A nova família, disse a fabricante, têm design inovador e tecnologias inéditas. Serão destinados a 40 mercados,países da América do Sul incluídos. Haverá modelos específicos para atender as preferências dos consumidores de cada região.
Por aqui, a estreia desta nova família global de veículos ocorrerá até o fim do ano, com um sedã dotado de motor turbo — o AE estima que seja um 1.300-cm³ —, em desenvolvimento para o nosso mercado.
A marca Chevrolet lidera as vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil há três anos consecutivos, com quase um quinto dos emplacamentos. Ao longo de 2019, a empresa irá promover 11 lançamentos. O primeiro deles foi o Novo Camaro, que chegou às lojas em fevereiro. Outras novidades aguardam sua vez, como o novo Cruze e o novo Cruze Sport6.
Brasil, protagonista no desenvolvimento de nova família global
A imprensa convidada pôde ver ao vivo e de perto o novo produto, um sedã, apresentado esses dias na China. Do porte do Cobalt, seu entre-eixos será menor, pelas linhas básicas mostradas numa enorme tela. Como no Cobalt essa medida é 2.620 mm, estimo que o novo sedã, que provavelmente receberá o nome de Onix Sedan, fique nos 2.600 mm.
O veículo estava completamente camuflado e com películas “G-0” em todos os vidros. Não se pôde fazer fotos.
Com a supervisão do centro de desenvolvimento global de produtos da GM nos Estados Unidos, a nova família de veículos da empresa conta com o protagonismo também do time de designers e engenheiros sul-americanos em função da larga experiência no desenvolvimento de carros compactos de sucesso, sendo o Onix o melhor exemplo.
Aproximadamente 1.800 especialistas de 14 países trabalham no projeto nas diversas instalações de desenvolvimento de produto da GM ao redor do mundo, incluindo o Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba,SP, o maior do Hemisfério Sul e que em julho completa 45 anos.
“Nosso objetivo é superar as expectativas e inaugurar um novo patamar de qualidade, dirigibilidade e performance com esses produtos em seus respectivos segmentos”, explica o brasileiro Gregório Del Rio, engenheiro-chefe global da nova família de veículos da GM.
Um extenso estudo internacional foi realizado para entender as necessidades dos consumidores de cada região em relação a design, motorização, espaço interno e tecnologias inovadoras, como as de conectividade — território liderado pela GM. “A diversidade técnica dos times, a utilização maximizada dos laboratórios da companhia ao redor do mundo e a aplicação das mais eficientes ferramentas de desenvolvimento, como os programas avançados de simulação virtual, vão proporcionar este salto significativo”, completa o engenheiro-chefe global da nova família de veículos da GM.
AE/BS