Pipo Derani caminha a passos largos para se firmar como um dos grandes nomes da categoria Resistência dos Estados Unidos após conquistar a 12 Horas de Sebring pela terceira vez em quatro anos. Desta vez o piloto paulista venceu pilotando um Cadillac DPi em conjunto com o brasiliense Felipe Nasr e o americano Eric Curran (foto de abertura); em suas vitórias anteriores Pipo conduziu um Ligier JSP2 Honda, em 2016 e um Nissan DPi em 2018. Tal qual aconteceu na mais recente edição da 24 Horas de Daytona, na qual o trio vencedor de Sebring terminou em segundo lugar, a competição foi marcada pela chuva, mas desta vez o evento chegou ao seu final sem interrupção.
A diferença para o segundo colocado – o Cadillac DPi de Roger Van Der Zande/ Jordan Taylor e Matthieu Vaxivier foi de apenas 1”030, a menor da história da competição que é disputada há 67 anos. O trio vencedor liderou 249 das 348 voltas da competição em que os quatro primeiros receberam a bandeirada separados por 11”331, diferença que separou os ganhadores do Honda Acura de Helio Castro Neves/Rick Taylor e Alexander Rossi.
Com o resultado deste ano, Derani passa a dividir com os americanos Phil Hill (Campeão Mundial de F-1 em 1961), Mario Andretti (Campeão Mundial de F-1 em 1978), o belga Oliver Gendebien, e os alemães Hans-Joachim Stuck e Marco Werner o quarto lugar na lista de maiores vencedores da competição que se realiza em um circuito montado na antiga base aérea de Hendricks, construída para a Segunda Guerra Mundial. O piso de concreto é o maior obstáculo para os carros pois sua textura irregular impõe muita vibração e esforço ao chassi dos carros.
O paraense radicado em Tocantins Felipe Fraga completou 330 voltas e terminou em 23O lugar (quinto na categoria GTD) a bordo de um Mercedes AMG-GT3 dividido com Ben Keating e Jeroen Bleekemolen; três posições atrás ficou Bia Figueiredo com o Acura NSX da mesma categoria compartido com Katherine Legge e Christina Nielsen.
Resultado da prova
1) Felipe Nasr/Eric Curran/Pipo Derani, Whelen Engineering Racing Cadillac DPi, 348 voltas em 12h00’15”925;
2) Renger Van Der Zande/ Jordan Taylor/ Matthieu Vaxiviere, Minolta Cadillac DPi, a 1”030;
3) João Barbosa/Brendon Hartley/Filipe Albuquerque, Sampling Racing Cadillac DPi, a 4”023;
4) Ricky Taylor/Hélio Castro Neves/Alexander Rossi, Acura Team Penske, Acura DPi, a 11”331;
5) Jonathan Bennett/Colin Braun/Romain Dumas, CORE Nissan DPi, a uma volta
Próxima etapa do campeonato IMSA: 13 de abril, Long Beach, Califórnia
WG