Algum tempo atrás escrevi sobre o TVR Speed 12, um dos carros mais extremos que já foram fabricados. Tão extremo que nunca passou da condição de protótipo.
Foi o carro que definitivamente mostrou o quanto a empresa tinha a mentalidade de um autoentusiasta que vai em frente com seu sonho sem olhar muito bem para os lados. Peter Wheeler não era um senhor de brincadeiras pouco sérias. Não ter chegado ao nível de desenvolvimento que permitisse a venda deixou muita gente em agonia, que retornava sempre que se lembrava do carro. Agora finalmente isso parece ter acabado.
Seis ex-engenheiros da TVR fabricaram um novo Speed 12 com tecnologia atual, resolvendo alguns desafios que ficaram de 20 anos atrás, e apresentam o TR Speed 12, sob a marca TR Supercars, empresa que pertence à Helical Technology.
O novo carro tem o chassis e os painéis de carroceria em compósito de fibra de carbono, escapamento em liga de titânio e um motor base de 12 cilindros em V da Aston Martin, modificado com dois turbocompressores até atingir os 1.025 cv a 6.700 rpm, e torque máximo de 85 m·kgf a 7.000 rpm. Declara-se aceleração de 0 a 60 mph (96,5 km/h) em 2,9 segundos. Estima-se velocidade máxima acima de 350 km/h, e para agradar aos fanáticos que sabem das coisas, o câmbio é manual!
Para que não ocorram problemas desnecessários com tanta potência, há controle de tração. O carro das fotos é o primeiro entregue a um cliente, que pagou 1,2 milhão de libras esterlinas (cerca de 5,8 milhões de reais) pela obra.
As fotos são do site do fabricante, que está abaixo. Note que o logotipo da empresa tem um desenho entre as letras T e R que se parece com um “V”, que aparentemente pode gerar confusão com a marca TVR que tem atualmente o modelo Griffith.
JJ
Fotos: https://www.tr-supercars.com/