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Home AK

HONDA HR-V EXL EM TESTE NO USO (COM VÍDEO)

identicon por Arnaldo Keller
29/12/2018
em AK, Destaques, Testes






O suve Honda HR-V 2019 é vendido em três versões. A de entrada é a LX e seu preço inicial é R$ 92.700. A intermediária é a EX, a R$ 98.700. E a topo de linha é esta do teste, a EXL, a R$ 108.500. Todas têm a mesma mecânica, com motor 1,8-l de 140/139 cv e câmbio automático CVT.

A primeira sensação ao dirigir o Honda HR-V — assim como em todos os modelos da marca —, é a de se ter em mãos um veículo bem construído, robusto e justo, e de boa dinâmica. A suspensão não é ríspida, mas poderia ser um pouco mais macia sem que isso comprometesse o bom comportamento, porém essa é uma característica comum aos veículos da marca, sinal que é assim mesmo que o desejam, tanto a fabricante quanto seus fiéis clientes. Suspensão bem isolada, silenciosa, que agora tem amortecedores com batentes de distensão hidráulicos.

 

Outro destaque do HR-V é o grande espaço para os passageiros de trás. Grande mesmo. Dois adultos terão espaço de sobra. Já o passageiro do meio não contará com assento nem encosto anatômicos. Atrás é um ambiente agradável, arejado e com boa visibilidade.

 

Destaque também é o sistema Magic Seat, que tal qual no modelo Fit, é a variedade de configurações que os bancos podem tomar. Com praticidade os assentos do banco de trás podem ser erguidos e sobre o assoalho sobra altura até o teto, suficiente para encaixar, por exemplo, uma arvorezinha de Natal ou bicicletas em pé. Também os encostos dos bancos dianteiros podem rebater totalmente para trás e com isso surge espaço para colocar objetos longos como pranchas de surfe ou uma múmia egípcia. E assim o interior vai assumindo diversas configurações que podem acomodar bagagens de formas e tamanhos dos mais diversos, o que é muito útil. O porta-malas já é naturalmente espaçoso: 437 litros.

 

O que também agrada no HR-V é seu tamanho. Apesar de oferecer grande espaço interno, externamente não é grande (só 4.329 mm de comprimento), e isso, aliado à boa visibilidade geral, facilita dirigi-lo no apertado e atrapalhado trânsito urbano das grandes cidades. Carro prático, ágil, e nada cansativo para dirigir na cidade. E fácil de manobrar para encaixar em vagas, dispensando auxílio de câmeras e alertas de proximidade de obstáculos, apesar de tê-los.

O motor 1,8-L de 140 cv com gasolina (álcool, 139 cv) movimenta bem o HR-V

O motor i-VTEC FlexOne, com bloco e cabeçote de alumínio, tem quatro válvulas por cilindro, comando acionado por corrente e levantamento de válvulas variável. Curiosamente,a potência é maior com gasolina: 140 cv a 6.500 rpm e 139 cv a 6.300 rpm com álcool, mas or torque é maior quando com álcool: 17,4 m·kgf a 5.000 rpm contra 17,3 m·kgf a 4.800 rpm. Creio que para defini-lo bastaria dizer que é um motor Honda, de onde se conclui que tem funcionamento liso, suave, perfeitamente balanceado e silencioso. Suas boas qualidades seriam mais evidenciadas se o câmbio fosse manual, que deixou de ser oferecido até no Exterior na linha 2019.l.

O câmbio CVT mostra-se adequado, especialmente no uso urbano

O câmbio CVT vai muito bem na cidade. Arranca bem, e, como em situação urbana as velocidades são baixas, logo após aliviar a aceleração ele baixa o giro do motor e o carro roda silencioso e suave. Em baixas velocidades há pouco freio-motor, então acaba-se por aproveitar a inércia e já de longe corta-se a aceleração, o que traz economia de combustível.

Já na estrada o CVT do HR-V deixa um pouco a desejar. Não que não funcione bem. Funciona, acelera e responde bem, aproveitando plenamente o que o motor tem a oferecer. Mantém giro baixo quando no plano em velocidade constante — 2.000 rpm a 120 km/h —, porém nós, autoentusiastas, sentimos falta de uma relação mais direta da transmissão. Os motoristas menos conectados com a máquina — que formam a maioria — nem de leve se incomodarão. Quanto ao “efeito elástico”, onde há um certo descompasso entre o giro do motor e a efetiva aceleração, está entre o CVT do Fit/City e o do Civic, sendo que o do Civic classifico como excelente.

 

Para descidas e subidas de serra, o modo S — acionado ao se puxar a alavanca seletora para trás – atua a contento. Nele, por a parte mais longa do espectro de relações ser bloquada, há maior ação do freio-motor e maior presteza nas acelerações. Nesta versão EXL (e na intermediária EX) há borboletas atrás do volante para comandar 7 marchas virtuais (inexistente na LX), o que deixa o sistema com características mais esportivas, em que se tem maior poder de atuação sobre a dinâmica do veículo. As borboletas sempre atuam, mesmo em Drive. Estando no modo S, uma vez que uma borboleta é acionada ele passa ao modo Manual e só obedece a elas, só “subindo marcha” quando atingir o limite máximo de giro, 6.500 rpm.

Em estradas de terra a suspensão, principalmente a traseira, se mostra um tanto dura. Nada de errado com isso, pois é só uma característica do veículo, que, apesar de ser um utilitário esporte, não é perfeitamente próprio para a terra. Nesse caso, portanto, é só ir um pouco mais devagar que tudo bem. A tração é dianteira, porém traciona muito bem, mesmo em subidas fortes sobre piso escorregadio. Impressiona a boa tração que tem.

 

Segundo o Inmetro, na cidade faz 11/7,7 km/l e na estrada 12,2/8,6 km/l. Nota-se aí a diminuta diferença entre o consumo urbano e o rodoviário. O teste do Inmetro é bastante rigoroso: viajei 300 quilômetros com ele, a maioria do tempo à velocidade de cruzeiro de 110 km/h e ele fez 11,3 km/l de álcool. O desempenho não é divulgado pela Honda, porém minha estimativa é: 0 a 100 km/h em 11/12 segundos e máxima de 175 km/h. Mais informações, incluindo as mudanças estéticas do novo modelo, veja matéria do Bob por ocasião do seu lançamento.

Assista ao vídeo:

AK

 

Fotos: Paulo Keller
Vídeo e edição: Márcio Salvo

 

FICHA TÉCNICA HONDA HR-V EXL 2019
MOTOR Quatro cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, levantamento de válvulas variável i-VTEC, flex
Cilindrada (cm³) 1.799
Diâmetro e curso (mm) 81 x 87,3
Taxa de compressão (:1) 11,9:1
Potência máxima (cv/rpm, G//A) 140/6.500 // 139/6.300
Torque máximo (m·kgf/rpm, G//A) 17,3/4.800 // 17,4/5.000
Formação de mistura Injeção no duto PGM-FI
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas, conversor de torque
Relações de transmissão (:1) 2,526 a 0,408; ré 1,706 a 1,480
Espectro das relações (:1) 6,191
Relação de diferencial (:1) 4,992
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,8
Diâmetro do aro do volante (mm) 360
Diâmetro mínimo  de giro (m) 10,6
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/287
Traseiros (Ø mm) Disco/282
Controle ABS (obrigatório), disribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas (pol.) Liga de alumínio, 7Jx17V
Pneus 215/55R17V
CARROCERIA Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 437 (1.010 com encosto rebatido)
Tanque de combustível 51
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.271
Capacidade de carga 469
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.329
Largura sem espelhos 1.772
Altura 1.586
Distância entre eixos 2.610
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 11/7,7
Estrada (km/l. G/A) 12,3/8,6
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) 12 (estimado)
Velocidade máxima (G/A, km/h) 180 (estimado)
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) 60
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) 2.000
 

EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V EXL 2019

SEGURANÇA
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros
Alarme volumétrico e perimétrico
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio
Assistente de partida em aclives
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina
Chave tipo canivete
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas
Imobilizador de motor
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros
Terceira luz de freio
Trava para crianças nas portas traseiras
ITENS EXTERNOS
Defletor de teto traseiro
Antena de teto traseira
Estrado (rack) de teto
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED
Faróis de neblina
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano
Para-brisa com faixa degradê
Maçanetas na cor do veículo
Maçanetas traseiras embutidas na coluna
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo
Repetidoras de setas nos espelhos
ITENS INTERNOS
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas
Console central com acabamento na área superior em preto-piano
Painel e portas com revestimento macio
Porta-objetos nas portas dianteiras
CONFORTO E TECNOLOGIA
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Apoio para o pé esquerdo do motorista
Ar-condicionado digital com comandos por tela tátil
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz
Câmera de ré multivisão com linhas-guia
Computador de bordo multifunção no painel
Console central elevado com porta-copos emborrachado
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Desembaçador do vidro traseiro
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts
Iluminação interna dianteira individual
Iluminação no porta-malas
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável
Para-sóis com espelho e iluminação
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré
Revestimento dos bancos em couro
Sensor crepuscular
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat
Sistema multimídia tátil com interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters
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Arnaldo Keller

Arnaldo Keller: por anos colaborador da Quatro Rodas Clássicos e Car and Driver Brasil, sempre testando clássicos esportivos, sua cultura automobilística, tanto teórica quanto prática, é difícil de ser igualada. Seu interesse pela boa literatura o embasou a ter uma boa escrita, e com ela descreve as sensações de dirigir ou pilotar de maneira envolvente e emocionante, o que faz o leitor sentir-se dirigindo o carro avaliado. Também é o autor do livro “Um Corvette na noite e outros contos potentes” (Editora Alaúde).

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