Passei a semana na rotina urbana com o Toyota Corolla 2,0 XEi, a versão de entrada quando dotado do motor de 2 litros e câmbio CVT (R$ 105.990). Acima dele, mais equipados, mas com mesma mecânica, vêm o XRS (R$ 111.990) e o Altis (R$ 118.990). Com motor de 1,8 litro há a versão GLi Upper, que também vem com câmbio automático CVT (R$ 90.990). Não há mais câmbio manual para o Corolla, o que é uma pena.
Rodando na cidade o XEi me pareceu estar com a suspensão um pouco mais firme em relação ao que testara há exatos quatro anos, mas só um pouco, e a diferença era tão sutil que poderia ser só impressão. Mas aí veio uma viagem no fim de semana e foi pegar a estrada e não ter dúvidas de que haviam alterado alguns detalhes na suspensão. O Corolla, que no teste anterior eu classificara como um bom estradeiro, passou a ser ótimo, já estando agora entre os excelentes.
Diante da certeza de que haviam alterado a suspensão do Corolla, fui pesquisar, e eis que me deparo justamente com a matéria no uso que o Bob havia feito, na qual ele descreve as mudanças para o modelo 2018 e cita alterações de molas e amortecedores, além de pneus (antes 205/55R16H e agora 215/50R17V), e mínima elevação de altura (5 mm), ou seja, ficou só meio centímetro mais alto.
Boa surpresa. Boa como a que tive ao testar o Etios hatch, que também após mudanças na suspensão ganhou um comportamento primoroso. E recentemente testei também o recém-lançado Yaris, idem digno de nota quanto à dinâmica. Vê-se, portanto, que a Toyota, definitivamente, “acertou a mão” seguindo a diretriz de seu presidente, Akio Toyoda, dada quando assumiu o cargo em 2009, que era fabricar carros que abrissem um sorriso no rosto do motorista. O Corolla está realmente um carro bem prazeroso de dirigir.
O motor de 2 litros é o mesmo, aspirado, com 143/154 cv a 5.800 rpm e 19,4 m·kgf a 4.800 rpm e 20,7 m·kgf a 5.000 rpm. O câmbio, idem, o mesmo e bom CVT chamado de Multi-Drive-S, fabricado pela Aisin, que tem 7 marchas virtuais e o modo Sport.
Testei-o somente com gasolina, pois apesar de muito rodar “consegui” gastar só um pouco mais que a metade dos 60 litros do tanque. Muito econômico, diante do porte e desempenho do carro. Segundo o Inmetro faz na cidade 10,6/7,2 (km/l, G/A) e na estrada 12,6/8,8 (km/l). Comigo gastou daí para menos, e sem ter procurado economia. Com álcool ele ganha 11 cv diante da gasolina, e já que acelerou tão bem com gasolina, imagino o que deve acelerar quando com álcool. A Toyota não fornece números quanto à aceleração e à velocidade máxima, porém minha opinião bate exatamente com a do Bob, estimando que faça o 0 a 100 km/h em 9 segundos e atinja máxima de 210 km/h.
O motor tem funcionamento suave, é silencioso bom de baixa, e com bom fôlego para trabalhar em alta com cativante vivacidade. A 120 km/h reais o giro está a 2.050 rpm, e nessa rotação, mesmo estando o câmbio na relação mais longa, a boa elasticidade garante a boa pegada em baixa que ele tem. Na cidade, seguindo o fluxo, raramente ele passa disso. Acelerando a pleno, nota-se as marchas virtuais serem trocadas quando o motor chega a 6.000 rpm, rotação que dá mostras de querer subir bem mais sem esforço algum. Em suma, um bom e delicioso motor aspirado.
Há borboletas e a alavanca seletora para trocas de marchas manuais, porém o Multi-Drive-S trabalha tão bem que seu uso não se faz necessário. Na descida de serra acionei o modo Sport — por uma tecla no console — e com ele obtive freio-motor suficiente para um percurso rápido e cômodo. O mesmo foi feito para a subida de serra, onde o modo Sport se mostrou bastante esportivo, reduzindo e retendo “marchas” na medida certa. Nas reduções não há aceleração interina, porém o tranco é mínimo, desprezível.
E na subida de serra me dei ao luxo do deleite que por vezes estou privado quando testo um suve, por melhor que este seja. O Corolla galgou a serra com uma disposição contagiante. A direção é precisa, exata, e rápida; equilíbrio e agarre exemplares. Os freios, excelentes, potentes, suaves e de fácil modulação. Tem controle de estabilidade e tração, assim como o obrigatório ABS. Nenhum deles entrou em cena, já que o Corolla tem muito a dar antes de requerer seus préstimos.
A posição de dirigir é boa, porém faltam suportes laterais mais pronunciados ao banco, já que o carro faz curva tão bem. O banco de trás é confortável e espaçoso, porém quem está nele não conta com saída de ar-condicionado. O porta-malas é bom, 470 litros, o que é o bastante. Falta regulagem prática da intensidade das luzes do painel.
O Corolla continua evoluindo. Se antes supria as necessidades racionais, agora supre também a sutil necessidade que só os autoentusiastas têm, a do prazer ao dirigir.
AK
Mais fotos, ficha técnica e lista de equipamentos em seguida.
FICHA TÉCNICA COROLLA XEi 2019 | ||||
MOTOR | ||||
Tipo | 4-cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação direta por tucho-copo, variador de fase admissão e escapamento, injeção no duto, flex | |||
Cilindrada (cm³) | 1.986 | |||
Diâmetro x curso (mm) | 80,5 x 97,5 | |||
Taxa de compressão (:1) | 12 | |||
Potência (cv/rpm, G/A) | 143/5.800/154/5.800 | |||
Torque (m·kgf/rpm, G/A | 19,4/4.000//20,7/4.800 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo de câmbio | Transeixo dianteiro com câmbio CVT de 7 marchas virtuais e modo Sport, tração dianteira | |||
Conexão motor-câmbio | Conversor de torque | |||
Seleção | Alavanca no console e borboletas | |||
Relações das marchas (:1) | Frente: 2,396 a 0,428;ré: 2,604 a 1,668 | |||
Espectro | 5,59 | |||
Relação de diferencial (:1) | 4,761 | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,8 | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/276 | |||
Traseiros (Ø mm) | Disco/269 mm | |||
Controle | ABS obrigatório e distribuição eletrônica das forças de frenagem | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Alumínio, 5-raios duplos, 6,5Jx17 | |||
Pneus | 215/50R17V | |||
Estepe | Aço, 6Jx17 com pneu 205/55R16 (temporário) | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.620 | |||
Largura com/sem espelho | 1.775/2.057 | |||
Altura | 1.485 | |||
Distância entre eixos | 2.700 | |||
Bitola dianteira/traseira | 1.519/1.521 | |||
Vão livre do solo, mínimo | 144 | |||
AERODINÂMICA | ||||
Cx | 0,30 | |||
Área frontal (calculada, m²) | 2,108 | |||
Cx x A (m²) | 0,632 | |||
CONSTRUÇÃO | ||||
Tipo | Unitária, aço estampado, sedã 4-portas, 5 lugares | |||
PESOS e CAPACIDADES | ||||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.335 | |||
Tanque de combustível (L) | 60 | |||
Porta-malas (L) | 470 | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | ||||
Cidade (km/l, G/A) | 10,6/7,2 | |||
Estrada (km/l, G/A) | 12,6/8,8 | |||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. | |||
Velocidade máxima (km/h) | n.d. | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 na rel.mais longa (km/h) | 58,5 | |||
Rotação a 120 km/h (rpm) | 2.050 |
EQUIPAMENTOS COROLLA XEi 2019 |
Acabamento do volante e detalhe da manopla da transmissão em couro na cor preta |
Acabamento externo cromado: grade frontal e moldura da tampa do porta-malas |
Acabamento interno com partes revestidas de couro (parte anterior dos bancos dianteiros e traseiros) e partes revestidas de material sintético (parte posterior dos bancos dianteiros, laterais dos bancos dianteiros e traseiros, e laterais e partes anterior e posterior dos apoios de cabeça dianteiros e traseiros) |
Acabamento interno cromado: difusores do ar condicionado |
Acendimento automático dos faróis |
Antena tubarão na traseira |
Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (três) com regulagem manual de altura |
Ar-condicionado integrado frio e quente |
Aviso luminoso e sonoro para cintos dianteiros desatados com carro em movimento |
Aviso sonoro para faróis ligados, portas e porta-malas abertos |
Banco do motorista com regulagem de altura, distância e inclinação |
Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação |
Banco traseiro bipartido/rebatível 60:40 |
Bancos traseiros com descança-braços central e porta-copos |
Barra de proteção (absorção de impacto) no interior das quatro portas |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e de joelhos para o motorista |
Chave com comandos integrados: trava das portas, abertura do porta-malas e alarme |
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de segurança traseiros laterais e central de três pontos |
Comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível e do porta-malas |
Computador de bordo |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Controle de estabilidade |
Descansa-braços dianteiro com dois compartimentos |
Entrada para conexão USB e conexão auxiliar (Aux-in) compatível com smartphones e tablets |
Espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos com repetidora de seta e regulagem elétrica |
Faróis totalmente de LED |
Indicador de direção econômica no painel de instrumentos (ECO Driving) |
Lanternas dianteiras com luz de posicionamento |
Lanternas traseiras de LED |
Limpador do para-brisa com modo intermitente |
Luzes de rodagem diurna (DRL) nas lanternas dianteiras |
Material antirruído no interior do capô |
Painel central com acabamento em preto brilhante |
Para-sol do passageiro dianteiro com espelho de cortesia |
Partida do motor por botão (chave presencial) |
Porta-luvas e porta-malas iluminado |
Porta-objetos na lateral das portas dianteiras e portas traseiras |
Porta-objetos no painel central |
Relógio digital |
Seleção de condução Sport (botão localizado ao lado da alavanca seletora) |
Sistema multimídia Toyota Play com tela tátil de LCD de 7″ e áudio compatível com DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA e AAC + rádio AM/FM + sistema de navegação (GPS13)+ TV digital(a) + câmera de ré (com linhas-guia auxiliares) + Bluetooth + quatro alto-falantes e 2 tweeters |
Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores na chave |
Vidros frontais com película antirruído |
Volante com controle de áudio, do computador de bordo e do telefone |
Volante de direção com ajuste manual de altura e distância |