O Detroit Autorama é uma exposição tradicional. Realizado desde 1953 na capital americana do automóvel, cresceu e passou a fazer parte de uma série de eventos de carros modificados, que atualmente são administrados pela empresa Championship Auto Shows Inc., realizando exposições em 14 cidades dos EUA ao longo do ano. No site oficial do organizador, com link acima, constam as próximas datas para quem for aos Estados Unidos e puder aproveitar para visitar um dos eventos.
A mostra tem como principal premiação o Don Ridler Memorial Award, em homenagem a esse esportista jogador de futebol e promotor de eventos, cuja ajuda foi fundamental para melhor organizar e promover o Autorama entre 1956 e 1963. Ridler faleceu em 1963 com apenas 54 anos, e já no ano seguinte o prêmio para o melhor carro do evento foi batizado em sua memória.
Esse ano o vencedor foi o Cadmad (fotos abaixo), um Cadillac Eldorado extensamente modificado transformado em perua, cujo nome junta a marca Cadillac com a Chevrolet Nomad, a versão perua dos famosos BelAir de 1955 a 57. O carro é como o normal em hot rods construídos com esmero em cada detalhe, um espetáculo de perfeição que junta estilo, engenharia e artesanato, resultando em um modelo único que é um tributo à imaginação de como seria uma perua Eldorado de duas portas. Merecedor de prêmio, sem dúvida.
O evento tem em sua maioria carros modificados em todos os níveis possíveis de alteração, desde simples motores modernizados até alguns que ficam quase irreconhecíveis. O grande sabor do evento é a variedade, indo de tradicionais Ford modelo T até carros japoneses, passando por esportivos europeus com motores americanos em estado quase origina, e alguns Low Riders.
Veja a seguir algumas fotos e os três vídeos que fiz, tentando não repetir demais o que registrei em imagens estáticas e móveis, portanto, os filmes são bons para acompanhar o passeio e entender melhor a extensão do Autorama.
O Autorama tem também uma parte da área que é ocupada por vendedores de itens que vão desde as mandatórias miniaturas de todas as escalas a kits de plastimodelismo, passando por carros de radiocontrole, os meus queridos livros e revistas, catálogos, pôsteres, adesivos, placas de licença, emblemas, brinquedos, roupas, e muito mais. Essa área era muito movimentada, com muita coisa boa. Perder o controle financeiro é muito fácil, mas consegui ficar com a cabeça no lugar. Apenas um livro sobre a história dos Ford XR e uma miniatura de um Cheetah, escala 1:64. Gastei 8 dólares no total, ótimo!
É uma exposição que consegue deixar atônito quem gosta de carros modificados, que são a enorme maioria do que está exposto. Os poucos carros originais chamam muita atenção, como um De Tomaso Pantera, carro que é difícil ser encontrado como era vendido, já que a maioria recebeu pelo menos aerofólios e defletores de ar que alteraram suas linhas. O Pantera que estava no Autorama era um original, maravilhoso.
O Autorama toma um dia de visita facilmente, e o tempo passa rápido demais. A diversão é grande e intensa. Assista aos vídeos a seguir.