O lançamento de carros mais sofisticados mudou já há algum tempo. O novo exemplo vem do novo BMW Série 3, que acaba de chegar. Qualidades dinâmicas, motor, soluções mecânicas, até o visual… tudo isso fica em segundo plano. A informática, capacidade digital, auxílio ao motorista, todos os recursos eletrônicos parecem ser o principal. A “placa-mãe sobre rodas” não é mais a “cereja do bolo”. É o próprio bolo . Mas, em meio a tantos gigabytes se esconde um ótimo sedã de tração traseira, em sua oitava geração (G20, modelo 2019) que mantém sua aura de esportividade tanto quanto os primeiros Série 3 que aqui chegaram nos anos 1990.
Mudou bastante, cresceu muito e tem duas versões, o 330i Sport e, o mais completo, o 330i M Sport. Inicialmente virá importado da Alemanha para, no final deste semestre, ser industrializado em Araquari, próximo de Joinville, SC. Se a interface com tanta eletrônica promete ser amigável, os preços restringem essa amizade: R$ 219.500 para o Sport e R$ 269.950 para o M Sport.
Uma novidade interativa do novo Série 3 está no IPA. Não, não se trata de uma caixa de cerveja, mas uma utilidade que até combate a solidão. IPA significa Intelligent Personal Asssitant, ou Assistente Pessoal Inteligente. Simplificando, um carro falante. Usando inteligência artificial, este BMW responde questões e até dá sugestões. Se você se confessa “entediado”, ele sugere que se coloque o carro no modo esportivo, para que as emoções ao dirigir espantem seu tédio. Pode também regular funções de conforto por comando de voz, mas parâmetros que interferem na forma de dirigir têm de ser ajustados manualmente.
Às vezes, uma frase é pouco entendida pelo sistema, mas segundo a BMW esta “inteligência artificial” vai aprimorando o dialogo com o uso. O sistema se acostuma com até quatro motoristas, entendendo sotaques, aumentando vocabulário e incluindo novas funções. Tudo auxiliado por atualização frequente, através de um cartão SIM de 4G, que apenas troca de dados com o fabricante. Este cartão não se comunica com Internet e nem permite ligações telefônicas. Esta atualização constante seria um diferenciador importante, já que os marketeiros acham que os carros estão concorrendo tecnologicamente com os celulares, que evoluem mais rapidamente.
Para ter mais um mimo eletrônica diferente, além funções para auxiliar o motorista ao volante, a BMW inclui também uma programação de volante, que reproduz os últimos 50 metros dirigidos para frente quando se volta em marcha à ré. Ou seja, a “importante” capacidade de voltar de becos sem saída. Basta engatar a ré e acelerar que o volante reproduz exatamente os últimos 50 metros sem intervenção do motorista. Além de mostrar para os amigos, não descobri muita utilidade para a nova função. Ao que tudo indica, os engenheiros eletrônicos e mecatrônicos alemães andam um pouco entediados.
Existe também uma câmera voltada para o motorista, que “lê” suas expressões faciais e direcionamento dos olhos, alertando em casos de desatenção, fadiga ou sono, disparando alertas luminosos e sonoros. Há também conexão com o celular para se usar as câmeras 360º para verificar se não existe alguma ameaça antes de chegar ao carro.
Claro, tem mais dúzias de monitoramentos eletrônicos já conhecidos nos carros de luxo e continua a Concierge da BMW. Um serviço mundial do fabricante germânico que funciona em várias línguas e está sediado na Espanha. Basta apertar um botão no painel central e o Concierge oferece sugestões de hotéis, restaurantes, postos ou outros destinos. Inclusive programa a distância o GPS do carro, além de atender em casos de emergências ou problemas técnicos. Apesar da pequena frota de BMW no País, o Brasil é o segundo usuário mundial da Concierge.
Este novo Série 3 também traz recursos semiautônomos de condução, como seguir (boas) faixas de estrada ou alertar para frenagens emergenciais.
Ainda que pareça certo exagero tanta eletrônica e mimos digitais (presentes principalmente na versão M), é fácil entender que o pessoal de marketing se encontra numa encruzilhada, com várias ameaças para o carro convencional: carros elétricos, autônomos, compartilhados, mudanças de hábito das novas gerações… E a saída, no momento, parece indicar para esta sofisticação, principalmente em veículos mais caros.
Mesmo assim, o marketing continua com algumas premissas tradicionais, sendo uma delas a mania de crescer o carro através dos anos: este Série 3 aumentou 8 cm em relação ao modelo anterior e já chegou aos 4,71 m de comprimento (exatos 4.709 mm, com 2.851 mm de entre-eixos), o que corresponde a um Série 5 de duas gerações atrás. Ou seja, deixou de ser um sedã compacto para se transformar em médio-grande. Mesmo assim, ficou 60 kg mais leve graças ao uso de alumínio em várias partes da carroceria, como longarinas, capô e para-lamas, pesando 1.470 kg em ordem de marcha.
A desculpa é sempre a de que “as famílias crescem”, o que é uma verdade parcial. Depois de alguns anos, as famílias diminuem, pois os filhos seguem seus próprios caminhos.
Mesmo assim, o novo Série ganhou em prazer ao dirigir com suas novas dimensões e plataforma (agora a G), o que é notado principalmente em estradas ou autódromos. Como foi o caso do test drive na pista do Velo Città, em Mogi Guaçu, SP. Mesmo não sendo mais um seis-cilindros, seu motor 2-L Turbo de quatro cilindros sabe falar alto. Uma evolução de motor já conhecido, esta nova versão ganhou 13 cv de potência (traz 258 cv de 5.000 rpm a 6.500 rpm), mas quem faz a festa mesmo é o ótimo torque, praticamente plano entre 1.550 rpm e 4.400 rpm. São 40,8 m·kgf que empurram o 330 i com gosto e prazer. O câmbio automático epicíclico ZF de oito marchas também foi aperfeiçoado e casa com precisão com a nova potência e torque.
Acelera muito bem (0 a 100 km/h em 5,8 seg.) e só não passa dos 250 km/h por ser limitado eletronicamente nesta velocidade.
Os controles de estabilidade e tração podem ser “desligados”, permitindo fazer alguma ousadia ao volante. Mas, em casos de “emergência”, como colocar o 330i de lado numa curva, estes controles intervêm no meio da derrapagem, mesmo que o motorista já esteja contraesterçando e voltando a trajetória. Ainda assim, há margem para se andar muito rápido e com confiança, graças à excelente rigidez torcional da carroceria. Poucos percebem, mas esta é uma das grandes diferenças dos carros de luxo ou esportivo. A carroceria “imóvel” em situações-limite traz uma sensação de solidez e estabilidade que faz toda a diferença em relação a carros com estrutura mais frágil.
Ou seja, a tradição de sedã veloz e esportivo da Série 3 está mais do que mantida, inclusive visualmente. Apesar de manter a aparência mais “bombada” da última década dos BMW, houve certa simplificação de linhas que até remete para seus antecessores dos anos 1990.
O interior é de muito bom gosto, com acabamento a altura de seu custo, principalmente quando o estofamento em couro vem na cor caramelo, certamente um charme muito maior que o “pretinho básico”.
O porta-malas pode ser grande, mas não é. Na versão para o Brasil, apesar dos pneus run flat, foi incluído também estepe, que rouba quase 150 dos 480 litros de capacidade. Como estes pneus rodam inclusive vazios, basta deixar o estepe em casa para ganhar a capacidade total do porta-malas. Além do espaço, a posição do estepe no meio do assoalho atrapalha bastante a acomodação da bagagem.
Mas, é somente um detalhe para adaptar as grandes rodas do 330i (de 18 ou 19 polegadas) ao mercado e os buracos brasileiros, onde ele é o segundo produto mais vendido da fábrica da Bavária.
JS
FICHA TÉCNICA BMW 330i M SPORT 2019 | |
MOTOR | |
Designação | BMW B48B20O1 |
Descrição | 4 cil. em linha, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas acionado por corrente, variador de fase na admissão e no escapamento (Duplo Vanos), controle de levantamento de válvulas Valvetronic, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor de duas volutas com interresfriador, injeção direta |
Diâmetro x curso (mm) | 82 x 94,6 |
Cilindrada total (cm³) | 1.998 |
Taxa de compressão (:1) | 10,2 |
Potência (cv/rpm) | 258/5.000 a 6.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 40,8/1.550 a 4.400 |
Octanagem da gasolina requerida | Gasolina, 91 a 98 RON, 95 RON (Comum) atende bem |
Corte de rotação | n.d |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Câmbio automático epicíclico ZF 8HP51 de oito marchas; tração traseira |
Relações das marchas (:1) | 1ª 5,250; 2ª 3,360; 3ª 2,172; 4ª 1,720; 5ª 1,316; 6ª 1,000; 7ª 0,822; 8ª 0,640;ré 3,712 |
Relação de diferencial (:1) | 2,813 |
Comando do câmbio | Alavanca (sobe marcha p/ trás) e borboletas no volante |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Bateria (A·h/localização) | 80/porta-malas |
Alternador (A) | 180 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente McPherson com braço inferior em “L” em alumínio, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
Traseira | Independente, multibraço em alumínio, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade (Servotronic) com três níveis de assistência e relação variável |
Relação de direção (:1) | variável, relação n.d. |
Número de voltas entre batentes | 2,75 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,4 |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulica com servo-freio, duplo-ciruito dianteiro/traseiro |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d |
Controle | ABS (obrigatório), EBD, assistente à frenagem, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 8Jx19 (dianteiras) e 8,5×19 (traseiras) |
Pneus | 225/40R19Y (dianteiros) e 255/35R19Y (traseiros) |
CARROCERIA | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro em alumínio |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,27 |
Área frontal calculada (m²) | 2,082 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,562 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.709 |
Largura sem espelhos | 1.827 |
Altura | 1.425 |
Distância entre eixos | 2.851 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Distância mínima do solo | 126 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.470 |
Distribuição de peso dianteira/traseira (%) | 51,2/48,8 |
CAPACIDADES (L) | |
Tanque de combustível | 59 |
Porta-malas | 365 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 |
Velocidade máxima (km/h) | 250 (limitada) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª (km/h) | 67,6 |
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) | 1.775 |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | 5.800 |
GARANTIA | |
Termo | 2 anos |
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS BMW 330i M SPORT |
ITENS DE SÉRIE |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias(, laterais e de cortina (total 6) |
Controle de estabilidade e tração |
Desliga/liga motor nas paradas (start/stop) |
Driving Experience Control com Eco-Pro |
Engates Isofix para dois bancos infantis com ponto de fixação superior |
Indicador de intervalo de manutenção programada |
Luz de aproximação do veículo |
Luz traseira de neblina |
Luzes de freio dinâmicas |
Regeneração de energia elétrica nas frenagens |
Tecnologia Car e memória de chave |
CONFORTO |
Abertura e fechamento automático do porta-malas |
Acesso sem chave |
Ar-condicionado automático digital trizona |
Banco traseiro tripartido 40:20:40 |
Bancos dianteiros com ajuste lombar |
Bancos dianteiros esportivos |
Iluminação ambiente interna |
Pacote interno de comodidade |
Retrovisor interno eletrocrômico |
Retrovisores externos com orientação para baixo ao engatar ré e rebatíveis |
Tapetes de veludo |
CONECTIVIDADE |
BMW Live Cockpit Professional |
Chamada de emergência inteligente |
Informação de trânsito em tempo real |
Pacote Connect Professional |
Preparação para Apple CarPlay |
Serviços de Concierge |
Serviços remotos |
SISTEMA DE ÁUDIO |
Surround Harnan Kardon |
SEGURANÇA |
Alarme |
Assistente de farol alto |
Estepe temporário |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Proteção ativa |
Segredo antifurto de roda |
TECNOLOGIA |
Assistente de estacionamento Plus |
Câmbio automático esportivo com borboletas no volante |
Direção esportiva de relação variável |
Driving Assistant Professional |
Faróis BMW Laser Light |
Faróis de neblina em LED |
Freios M Sport |
Pneus BMW Star Marking com tecnologia Run Flat |
Projeção de dados no para-brisa (head-up display) |
Suspensão M Sport |
DESIGN |
Acabamento externo BMW Individual em linha de sombra de alto brilho |
Acabamento interno em alumínio Tetragon |
Banco em couro Vernasca |
Cintos de segurança M Sport |
Pacote aerodinâmico M |
Pacote M Sport |
Revestimento do teto BMW individual em antractite |
Teto solar elétrico |
Volante de direção M em couro |
RODAS |
De liga leve de alumínio M de duploraio aro 19-pol |
CORES |
Branco Alpino (sólida), preto Safira, branco Mineral, cinza Mineral, Azul Portimao (metálicas) |
REVESTIMENTOS DO INTERIOR |
Couro Vernasca em bege/preto, couro Vernasca em preto/preto, couro Vernasca em Mocha/preto, couro Vernaca em Mocha/preto com costura Mocha, couro Vernasca em Cognac/preto |