Após o cancelamento no início de dezembro, surge uma nova energia no complicado projeto Bloodhound, que tem como objetivo ultrapassar a velocidade de 1.000 milhas por hora (1.609 km/h).
A equipe Bloodhound anunciou há poucos dias que o negócio foi vendido em sua totalidade, o que permite que o projeto continue.
O empresário de Yorkshire Ian Warhurst é um engenheiro mecânico e entusiasta do projeto desde seu início, e recebeu a notícia do encerramento do programa como algo muito ruim para a equipe,, o orgulho britânico e, principalmente, para o conhecimento humano.
O novo dono do projeto, que é dono da fábrica de turbocompressores e peças e serviços correlatos, Mellett, disse:
“Eu fiquei impressionado pelo nível de interesse e as mensagens de boa vontade que se seguiram após eu adquirir o Bloodhound. É claro o quanto esse projeto Britânico significa para as pessoas, ao redor de todo mundo. Minha família e eu temos apoiado-o por muitos anos, e estou muito feliz de ter conseguido assegurar o negócio e os bens”
“Tendo construído um bem sucedido negócio de engenharia, eu também sei o quanto pode ser difícil recrutar as pessoas com as habilidades certas, e o quão importante é inspirar os jovens a respeito de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O Bloodhound traz esses assuntos para a vida da forma mais emocionante possível e eu quero assegurar que ele continue fazendo isso no futuro. Para isso eu me reunirei com todo o time para desenhar um plano, que nós esperamos divulgar no Ano Novo.”
Andrew Sheridan, o administrador da situação falimentar, disse à BBC que a compra foi apoiada pelo Ministério da Defesa britânico e pela Rolls-Royce, que é também financiadora parcial, já que o motor a jato do tipo turbofan utilizado no carro, XG-40, é uma versão experimental baseada no EJ200 Eurojet, unidade usada no caça multimissão Typhoon, um dos aviões mais avançados atualmente em operação.
Uma notícia que sem dúvida é presente de final de ano para qualquer entusiasta do conhecimento humano, e principalmente dos autoentusiastas de todo o planeta. Não se deverá ter a finalização da construção do carro e seus mandatórios testes antes de meados de 2020.
JJ
Foto: BloodhoundSSC.com