Notícia VW
A linha Volkswagen a gás natural veicular na Europa prossegue com a nova Golf Variant TGI, que já pode ser encomendada lá. O novo modelo tem agora três tanques de GNV — apenas dois antes — aumentando a autonomia que já era grande. Isso sem comprometer o espaço para poder acomodar os três tanques por eles serem integrados ao assoalho numa solução para poupar espaço. Junto, um terceiro tanque, adicional, aumenta a autonomia com gás em até 80 quilômetros na comparação com o modelo anterior.
A Golf Variant ficou mais rápida com o potente motor 1,5-litro de 130 cv (15 cv mais que o anterior 1,4-litro). O GNV é o combustível primário, uma vez que o tanque de gasolina é menor agora e só serve como reserva..
O motor conta com ciclo Miller e o turbocompressor de geometria variável (VTG, a sigla em inglês) e ficou ainda mais eficiente e responsivo do que antes. Além da potência, seu torque é de 20,4 m·kgf. Apesar de com o tanque de gasolina de apenas 9 litros o veículo poder rodar cerca de 200 quilômetros, a Golf Variant TGI pode ser considerada monocombustível. A autonomia só com o gás permite rodar até 440 quilômetros segundo o consumo estabelecido pelo novo e severo procedimento de teste WLTP.
Os três tanques de GNV têm um volume cominado de 115 litros, o que corresponde a um peso total de 18,3 kg. São feitos de compósito de fibra de carbono ou de aço.
As emissões de CO2 de um veículo a gás natural são menores que as de um comparável com motor a gasolina, já que a combustão do gás produz cerca de 25% menos dióxido de carbono (CO2) do que a combustão de gasolina devido à baixa porcentagem de carbono do gás natural veicular. Graças em parte ao inovador processo de lambda dividido, a queima do GNV é bastante limpa: os gases de escapamento contêm bem menos CO2 e óxidos de nitrogênio (NO e NO2 ), resultando no mínimo de fuligem e micropoeira.
Se abastecida com biometano ou e-gas, as emissões são diminuídas ainda mais, uma vez que o biometano é produzido a partir de resíduos de plantas, e o e-gas que é excedente da energia verde (tecnologia energia-para-gás). Ambos podem ser adicionados ao GNV ou ser disponíveis como biocombustíveis puros.
Rodar com gás natural é também mais barato em praticamente todos os países Na Alemanha o gás natural é cerca de 20% mais barato que o diesel e até 40% menos que a gasolina .E isso apesar de o gás natural conter muito mais energia: 1 kg de GNV corresponde a cerca de 1,3 litro de diesel ou 1,5 litro de gasolina.
O número de carros a gás natural na Alemanha é tido como chegar a um milhão em 2025, já havendo cerca de 100.000 já licenciados. Para atingir esse objetivo, o portfólio de produtos precisa ser expandido e o a rede de postos com abastecimento de gás na Europa crescer para 2.000, também até 2025.
Além do eco up! e das versões TGI do Polo, Golf e Golf Variant, o Grupo Volkswagen tem uma grande gama de 14 veículos a GNV.
BS