E anuncia as tendências para os carros em 2021
A PPG Industrial do Brasil, sediada em Sumaré, SP, com sede mundial em Pittsburgh, EUA, acaba de anunciar seus dados anuais de popularidade das cores automobilísticas. Segundo o estudo, os consumidores ainda preferem as cores mais conservadoras em seus automóveis. Dessa forma, ao todo, quase 40% dos carros produzidos em 2018 eram da cor branca, seguidos pela preta, com 17%, e pela cinza, com 12% (mais informações aqui).
As preferências de cores automobilísticas as em 2018, por região, segundo a PPG incluem:
• América do Sul: a cor branca (38%) manteve-se constante como a principal preferência de cor, seguida da prata (30%), que apresentou um recuo de 1%. A cor preta (10%) também se manteve constante, a cinza (10%) apresentou aumento de 1%, sendo seguida pela cor vermelha (8%).
• América do Norte: a cor branca (26%) continuou prevalecendo nessa região, seguida da preta (19%), com aumento de 1% e recuo de 2%, respectivamente, em relação ao ano anterior. A cores cinza (18%), prata (13%) e vermelha (11%) são outras escolhas populares.
• Europa: a cor branca (32%) se manteve constante. Na sequência, com aumento de 1% respectivamente, estão as cores cinza (19%) e preta (18%). A cor azul (10%) superou a cor prata (8%) este ano, com aumento de 1% e recuo de 1%, respectivamente.
• Ásia-Pacífico: com aumento de 3% nas vendas, a cor branca (47%) permaneceu a mais popular nessa região. Sendo que a preta (16%), a natural (10%, inclui o ouro, o bege, o laranja e tons de marrom) e a prata 9% também foram escolhas populares.
Apesar das cores monocromáticas como branco, cinza, prata e preto continuarem a dominar no mundo todo, aproximadamente 2% das suves na América do Norte hoje são verdes. A cor continuou a ter uma forte presença no Salão de Detroit de 2018, com aplicações em destaque no Mercedes Classe G e no icônico Ford Mustang Bullitt.
“Enquanto o verde representa uma pequena porcentagem das atuais preferências globais de cores para 2018, as tendências futuras na indústria automobilística estão refletindo a popularidade do verde na decoração de interiores e nas cores das paredes, móveis, eletrônicos de consumo e muito mais”, diz Jane Harrington, gerente-global de Estilo de Cor para Revestimentos Automobilísticos para fabricantes da PPG. “Estamos buscando refúgios que nos protejam das crescentes prioridades e da sociedade digital que nos cerca. Isso é muito evidente na arquitetura, pois novos edifícios estão incorporando paredes verdes e jardins verticais, e muitos arranha-céus incluem espaços verdes no topo do telhado. Os consumidores anseiam pela calma e simplicidade encontradas na natureza, e essas preferências estão afetando suas escolhas de cores”, completa a executiva.
Além disso, os revestimentos de rodas cada vez mais estão se tornando uma categoria de customização para os compradores de carros, a grande maioria é atraída por opções de metálicos, como bronze e ouro rosa, bem como por cores vibrantes multifacetadas e acabamentos foscos, entre outras.
Tendências para 2021
A posição exclusiva da PPG como líder de mercado permite que a empresa observe e traduza tendências de cores globais emergentes não só para o uso em carros, mas também para aplicações nos projetos residencial, comercial e industrial. No segmento automobilístico, essas cores são apresentadas para fabricantes de veículos automotores ano a ano. Além disso, representam tendências para os modelos ano 2021 em diante. Conheça a coleção “We are”, desenvolvida pela empresa:
With It: essa coleção de cores reflete uma estética de design que é jovem em espírito, lúdica, artística e energética. Com cores claramente diversificadas e expressivas, a paleta cromática cria glamour abstrato e implica um contraste de força e vulnerabilidade. Em camadas, os efeitos de cor adicionam intensidade dinâmica a matizes tradicionalmente primários, representados no corpo do carro, nas cores das rodas personalizadas ou nos interiores.
With Class: Relacionado com a versão contemporânea de elegância clássica e requinte no nosso mundo de alta tecnologia, esse tema inclui obscuridades multicoloridas para expressar um tom exótico e sofisticado. A paleta contém ricos marrons inspirados em madeira, beges de areia quente e vermelhos saturados em tons de pedras preciosas. Os detalhes em metal inspirados em cobre e ouro, geralmente vistos nas aplicações de revestimento de rodas da PPG, equilibram as sombras mais escuras.
With Out: um tema que se conecta com uma estética de design que enfatiza o minimalismo, uma abordagem “menos é mais” e uma conexão com o ambiente. Essa paleta enfatiza simplicidade e tranquilidade. Os verdes orgânicos, os marrons misturados e os tons inspirados em pedras macias trabalham juntos para replicar o mundo natural.
With Spirit: esse tema de design aborda a ascensão da espiritualidade infundida na busca de comunidade, misticismo e uma fascinação pelo cosmos. A paleta é uma mistura de intensos tons de terra com tons suaves de azul e roxo. As cores de metal autênticas inspiradas em ferro, ouro e cobre adicionam um elemento de aterramento.
Como as cores de tinta da PPG são vendidas em mais de 70 países, o desenvolvimento de tendências de cores é um esforço global e transcultural. A colaboração dos mais de 20 especialistas em cores da PPG gera uma abordagem baseada em fatos para as tendências de cores e preferências do consumidor, resultando em uma voz unificada na direção da cor. Os estilistas de cor da empresa em todo o mundo são especializados em setores que incluem produtos eletrônicos de consumo, arquitetura, automobilístico e aeroespacial. Os especialistas da PPG estudaram a mentalidade do consumidor, as tendências do material de construção, as preferências de bem-estar e muito mais para selecionar uma previsão de cores com curadoria que ressoe e reflita as atitudes atuais do consumidor e abranja culturas, regiões e mercados.
AE/BS