A Audi chamou a imprensa no último dia do mês passado (28) para conhecer e dirigir os novos RS 4 Avant (perua) e RS 5 Coupé (para mim o mais belo dos Audi). O evento foi no Autódromo Velo Città, em Mogi-Guaçu, o notável empreendimento particular situado a 180 quilômetros ao norte da capital paulista.
A RS 4 Avant tem preço público sugerido de R$ 546.990 e o RS 5 Coupé, R$ 556.990.
Como todo RS da marca dos quatro anéis entrelaçados, esse dois Audi são produzidos pela Audi Sport GmbH, empresa subsidiária da Audi AG, na cidade de Neckarsulm, próximo a Stuttgart.
E como todo RS, excelência é o substantivo que bem os descreve.
A maior novidade é o motor V-8 a 90º de 4,2 litros (4.163 cm³), aspiração atmosférica, 450 cv a 8.250 rpm e 43,8 m·kgf de 4.000 rpm a 6.000 rpm, ter dado lugar ao EA839, um V-6 a 90º biturbo de 2,9 litros (2.894 cm³), de mesmos 450 cv, só que de 5.700 rpm a 6.700 rpm, mas com o absurdo torque de 61,2 m·kgf de 1.900 rpm a 5..000 rpm.
A potência específica saltou de 108,1 cv/l para nada menos155,5 cv/l, mas no torque é que a diferença é expressiva: de 10,5 m·kgf/l para 21,1 m·kg/l — dobrou!
Os dois modelos têm o mesmo trem motriz, que inclui o câmbio automático epicíclico de oito marchas — não é DSG! — e a tração integral quattro, A relação peso-potência da Avant é 3,8 kg/cv e do Coupé, 3,6 kg/cv..Inclusive, é notável como esse câmbio epicíclico troca marchas como se fosse um dupla-embreagem.
O resultado é um desempenho soberbo em reta e em curva. A Avant acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge 280 km/h. No RS 5 Coupé, que pesa 60 kg menos (1.655 kg contra 1.715 kg), 3,9 s e 280 km/h.
Junte-se isso com a tração integral que distribui torque permanentemente 60% para a traseira, mais os pneus run flat 275/30ZR20 XL, e se tem dois absolutos brinquedos de gente grande. O controle de estabilidade pode ser desligado “para os meninos que querem fazer arte”. A altura de rodagem da Avant RS 4 é ligeiramente menor que a da Avant normal, 7 mm menos.
\No dia chovia muito, as experimentações chegaram a ser interrompidas em vários momentos, mas convenci a Audi me deixar andar assim mesmo (claro, me conhecem, sabem que lido bem com carros rápidos em circuito). É nessas condições que a tração integral em carros de relação peso-potência exuberante mostra seu valor.
Como esperado, o comportamento em curva do Coupé agrada mais, tanto pela diferença de peso menor quanto pelo comprimento pouco menor em 51 mm.
O que aprecio na Audi é a paixão por desempenho, como num vídeo exibido lá mostrando um senhor no banco traseiro de um carro autônomo e ele dar um basta!, em seguida aparecendo ele dirigindo um R8. E não ter vergonha de lançar gases de escapamento na atmosfera, exemplificado pelas duas grandes saídas de seção oval em cada lado.
Como informei no recente teste do RS 3 sedã, o quadro de instrumentos digital configurável pode exibir em tempo real o porcentual de torque e potência utilizados. Todo o ambiente.
A perua tem porta-malas de 505 litros e pode chegar a 1.510 litros com os encostos dos bancos rebatidos
Para fechar essa breve apresentação (haverá os habituais “no uso”), o consumo da Avant RS 4 é 7,1 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. O RS 5 Coupé, 7,3 km/l e 9,7 km/l. Como de hábito, gasolina de 95 octanas RON (gasolina comum!) como mínimo e 98 octanas RON para a “usina” entregar tudo que tem com um pouco menos de gasolina.
BS
Atualizado em 19/3/19 às 11h45), correção sobre o tipo de câmbio empregado