A Renault Sport Racing tem o prazer de receber o brasileiro Caio Collet na Renault Sport Academy em 2019. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira no kartódomo Speedland, na Zona Leste de São Paulo.
O paulista de 16 anos conquistou o título do Campeonato Francês de Fórmula 4 na última temporada, vencendo 7 das 21 provas. Outra importante conquista no início de 2018 foi o prêmio Windfield Volante.
Caio participará da Fórmula Renault Eurocup em 2019, devendo competir em nove circuitos de Grandes Prêmios de F-1, como em Mônaco, em maio, e no circuito Yas Marina de Abu Dhabi, que já é bem conhecido de Caio, onde ele venceu sua primeira corrida em monoposto em fevereiro do ano passado.
Caio é um dos pilotos mais talentosos e promissores do Brasil atualmente. Ele começou sua carreira com 9 anos de idade, tendo vencido inúmeros campeonatos de kart no Brasil entre 2010 e 2015.
Caio se mudou para a Europa para expandir suas ambições de carreira e em 2015 foi coroado Novato do Ano pela Federação Internacional de Automobilismo (CIK-FIA Rookie of the Year). O jovem piloto começou a competir de monoposto em janeiro de 2018, terminando em terceiro em sua primeira corrida em Dubai. Sua primeira vitória ocorreu uma semana depois, no autódromo de Yas Marina, tendo depois iniciado sua campanha na Fórmula 4 francesa. Caio venceu o campeonato com 66,5 pontos e sete vitórias, tendo subido ao pódio por mais seis vezes.
O diretor da Renault Sport Academy, Mia Sharizman, disse: “Estamos felizes por confirmar Caio como piloto da Renault Sport Academy. O Brasil tem uma história de respeito com diversos pilotos reconhecidos mundialmente e o Caio tem todos os diferenciadores para manter esta tradição. Ele é um dos grandes talentos que temos na Academia da marca, com uma excelente passagem nas provas de kart, tendo feito uma transição impressionante para as corridas de monopostos, que culminou com sua vitória na Fórmula 4 francesa. Estamos ansiosos para trabalhar com ele e em parceria com sua equipe na All Road Management nos próximos anos e utilizar o trampolim da Academia para projetar sua carreira no automobilismo”.
O próprio Caio comentou: “Estou muito feliz em fazer parte da Renault Sport Academy. Na última temporada, foi uma grande motivação saber que haveria uma oportunidade de entrar para o programa como parte do prêmio para o vencedor da Fórmula 4 francesa. Minha sede de vitória só aumenta, pois quero mostrar à Renault que realmente mereço um lugar na Academia e isso significa ter uma temporada de sucessos nas pistas da Fórmula Renault Eurocup. Vou me empenhar bastante para atingir meus objetivos e não vejo a hora de trabalhar com a Renault e contar com todo o suporte que a marca oferece”.
Lançada em 2016, a Renault Sport Academy busca desenvolver jovens pilotos talentosos por meio de campeonatos de acesso, com o objetivo de colocar um piloto da Academia no campeonato de Fórmula 1. Junto com o desenvolvimento da Renault F1 Team, a Academia tem como meta fazer de um de seus pilotos um futuro campeão mundial de Fórmula 1. A segunda fase do programa de três anos começa em 2019, com uma relação mais próxima entre o grupo de jovens pilotos da Renault e a equipe de Fórmula 1.
Conhecido por seu excepcional calendário, o campeonato da Fórmula Renault Eurocup vai estar à altura da sua reputação na temporada 2019, que será marcada pela chegada de um carro mais seguro, potente e eficiente em termos de aerodinâmica. A nova geração de pilotos de monopostos poderá preparar suas futuras carreiras nas pistas utilizadas pela F-1.
Em sua 49ª temporada — e a primeira para o chassi Tatuus T-318 —, a Fórmula Renault Eurocup começará sua nova campanha com três dias de testes no Circuito Nevers Magny-Cours, no início de março. Após a conclusão dos testes preparatórios, os pilotos terão mais quatro dias de testes em dois circuitos onde competirão neste ano.
Para confirmar seu status de referência no desenvolvimento de jovens pilotos, a Fórmula Renault Eurocup vai continuar a competir nos melhores circuitos europeus homologados para a F-1. Cinco deles sediarão um dia de testes antes da prova, permitindo que as equipes acumulem tempo de rodagem e ainda controlem custos. Com o mesmo objetivo, as equipes também terão restrições.
Além de dividir os custos com outros campeonatos profissionais internacionais, cada fim de semana de prova terá dois testes coletivos e duas sessões de classificação para definir o grid das duas corridas, garantindo a imparcialidade da categoria e o desenvolvimento das estrelas do amanhã. O piloto vencedor do campeonato entrará para a Renault Sport Academy para aprimorar seu talento, e será dada atenção especial aos melhores novatos.
Enquanto isso, o anúncio do novo Campeonato de Fórmula Renault continua a aumentar seu impacto. Equipes, como a M2 Competition, oficializaram sua intenção de participar da categoria. Cada equipe poderá participar com três carros.
Calendário Formula Renault Eurocup 2019
Testes coletivos pré-temporada 2019
5-7 de março Circuito Nevers Magny-Cours, França
15-16 de março Circuito Paul Ricard, França
9-10 de abril Circuito de Barcelona-Catalunha, Espanha
Temporada de 2019
12-14 de abril Autódromo de Monza, Itália
10-12 de maio Silverstone, Grã-Bretanha
23-26 de maio Mônaco
31 de maio -2 de junho Circuito Paul Ricard, França
26-28 de julho Circuito de Spa-Francorchamps, Bélgica
30 de agosto – 1 de setembro Nürburgring, Alemanha
6-8 de setembro Hungaroring, Hungria
27-29 de setembro Circuito de Barcelona-Catalunha, Espanha
4-6 de outubro Hockenheimring, Alemanha
24-26 de outubro Yas Marina, Abu Dhabi
AE
Foto: divulgação Renault