Apresentado nessa semana na Europa, o Focus ST é a primeira versão esportiva do carro médio de grande sucesso da Ford fabricado agora com a arquitetura C2, nova e evoluída do Focus que conhecemos no Brasil.
Por aqui a marca abandonou de vez seu carro de e para entusiastas, mas em países onde esses clientes ainda são lembrados, o modelo poderá ser comprado com câmbio manual de seis marchas, com opção de caixa automática de sete.
Essa é a quarta geração do Focus, e o ST vem com o motor de 4 cilindros e 2,3 litros de nome comercial EcoBoost, turbo, de 279 cv a 5.500 rpm e 42,8 m·kgf entre 3.000 e 4.000 rpm. São acréscimos de 24 cv e 5,5 m·kgf em relação ao modelo anterior. Poderá ter também motor Diesel de 2 litros, turbo também, de189 cv, para quem precisa de maior autonomia. Uma ótima notícia o diesel ser mantido na linha, dada a histeria “dieseliana” que tomou conta do Velho Continente, de motivos apenas políticos e sem fundamentos técnicos.
Tem diferencial de escorregamento limitado de controle eletrônico para melhor tração, estabilidade e resposta de direção sem interferências de esterçamento por torque, além de amortecimento continuamente controlado que monitora suspensão, direção e freios, aplicando ajustes eletrônicos nos amortecedores para manter o carro de acordo com o uso, mais intenso ou suave. Essa leitura e variação de ajustes são feitos a cada dois milissegundos. A direção eletroassitida tem relação mais baixa, sendo 15% mais rápida que o Focus não ST.
Para largadas rápidas há controle de arrancada, e as trocas manuais são facilitadas com curso de alavanca mais curto em 7% em relação ao carro padrão. Também há aceleração interina durante o tempo de pé na embreagem, para acertar rotação com a velocidade do veículo nas marchas a serem engatadas.
Visualmente pouca coisa muda, rodas exclusivas, pinças de freio vermelhas opcionais, grades dianteiras com menos restrição de fluxo, cortinas de ar nas rodas dianteiras otimizadas, bem como defletor dianteiro diferente. Na traseira asa para leve força para baixo e saída de escapamento dupla funcional.
No interior, emblemas ST no volante e nos bancos da marca Recaro, que têm desenho que segura mais o corpo nas curvas e decoração de capas diferenciada. O restante é todo igual ao do novo Focus, com equipamentos de entretenimento e informação de última geração.
O carro vai à venda no meio do ano, verão na Europa, e a perua também será vendida na versão ST. Para quem está pensando “e o RS novo, quando chega?” fontes da mídia europeia afirmam que ele está sendo trabalhado com afinco e que a marca não decepcionará os fãs.
Ah, os mercados desenvolvidos…
JJ
Fotos: Divulgação Ford Europa