O suve Honda HR-V 2019 é vendido em três versões. A de entrada é a LX e seu preço inicial é R$ 92.700. A intermediária é a EX, a R$ 98.700. E a topo de linha é esta do teste, a EXL, a R$ 108.500. Todas têm a mesma mecânica, com motor 1,8-l de 140/139 cv e câmbio automático CVT.
A primeira sensação ao dirigir o Honda HR-V — assim como em todos os modelos da marca —, é a de se ter em mãos um veículo bem construído, robusto e justo, e de boa dinâmica. A suspensão não é ríspida, mas poderia ser um pouco mais macia sem que isso comprometesse o bom comportamento, porém essa é uma característica comum aos veículos da marca, sinal que é assim mesmo que o desejam, tanto a fabricante quanto seus fiéis clientes. Suspensão bem isolada, silenciosa, que agora tem amortecedores com batentes de distensão hidráulicos.
Outro destaque do HR-V é o grande espaço para os passageiros de trás. Grande mesmo. Dois adultos terão espaço de sobra. Já o passageiro do meio não contará com assento nem encosto anatômicos. Atrás é um ambiente agradável, arejado e com boa visibilidade.
Destaque também é o sistema Magic Seat, que tal qual no modelo Fit, é a variedade de configurações que os bancos podem tomar. Com praticidade os assentos do banco de trás podem ser erguidos e sobre o assoalho sobra altura até o teto, suficiente para encaixar, por exemplo, uma arvorezinha de Natal ou bicicletas em pé. Também os encostos dos bancos dianteiros podem rebater totalmente para trás e com isso surge espaço para colocar objetos longos como pranchas de surfe ou uma múmia egípcia. E assim o interior vai assumindo diversas configurações que podem acomodar bagagens de formas e tamanhos dos mais diversos, o que é muito útil. O porta-malas já é naturalmente espaçoso: 437 litros.
O que também agrada no HR-V é seu tamanho. Apesar de oferecer grande espaço interno, externamente não é grande (só 4.329 mm de comprimento), e isso, aliado à boa visibilidade geral, facilita dirigi-lo no apertado e atrapalhado trânsito urbano das grandes cidades. Carro prático, ágil, e nada cansativo para dirigir na cidade. E fácil de manobrar para encaixar em vagas, dispensando auxílio de câmeras e alertas de proximidade de obstáculos, apesar de tê-los.
O motor i-VTEC FlexOne, com bloco e cabeçote de alumínio, tem quatro válvulas por cilindro, comando acionado por corrente e levantamento de válvulas variável. Curiosamente,a potência é maior com gasolina: 140 cv a 6.500 rpm e 139 cv a 6.300 rpm com álcool, mas or torque é maior quando com álcool: 17,4 m·kgf a 5.000 rpm contra 17,3 m·kgf a 4.800 rpm. Creio que para defini-lo bastaria dizer que é um motor Honda, de onde se conclui que tem funcionamento liso, suave, perfeitamente balanceado e silencioso. Suas boas qualidades seriam mais evidenciadas se o câmbio fosse manual, que deixou de ser oferecido até no Exterior na linha 2019.l.
O câmbio CVT mostra-se adequado, especialmente no uso urbano
O câmbio CVT vai muito bem na cidade. Arranca bem, e, como em situação urbana as velocidades são baixas, logo após aliviar a aceleração ele baixa o giro do motor e o carro roda silencioso e suave. Em baixas velocidades há pouco freio-motor, então acaba-se por aproveitar a inércia e já de longe corta-se a aceleração, o que traz economia de combustível.
Já na estrada o CVT do HR-V deixa um pouco a desejar. Não que não funcione bem. Funciona, acelera e responde bem, aproveitando plenamente o que o motor tem a oferecer. Mantém giro baixo quando no plano em velocidade constante — 2.000 rpm a 120 km/h —, porém nós, autoentusiastas, sentimos falta de uma relação mais direta da transmissão. Os motoristas menos conectados com a máquina — que formam a maioria — nem de leve se incomodarão. Quanto ao “efeito elástico”, onde há um certo descompasso entre o giro do motor e a efetiva aceleração, está entre o CVT do Fit/City e o do Civic, sendo que o do Civic classifico como excelente.
Para descidas e subidas de serra, o modo S — acionado ao se puxar a alavanca seletora para trás – atua a contento. Nele, por a parte mais longa do espectro de relações ser bloquada, há maior ação do freio-motor e maior presteza nas acelerações. Nesta versão EXL (e na intermediária EX) há borboletas atrás do volante para comandar 7 marchas virtuais (inexistente na LX), o que deixa o sistema com características mais esportivas, em que se tem maior poder de atuação sobre a dinâmica do veículo. As borboletas sempre atuam, mesmo em Drive. Estando no modo S, uma vez que uma borboleta é acionada ele passa ao modo Manual e só obedece a elas, só “subindo marcha” quando atingir o limite máximo de giro, 6.500 rpm.
Em estradas de terra a suspensão, principalmente a traseira, se mostra um tanto dura. Nada de errado com isso, pois é só uma característica do veículo, que, apesar de ser um utilitário esporte, não é perfeitamente próprio para a terra. Nesse caso, portanto, é só ir um pouco mais devagar que tudo bem. A tração é dianteira, porém traciona muito bem, mesmo em subidas fortes sobre piso escorregadio. Impressiona a boa tração que tem.
Segundo o Inmetro, na cidade faz 11/7,7 km/l e na estrada 12,2/8,6 km/l. Nota-se aí a diminuta diferença entre o consumo urbano e o rodoviário. O teste do Inmetro é bastante rigoroso: viajei 300 quilômetros com ele, a maioria do tempo à velocidade de cruzeiro de 110 km/h e ele fez 11,3 km/l de álcool. O desempenho não é divulgado pela Honda, porém minha estimativa é: 0 a 100 km/h em 11/12 segundos e máxima de 175 km/h. Mais informações, incluindo as mudanças estéticas do novo modelo, veja matéria do Bob por ocasião do seu lançamento.
Assista ao vídeo:
AK
Fotos: Paulo Keller
Vídeo e edição: Márcio Salvo
FICHA TÉCNICA HONDA HR-V EXL 2019 | |
MOTOR | Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, levantamento de válvulas variável i-VTEC, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.799 |
Diâmetro e curso (mm) | 81 x 87,3 |
Taxa de compressão (:1) | 11,9:1 |
Potência máxima (cv/rpm, G//A) | 140/6.500 // 139/6.300 |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G//A) | 17,3/4.800 // 17,4/5.000 |
Formação de mistura | Injeção no duto PGM-FI |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas, conversor de torque |
Relações de transmissão (:1) | 2,526 a 0,408; ré 1,706 a 1,480 |
Espectro das relações (:1) | 6,191 |
Relação de diferencial (:1) | 4,992 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 360 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,6 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/287 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/282 |
Controle | ABS (obrigatório), disribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas (pol.) | Liga de alumínio, 7Jx17V |
Pneus | 215/55R17V |
CARROCERIA | Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 437 (1.010 com encosto rebatido) |
Tanque de combustível | 51 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.271 |
Capacidade de carga | 469 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.329 |
Largura sem espelhos | 1.772 |
Altura | 1.586 |
Distância entre eixos | 2.610 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 11/7,7 |
Estrada (km/l. G/A) | 12,3/8,6 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) | 12 (estimado) |
Velocidade máxima (G/A, km/h) | 180 (estimado) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) | 60 |
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) | 2.000 |
EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V EXL 2019 |
SEGURANÇA |
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento |
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros |
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros |
Alarme volumétrico e perimétrico |
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio |
Assistente de partida em aclives |
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Chave tipo canivete |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas |
Imobilizador de motor |
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros |
Terceira luz de freio |
Trava para crianças nas portas traseiras |
ITENS EXTERNOS |
Defletor de teto traseiro |
Antena de teto traseira |
Estrado (rack) de teto |
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED |
Faróis de neblina |
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano |
Para-brisa com faixa degradê |
Maçanetas na cor do veículo |
Maçanetas traseiras embutidas na coluna |
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo |
Repetidoras de setas nos espelhos |
ITENS INTERNOS |
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas |
Console central com acabamento na área superior em preto-piano |
Painel e portas com revestimento macio |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
CONFORTO E TECNOLOGIA |
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Apoio para o pé esquerdo do motorista |
Ar-condicionado digital com comandos por tela tátil |
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz |
Câmera de ré multivisão com linhas-guia |
Computador de bordo multifunção no painel |
Console central elevado com porta-copos emborrachado |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Desembaçador do vidro traseiro |
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts |
Iluminação interna dianteira individual |
Iluminação no porta-malas |
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré |
Revestimento dos bancos em couro |
Sensor crepuscular |
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat |
Sistema multimídia tátil com interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e controle automático de velocidade de cruzeiro |