A reentrada do Tiggo no Brasil em abril último, agora Tiggo 2, e pelas mãos da nova empresa Caoa Chery, foi devidamente registrada pelo editor Josias Silveira nesta matéria. Muito apropriadamente ele deu como título O resgate de uma marca, em que depois de um mau começo aqui a marca chinesa nunca “pegou”, mas agora encontrou um grupo certo para dividir objetivos e responsabilidades, o Grupo Caoa.
O Tiggo 2 automático reúne tudo o que foi dito sobre a versão manual, com a diferença do tipo de câmbio, agora um Aisin epicíclico de quatro marchas, nas mesmas duas versões de antes, a look e a ACT.
Agora são duas versões de câmbio manual, a Look por R$ 59.990 e a ACT, por R$ 64.990, e duas de câmbio automático, Look (R$ 66.900) e ACT (R$ 69.990). Às cores metálicas prata, azul e marrom custam R$ 1.080 mais; sólidas branco e preto não têm acréscimo, e para a versão ACT nas cores prata, branco e azul é possível vir com o teto preto (preço não informado).
A apresentação do Tiggo 2 automático foi singela sobretudo rápida, até no percurso urbano de teste de menos de 10 quilômetros na Zona Sul de São Paulo, mas que deu para notar alguns pontos. O câmbio funciona bem, é suave, e não parece atrapalhar o motor por ser de quatro marchas. Pelo menos na cidade não se sente falta de potência, ajudado pelo peso em ordem de marcha de 1.250 kg (10 kg mais que o manual), o que resulta em 11,3/10,9 kg/cv, que se não é uma relação peso-potência vantajosa, pelo menos mostra ser capaz de agradar quem dirige suve como suve.
Não foram fornecidos dados de desempenho (por que será que fabricantes insistem nisso, Honda e Toyota inclusive? Essa é uma das que morro sem entender), mas tomando por base o manual, com 0 a 100 km/h em 13 s e velocidade máxima de 175 km/h, pode-se imaginar, com as perdas dos câmbios automáticos epicíclicos, 14 segundos baixos e 170 km/h, com álcool, o que não de todo mau para quem que entrar no mundo encantado dos suves gastando relativamente pouco.
As diferenças entre o Look e o ACT são pequenas, como pode ser visto na lista de equipamentos ao final.
Dirigindo-o notei um monobloco bastante rígido e um acerto de suspensão dos melhores, conciliando comportamento dinâmico e conforto de marcha. A distância mínima do solo de 186 mm permite “voar” por cima de lombadas sem receio, bem como valetas não intimidam (uma vantagem incontestável dos suves).
Pelos números oficiais, o Tiggo automático está longe de ser um expoente em consumo, mas também não fará do seu dono ou dona um(a) pobre: 10/6,9 km/l na cidade e 11,9/8,2 km/l na estrada — mesmo que a 120 km/h o motor fique a 2.950 rpm na marcha-topo.
Fica a curiosidade de observar este Tiggo no nosso uso. O gerente de marketing Henrique Sampaio, amigo e ex-VW no mesmo cargo, disse-me que não demorará. É só os carros chegarem do road tour pelo país.
BS
FICHA TÉCNICA CHERY TIGGO 2 AUTOMÁTICO | |
MOTOR | |
Tipo | 4-cilindros, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, flex |
Posição | Transversal, dianteiro |
Diâmetro x curso (mm) | 77,4 x 79,52 |
Cilindrada (cm³) | 1.496 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 110/115/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 13,8/14,9/2.700 |
Formação de mistura | Injeção no duto |
Ignição | Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico Aisin de 4 marchas à frente mais ré; tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | 1ª 2,848; 2ª 1.553; 3ª 1,000; 4ª 0,701; ré 2,344 |
Relação do diferencial (:1) | 4,053 |
Relação do conversor de torque (:1) | 1,9 |
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.400 |
FREIOS | |
De serviço | Servoassistidos, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (Ø mm) | Disco/n.d |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | liga de alumínio, 6Jx16 |
Pneus | 205/55R16 (Pirelli P7) |
Estepe | Temporário |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, crossover, 4 portas, 5 lugares |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.250 |
Carga máxima | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.200 |
Largura sem espelhos | 1.760 |
Altura (vazio) | 1.570 |
Distância entre eixos | 2.555 |
Distância mínima do solo | 186 |
ÂNGULOS (º) | |
Entrada | 29,3 |
Saída | 31,6 |
Transposição de obstáculo | 16,7 |
CAPACIDADES (L) | |
Compartimento de bagagem | 420 |
Tanque de combustível | 50 |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 170 (est.) |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 14,2 (est) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l) | |
Cidade (G/A) | 10/6,9 |
Estrada (G/A) | 11,9/8,2. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 4ª (km/h) | 40,7 |
Rotação a 120 km/h em 4ª (rpm) | 2.950 |
Rotação à vel. máxima em 4ª (rpm) | 4.300 |
GARANTIA | |
Veículo todo (anos) | 3 |
Motor e câmbio (anos) | 5 |
MANUTENÇÃO | |
Revisão/troca de óleo do motor | 10.000 km/1 ano |
Troca de óleo do câmbio automático | 40.000 km |
EQUIPAMENTOS CHERY TIGGO 2 AUTOMÁTICO | ||
Look | ACT | |
MOTOR E CÂMBIO | ||
Motor 1,6 VVT flex | • | • |
Câmbio automático | • | • |
ACABAMENTO EXTERIOR | ||
Defletor traseiro | • | • |
Desembaçador do vidro traseiro | • | • |
Lavador/limpador do vidro traseiro | • | • |
Luz de rodagem diurna (DLR) | • | • |
Rack (estrado) de teto longitudinal | • | • |
Repetidoras de setas nos espelhos | • | • |
Rodas de liga de alumínio 16″ polidas | • | • |
ACABAMENTO INTERIOR | ||
Bancos em couro/”couro” sintético | – | • |
Bancos em tecido e “couro” sintético | • | – |
Iluminação do porta-malas | • | • |
Para-sóis com espelho | • | • |
Porta-copos dianteiro/traseiro | • | • |
Volante revestido de couro | • | • |
SEGURANÇA | ||
Ajuste de altura dos cintos de segurança dianteiros | • | • |
Alarme | • | • |
Apoios de cabeça no banco traseiro (3) | • | • |
Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista e passageiro desatado | • | • |
Bolsa infláveis frontais (obrigatórias) | • | • |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos (3) | • | • |
Controle de estabilidade e tração | – | • |
Engates Isofix para dois bancos infantis | • | • |
Freio a disco nas quatro rodas | • | • |
Imobilizador de motor | • | • |
Luz traseira de neblina | • | • |
Sistema de monitoramento da pressão dos pneus | • | • |
CONFORTO E TECNOLOGIA | ||
Acionamento elétrico dos vidros das janelas | • | • |
Ajuste de altura do banco do motorista | • | • |
Ajuste de altura do volante de direção | • | • |
Ajuste elétrico dos retrovisores externos | • | • |
Ar-condicionado automático | • | • |
Assistente de partida em aclives | – | • |
Bluetooth | • | • |
Câmera traseira | • | • |
Central multimídia de 8″ com espelhamento de celulares Android e iOS | • | • |
Computador de bordo | • | • |
Controlador de velocidade de cruzeiro | • | • |
Direção com assistência hidráulica | • | • |
Entrada USB | • | • |
Função ECO | • | • |
Indicador de velocidade-limite | • | • |
Quatro alto-falantes | • | • |
Sensores de estacionamento traseiros | • | • |
Teto solar elétrico | – | • |
Tomada 12 V | • | • |
Travamento elétrico de portas e porta de carga com controle remoto | • | • |
Volante multifuncional | • | • |