação a 8.250 rpm. O virabrequim deste V-8 é plano, o que lhe dá som de escapamento típico de V-8 Ferrari. Para levar essa força ao eixo traseiro, câmbio manual Tremec de seis marchas exclusivamente.
O primeiro Shelby GT350 foi produzido de 1965 a 1968 pelo lendário preparador Carroll Shelby e de 1969 a 1970 pela Ford. Após o lançamento da quinta geração do Mustang, em 2005, a versão especial voltou a figurar na linha, com várias edições limitadas e comemorativas.
O Shelby GT350 2019 virá com novos pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, projetados especialmente com compostos de maior aderência, nas medidas 295/35R19 na dianteira e 305/35R19 na traseira. A aerodinâmica foi aprimorada com uma nova grade dianteira e defletor traseiro desenvolvido em túnel de vento, incluindo a aba Gurney opcional, usando a experiência adquirida no projeto do novo Shelby GT500 — que também será lançado em 2019.
A suspensão com amortecedores do tipo magneto-reológicos batizada MagneRide (presente também no Mustang GT importado para o Brasil), a direção eletroassistida e o controle eletrônico de estabilidade com três modos de atuação também incorporam melhorias trazidas das pistas pela Ford Performance. Os freios Brembo com pinça de seis pistões na dianteira e de quatro pistões na traseira garantem alto poder de frenagem.
O acerto final do veículo contou com a participação de Billy Johnson, piloto do Ford GT no Mundial de Resistência. “Com a maior aderência e os refinamentos nos freios e no chassi, o Shelby GT350 traz um novo nível de condução e desempenho. É um carro sensacional de dirigir na pista, tanto para amadores quanto para profissionais. Faz você se sentir um super-herói, inspira confiança nas curvas e pede para ir mais rápido”, diz.
No interior, o novo Shelby GT350 traz o que há de mais avançado em tecnologia e materiais de padrão elevado, com apliques de alumínio, fibra de carbono e bancos Recaro de camurça. Sistema de áudio B&O PLAY, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, ar-condicionado automático bizona, controle de porta de garagem universal e luzes de aproximação nos espelhos que projetam o emblema Shelby Cobra no solo, são outros itens. A carroceria tem a opção de faixas esportivas nas cores preto Shadow, branco Oxford ou azul Kona de alto brilho.
“Em algum lugar, Carroll Shelby está sorrindo”, diz Hermann Salenbauch, diretor global de Programas de Veículos da Ford Performance. “No novo Shelby GT350 seguimos a sua receita original e vencedora, com a tecnologia mais recente de aerodinâmica, pneus e chassi.”
Segundo a revista americana Car and Driver, o GT350 acelera de 0 a 96,5 km/h em 4,3 segundos e seu consumo oficial divulgado pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA é de 6 km/l na cidade e 8,9 km/l, na estrada.
JJ