Imagine-se viajando com a família, à noite e o pneu murchar. Se trocar um pneu já não é tarefa fácil de dia, no escuro, então, a situação se torna tenebrosa, inclusive com alto risco de assalto ou até latrocínio, mesmo na cidade. Posso também citar inúmeras situações em que a segurança de rodagem é afetada. Por exemplo, um pneu murchar repentinamente na estrada em velocidades altas, gerando instabilidade direcional do veículo e podendo causar acidentes graves. Com chuva então nem se fala…
Mesmo que muitos carros hoje tenham geometria de direção de raio negativo de rolagem que anula forças assimétricas como o esvaziamento súbito de um pneu dianteiro, ou sistemas de direção eletroassistida compensem essas diferenças, é preferível um pneu armado na roda do que totalmente murcho, mantendo a resposta de direção mesmo que um pouco menor.
É ai que entra a tecnologia Run Flat (RFT) em que o pneu, mesmo furado, continua mantendo boa parte de sua capacidade de rodagem, graças à sua estrutura interna apropriadamente reforçada.
A Ford brasileira introduziu esta tecnologia no EcoSport 2020, mas exclusivamente na versão Tittanium, com isso logrando eliminar o estepe, especialmente a solução até desde o primeiro EcoSport, em 2003, de fixá-lo externamente na porta de carga — solução polêmica do tipo ame-a ou odeie-a. Um evento de demonstração da tecnologia foi realizado em seu Campo de Provas na cidade de Tatuí, SP, e o AE estava lá para conferir.
A primeira parte da apresentação foi conduzida na estrada, um percurso de 54 quilômetros do Hotel Fasano Boa Vista no km 102 da Rodovia SP-280 Castello Branco, até o Campo de Provas, para que os jornalistas pudessem avaliar o comportamento do RFT, em termos direcionais e ruído de rolagem em velocidade entre 100 km/h e 120 km/h. Mas o melhor estava ainda para acontecer.
A Ford preparou em seu Campo de Provas avaliações comparativas do EcoSport de série versus o equipado com RFT, simulando várias situações de rodagem, incluindo slalom. A velocidade do veículo foi sempre de 80 km/h, que é a velocidade máxima recomendada na situação de pneu completamente vazio. O circuito era composto de duas voltas na pista de alta velocidade e duas passagens entre cones espaçados de 9 metros com mudanças alternadas e sucessivas de faixa (slalom).
A Ford preparou várias situações de utilização do EcoSport:
• EcoSport com pneus convencionais, calibrados com a pressão recomendada
• EcoSport com Run Flat Tires, também calibrados com as mesmas pressões dos pneus convencionais
• Ecosport com RFT traseiro murcho
• EcoSport com RFT traseiro murcho,com furo de 19 mm no flanco do pneu
• EcoSport com RTF com os dois pneus traseiros murchos, com furos de 19 mm nos flanos. Esse teste foi para avaliar a condição realmente limite em termos de estabilidade direcional e capacidade de rodagem (esta situação de dois pneus murchos simultaneamente não é recomendada pelo fabricante do pneu).
Note que o pneu foi perfurado no local, com auxilio de furadeira elétrica e serra copo de 19 mm. A saída do ar foi violenta,como esperado..
Resumo dos resultados
No Campo de Provas, os testes foram realizados com o veículo vazio, somente com o motorista.
Pneus convencionais versus Run Flat na condição cheios não apresentaram diferenças perceptíveis entre a capacidade dinâmica e ruído de rolagem.
O pneu RF traseiro murcho deteriora levemente a capacidade dinâmica, porém perceptível apenas por especialistas.
O pneu traseiro murcho com furo de 19 mm no flanco deteriora sua capacidade dinâmica, porém nada crítico, uma condição aceitável.
Com dois pneus traseiros murchos e furos de 19 mm no flanco, o veículo se torna instável, sendo necessário baixar sensivelmente a velocidade para menos de 50 km/h para garantir dirigibilidade. Porém, esta situação, como já disse, não é recomendada pelo fabricante dos pneus e obviamente também pela Ford.
Outros detalhes
Os pneus run flat para o EcoSport foram desenvolvidos em conjunto com a fabricante Michelin, que os chama de ZP (zero pressure, pressão zero), na medida 205/50R17, a mesma do Titanium anterior. Construtivamente, os reforços de rodar vazio se concentram no talão, que tem mais arames estruturais, no flanco, com aumento de borracha e outros detalhes de amarração com a banda de rodagem.
A eliminação do estepe na tampa traseira requereu algumas modificações no EcoSport Titanium:
• Molas traseiras com altura livre revisada
• Adicionado reforço interno na tampa, pois o suporte do estepe (removido) também tinha função estrutural
• Ajuste fino do controle eletrônico de estabilidade do veículo
• Rodas com rampa de apoio no talão para aumentar a resistência à detalonação do pneu
• Indicação da pressão dos pneus, individualmente, no quadro de instrumentos.
Não foi tomada nenhuma ação em relação ao aumento de 0,5 dB no ruído de rolagem e ao aumento de 2% na resistência ao rolamento do pneu Run Flat.
As pressões recomendadas foram mantidas iguais às dos pneus convencionais.
Os pneus RF são considerados como peças originais de reposição e estarão disponíveis em todas as concessionárias Ford no Brasil ao preço de R$ 899,00 cada. Como referência, o pneu convencional na mesma medida custa R$ 663,00.
O fabricante do pneu não recomenda misturar pneus normais com RF. Na realidade a Ford proíbe esta prática, não se responsabilizando caso aconteça um acidente, ficando por conta do consumidor.
Reparo
A reparação do pneu num borracheiro é feita como num pneu convencional desde que o furo na banda de rodagem seja de até seis mm de diâmetro, mediante uso de plugue de reparação. Com o pneu furado, sem reparo, a recomendação do fabricante é rodar no máximo 80 quilômetros à velocidade máxima de 80 km/h. Reparação de furos no flanco do pneu não é recomendada.
O conjunto de reparo de bordo consiste de um compressor e um recipiente contendo material selador para ser colocado no compressor ´É incluído no pacote de segurança do EcoSport Titanium para reparo de furos na banda de rodagem de até 6 mm de diâmetro, e o selador permite rodar até 200 quilômetros a 80 km/h.
A questão do peso
A Ford informa que o EcoSport Titanium, agora disponível só com motor tricilindro de 1, 5 litro, ficou 13 kg mais leve com retirada do estepe, seu suporte na porta de carga, macaco e chave de roda, e que o peso em ordem de marcha é 1.310 kg, Mas a versão Titanium anterior, com motor Duratec Direct Flex de 2 litros e mesmo câmbio pesa 1.359 kg, portanto uma redução de 49 kg; Mas comparando com o FreeStyle de mesmo motor e câmbio do Titanium, e com estepe, macaco e ferramentas, pesa 1.297 kg, embora com pneus menores (205/60R16) e rodas idem, claro.
.A roda completa (roda mais pneu) da versão run flat certamente pesa mais do que a com pneus convencionais por conta dos reforços no pneus, uma informação fácil de dispor quando se é fabricante. Vou procurar esse dado junto à Ford.
Conclusão
Vejo os pneus run flat com muito mais vantagens do que desvantagens, principalmente em segurança de rodagem, podendo evitar graves acidentes ao mantendo a integridade de comportamento muito próxima da oferecida pelos pneus convencionais..
Outra vantagem no caso do EcoSport Titanium é ter acabado o estepe “pendurado” na traseira, que considero um estorvo, especialmente na hora de manobrar para estacionar paralelamente à guia da calçada e também para manusear a porta de carga. Sem o estepe atrás o EcoSport ficou 173 mm mais curto de ponta a ponta,.
A versão Titanium tem preço público de R$ 103.890 e inclui teto solar elétrico, sete bolsas infláveis, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego transversal, painel em material macio, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, faróis de xenônio, luzes de rodagem diurna em LED, sensor de chuva e rodas de liga de alumínio de 17 polegadas.
Mas o fato é que as mulheres, particularmente, vão adorar não ter que trocar o pneu em caso de furo.
CM