Antes de continuar com o “Regna ’54 Bus”, vamos ver dois exemplos de projetos que Ben Laughton aproveitou para coletar na sua segunda ida à Suécia para pesquisar nos arquivos sediados no lindo Castelo de Vadstena.
Tratou se do que sobrou de uma Kombi Furgão Barndoor ’52 com volante de direção na direita (na Suécia a mão de direção foi inglesa até 3 de setembro de 1967) e de um Fusca Split-Window, ambos comprados em visitas anteriores:
Mesmo antes de ter conseguido encontrar o número do chassi do “Regna ’54 Bus”, Ben Laughton já se preocupava em como reconstruí-lo. Ele estava completamente consciente de que apesar da Kombi estar muito completa das maçanetas das portas para cima, todo o monobloco e a parte inferior dela estavam faltando, e ele queria manter a maior originalidade possível. Ele comentou: “Algumas pessoas não se importam com essas coisas e eu vi muitas Kombis sendo restauradas recentemente com partes da carroceria trocados por peças de reposição, sendo que, com um pouco mais de trabalho, acredito que as partes originais poderiam ter sido facilmente salvas. Eu vi até mesmo Barndoors terem todo a estrutura inferior trocada com a suspensão e longarinas do chassi de Kombis de ano errado.”
E ele completou dizendo: “Mesmo assim, é ótimo ver estas Kombis sendo salvas; mas com tantos itens faltando no ‘Regna ’54 Bus’, eu realmente queria tentar colocar alguma ‘originalidade’ de volta e então comecei a procurar por algum metal alemão original para usar.” Ou seja, ele estava procurando componentes contemporâneos de Kombis da época para enxertá-los no “Regna ’54 Bus”.
Ele conseguiu adquirir um par de portas do salão originais de uma Barndoor Deluxe de um amigo dele, o Drue (portas essas que eram originalmente destinadas ao projeto de uma outra Kombi chamada de “Quality Sound” — que conheceremos adiante). Um par de portas de cabine de uma Kombi corujinha com pintura original retirada de outra Kombi Deluxe; estas portas teriam que ter o recesso das maçanetas adaptados;. uma frente de Kombi mais nova que não tinha sido batida, mas que evitaria ter que se usar uma peça de reposição; uma parede corta-fogo tipo Barndoor e a seção da bateria genuína de Barndoor; uma travessa frontal completa do chassi e conjunto de pedais de uma Kombi 1954 com volante de direção no lado direito, obtidos com a ajuda do amigo Bengt.
E após uma longa busca, um par de berços de chassi originais, completos com caixa de barras de torcão e suporte de caixa de câmbio, tudo a partir de uma Barndoor 1954 volante no lado direito que foi cortada alguns anos atrás após um acidente. Aí ele comentou: “Eu sei que eu poderia facilmente ter usado qualquer chassi Barndoor antigo, mas parecia ser o certo usar componentes de uma Kombi com volante no lado direito nesta Velha Senhora.”
Os componentes foram sendo acumulados, entre peças doadas por veículos contemporâneos e peças do mercado de reposição.
Ben sabe soldar, fazer funilaria, pintar, etc., só que ele reconhece que tem gente que pode fazer estas coisas mais rápido e melhor do que ele.
Ele conseguiu reunir os componentes, descobriu o número do chassi desta Kombi, mas como ele estava preso a seu trabalho na construção civil, acabou passando as peças para os seus antigos funileiros.
Forneceu a parte resgatada do “Regna ’54 Bus”, os componentes novos, as partes antigas, os desenhos, as fotos e dimensões. Sem contar os intermináveis telefonemas à noite para ir discutindo os detalhes. Enquanto isto o trabalho de funilaria ia progredindo e o resultado intermediário já começava a ter cara de Kombi.
É muito importante iniciar o projeto de uma maneira certa e para tanto foi usado um gabarito específico para chassi de Kombis tipo Barndoor que tinha sido construído para um projeto anterior, usando desenhos e medidas que Ben tinha pesquisado. Tudo isto juntamente com algumas peças genuínas de chassi de Barndoor e alguns componentes NOS que Ben comprou de seu amigo dinamarquês, Tonny Larson. Não demorou muito para surgir uma estrutura inferior exata e caprichada para o “Regna ’54 Bus”!
Então chegou a hora de trabalhar na recuperação do teto que tinha passado algum tempo sendo “telhado de barco”, depois ficou jogado no chão por alguns anos.; Ele foi cuidadosamente levantado para uma análise detalhada.
Nota do autor: Tenho muitas fotos desta fase do trabalho e acho que elas podem interessar a muitos. Para apresentá-las de uma forma mais compacta, eu as coloquei em vídeo. Para observar algum detalhe especial basta travar o apresentador de vídeo, ou voltar a um determinado ponto usando as facilidades do recurso.
A sua aparência geral era boa, mas quando se foi entrar nos detalhes se descobriu que tinha muita coisa para ser feita, como mostram as fotos a seguir (vídeo sem som, com 6 fotos, 0:34):
Neste ponto Ben tinha o teto original do “Regna ’54 Deluxe Bus” restaurado e pronto para ser usado, além de uma estrutura inferior completa (a Kombi é monobloco, lembre-se) baseada nas longarinas da estruttura original de uma Kombi 1954 com volante de direção no lado direito e o conjunto de pedais com sua travessa. O trabalho seguinte, então, era juntar estas duas partes.
Para isso, o plano era usar uma seção de parede corta-fogo original obtida de outra Barndoor que havia sido cortada há um bom tempo e a frente de uma Kombi mais recente (é difícil encontrar as partes originais antigas na Inglaterra e o Ben ficou feliz em usar metal alemão original em vez de painéis de reposição).
Veja a preparação da parede corta-fogo que precisava de alguns pequenos reparos, especialmente ao longo da borda superior, onde havia sido cortada, além da adição de uma nova placa de transição (vídeo sem som, com 6 fotos, 0:28):
E, em seguida, reparando e preparando a frente da Kombi, que precisava das carcaças de farol e colunas A (dianteiras) de estilo mais antigo, além de fechar as aberturas para as luzes direcionais que não existiam no “Regna ’54 Bus” (vídeo sem som, 10 fotos, 0:58)
E então, pegando esses componentes e conectando-os à estrutura inferior, parede corta-fogo e anteparo postos em seu lugar — frente unindo teto ao resto da estrutura (vídeo sem som, 6 fotos, 0:34).
Neste ponto, Ben desabafou: “Este próximo estágio foi um grande dilema para mim, já que eu tinha decidido que queria manter nesse projeto todo o metal original alemão que eu pudesse, enquanto meu antigo soldador insistia que não conseguiria fazer aquele lado longo ficar perfeitamente alinhado.”
No final das contas, o funileiro ganhou a batalha e, por causa de alguns centímetros de metal e tinta cansada, eles optaram por remover os restos das laterais do lado comprido e curto do teto antigo e substituir por itens novos.
Mas Ben não se deu totalmente por vencido e disse: “O que eu insisti, no entanto, foi que nós mantivéssemos o máximo possível do quadro original, praticamente tudo que tínhamos de fato. Eu tinha guardado alguns suportes verticais que adquiri do Gerson, do tempo que ele também fez os reforços de estrutura verticais específicos para modelos Barndoor, e então o “Regna ’54 Bus” Deluxe logo começou a ficar assim (vídeo sem som, 6 fotos, 0:34).
Ben estava bastante chateado por ter perdido a área com tinta original (rosa) das partes das laterais do teto que acabaram por ser desprezadas pelo funileiro e substituídas por chapas novas. Mas ele tinha guardado várias portas ainda com a pintura original na tentativa de manter o máximo possível original. Como foi o caso desta porta do lado do motorista, cuja parte superior (que aloja a janela de vidro) tinha sido usada no projeto da Kombi “Quality Sound”:
Ai Ben disse: “Eu também consegui comprar outra porta ano 55 ou posterior para o lado do passageiro. Os dois topos das portas obviamente ainda estavam no teto do “Regna ’54 Bus” Deluxe e podiam ser reutilizados, assim como os dois quebra-ventos com sua moldura de cor marrom-castanho.
Um tempo atrás Ben tinha comprado de seu bom amigo Drue as portas do salão que tinham pertencido a uma Barndoor Deluxe, ainda com a pintura original sob uma camada de tinta azul que o Drue tinha aplicado para usá-las em sua Kombi Barndoor antiga; mas com um pouco de suor e algum solvente, Ben recuperou a pintura original. Infelizmente a segunda porta tinha alguma massa e menos área com a pintura original do que a primeira, mas a porta era realmente muito bonita e a questão de sua pintura podia ser corrigida depois (vídeo sem som, 5 fotos, 0:28).
No vídeo que segue as fotos mostrando que também nos cantos acabaram sendo usadas chapas de reposição lisas, dando um acabamento melhor. Os trabalhos chegaram na traseira da Kombi, contemplando o compartimento do motor. Foi dado um trato nas soldas melhorando seu acabamento, e foram conferidas as folgas das portas (vídeo sem som, 8 fotos, 0:46).
Com o “Regna ’54 Bus” na giga rotatória dá para ver a qualidade do acabamento na sua parte inferior (vídeo sem som, 8 fotos, 0:46).
A Kombi foi baixada da giga rotativa, colocada num reboque e levada da oficina do antigo funileiro para a casa do Ben (vídeo sem som, 4 fotos, 0:23).
Ben trouxe o “Regna ’57 Bus” de volta dos antigos funileiros no segundo semestre de 2017. O fato é que estes funileiros, que haviam tratado da maior parte dos serviços do Ben nos cinco anos anteriores, começaram a falhar com seus compromissos.
O “Regna ’54 Bus” foi retirado já conformado como uma Kombi, mas muito trabalho de funilaria de acabamento ainda não tinha sido terminado, a tal ponto que o Ben acabou ficando desiludido com o projeto; acabou colocando a Kombi no fundo de seu galpão para tentar esquecê-lo.
É neste momento que os bons amigos do Ben, Ollie e Ben, entraram em cena. Eles têm uma oficina especializada em Volkswagens perto da casa do Ben em Dorset. É a “Beetle Magic” que já existe há anos, e tem uma forte base de clientes, estando sempre bastante ocupada. Ollie e Ben, na verdade, já estavam tratando do cabriolé ’58 da esposa do Ben no final de 2017. O Fusca oval com volante de direção no lado direito do Ben, que está em restauração há um bom tempo, também estava na “Beetle Magic”. Nesta altura Ben comentou: “Apesar disso, os dois conseguiram me convencer de que o “Regna ’54 Bus” precisava sair do meu galpão e ir para o deles para um “empurrãozinho”. Finalmente foi isto que acabou acontecendo.
Enquanto Ollie, da “Beetle Magic”, fazia o seu trabalho com o funileiro, Ben, que mantinha a intenção de manter componentes com sua antiga pintura original, decidiu limpar as portas da cabine para ver o que é que tinha que ser feito com elas (vídeo sem som, 5 fotos, 0:28).
Ben já tinha decidido que esta não seria uma Kombi com a suspensão na sua altura original, ela seria um pouco rebaixada. Eles fizeram algumas experiências com tinta à base de celulose nos painéis laterais. Eles também decidiram jatear e detalhar um jogo de rodas com furação original que o Ben tinha comprado já pensando na “Regna ’54 Bus”. Ai já deu para começar a ter uma ideia de como esta Kombi iria eventualmente ser… (vídeo sem som, 5 fotos, 0:28).
A Kombi parece bacana nessas fotos, mas na verdade este foi um momento de coçar a cabeça de tanta indecisão; qual caminho a seguir depois? Algumas das portas com pintura original apresentaram as queimaduras do sol da Califórnia, enquanto que o marrom da castanha do teto apresentava uma queimadura mais sueca. O problema era como encontrar uma mistura da tinta de modo a harmonizar a cor com todas as superfícies da Kombi?
Neste ponto o Ben comentou que: “Ollie sempre sugeriu que o ônibus ficaria bem com a parte de baixo repintada, e, eventualmente, sua ideia venceu naquele dia. “Eu não sou de alterar a pintura da Kombi com pátina falsificada. Sim, um pouco de mistura pode vir a ser necessário, mas eu não queria um ônibus com pintura visivelmente falsificada e então decidimos repintar a parte inferior, construindo as camadas de tinta para incluir o tom “azul-acinzentado” do primer que era usado em Wolfsburg, para que qualquer arranhão futuro fosse resolvido adicionando uma tonalidade para envelhecer a tinta acertando o tom com o resto da pintura.”
Essa mudança de direção também teve a grande vantagem de que as portas do salão que tinham sido adquiridas para o projeto pudessem ser substituídas pelas portas originais pertencentes ao teto do “Regna ’54 Bus”, embora estas tivessem que ser consertadas para completar suas partes de baixo que tinham sido cortadas. E lá foram elas para o Mark Spicer, da Kempes e Kohlruss, outro amigo do Ben; e quando voltaram elas estavam inteiras novamente! O Mark usou outra Kombi (no caso com volante do lado esquerdo) para servir de gabarito no enxerto das partes faltantes das portas originais do “Regna ’54 Bus”, como se pode ver nas fotos abaixo (vídeo sem som, 3 fotos, 0:17):
No que Ben comentou: “Um monte de trabalho desnecessário? Talvez, mas eu decidi, no começo, manter toda e qualquer originalidade que pudesse neste projeto, e salvar as portas é apenas mais um passo na direção certa. Ao tomar as medidas adicionais de adquirir uma estrutura de uma Kombi 1954 com volante no lado direito, coerente com o “Regna ’54 Bus”, ou reconstruir as portas originais, tenho certeza de que essa Kombi é a mais original possível, e provavelmente muito mais do que muitos Volkswagens Veteranos que andam por aí hoje em dia.”
O problema era que cada uma das quatro portas de substituição tinha um tipo diferente de desbotamento/pátina, incluindo a maneira pela qual elas tinham sido afetadas pela ação do sol. Usar as portas do salão originais significava que todo o marrom-castanho da parte superior voltava a combinar como um todo; e eles, finalmente, acabaram decidindo usar uma nova cera de vedação na metade inferior que parecia dar um resultado melhor. Confira nas fotos abaixo (vídeo sem som, 5 fotos, 0:28).
Falando sobre as modificações que o Ben iria fazer em seu “Regna ’54 Bus” ele disse: “Meu último par de restaurações, o QS – Quality Sound e o Tocksfors, foram Kombis com altura standard. Desta vez, nós imaginamos fazer algo mais na linha da minha antiga Kombi “A1 mobile Locksmith”, e assim a suspensão foi rebaixada em 4″ (10,16 cm), com os suportes dos amortecedores estendidos, coluna de direção modificada e caixa de direção elevada. Foram adaptados freios a disco” (vídeo sem som, 5 fotos, 0:28).
E o raro e lindo painel original volta a seu lugar na Kombi recém-pintada. E as portas do salão originais são recolocadas (vídeo sem som, 4 fotos, 0:23).
E finalmente, a parte traseira da Kombi. É muito difícil fazer as adaptações no conjunto motor sem alterar a lataria. Mas Ben queria que todos os componentes fossem aparafusados usando as previsões originais para os componentes.
Ele acabou selecionando uma caixa de câmbio de Fusca reconstruída e reforçada com uma 4a mais longa, construída por Tom Gotta da WheelerDealer (o Tom Gotta tem a Kombi Barndoor mais rápida do mundo). Foram instalados tambores de freio de Tipo 3.
Agora a Kombi é empurrada pelo velho motor 1.776-cm³ da Kombi “A1 Mobile Locksmiths” dele, totalmente reconstruído pela oficina Beetle Magic, com dupla carburação Weber 40 e um escapamnto de de inox tipo “Vintage Speed”. Também foi acrescentado um radiador de óleo externo, para aumentar a confiabilidade do motor; foram acrescentados alguns instrumentos ao painel para ficar de olho nas coisas (vídeo sem som, 4 fotos, 0:23):
Algumas fotos do interior sendo pintadas e os para-choques e frisos colocados, e o trabalho de acabamento continua. Mas observe que nas últimas fotos, finalmente depois de muito trabalho, ela passou pela vistoria e já está lacrada e recebeu suas placas novas! (vídeo sem som, 7 fotos, 0:40):
A caminho do tapeceiro para tratar do teto solar e do acabamento de tapeçaria no interior da Komb::
Voltando do tapeceiro a “Regna ’54 Bus” está pronto depois de anos de pesquisa e trabalho; aqui as suas fotos já devidamente pronto.
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Ben Laughton, quem é
Ele contou um resumo de sua biografia como segue:
Nascido na Inglaterra em 1976, tenho interesse em carros desde tenra idade, e mais especificamente em Volkswagens, desde a minha adolescência.
Meu primeiro carro foi na verdade um projeto de restauração, uma Kombi Tipo 2 de 1976 “Bay Window”, isto na idade de 16 anos, um ano antes de você poder dirigir em estradas no Reino Unido. Este foi seguido pelo meu primeiro projeto, um Fusca, e logo depois outro.
Depois de me formar na Universidade como Engenheiro Civil em 1999, e após um período de viagens pelo mundo com minha nova esposa, (nos conhecemos na Universidade e nos casamos logo depois … estamos comemorando 20 anos de casamento este ano!), eu voltei a me interessar seriamente em Volkswagens e comecei a restaurar Kombis Tipo 2 como passa-tempo. Eu tive algumas “Bay Window” (Tipo2), mas as Corujinhas foram em quantidade maior e eu me tornei muito rapidamente interessado nas primeiras Kombis … as Kombis Barndoor de 1950 a 1955.
Eu tive muitas Kombis ao longo dos anos, resgatando Kombis de tão longe como Áustria, Alemanha, França, EUA, Canadá, Suíça e Suécia. Encontrar e salvar mais e mais desses carros antigos é como um vício.
Às vezes eu os vendo para outros entusiastas, mas eu tento trabalhar neles e restaurá-los, colocando-os de volta na estrada, muitas vezes mantendo a pátina/pintura antiga porque eu amo a história por detrás desses veículos antigos.
Eu amo o cenário VW por seus aspectos sociais e agora tenho amigos pelo mundo inteiro e costumo encontrá-los em eventos nos quais tento participar de tempos em tempos, frequentemente quando estou “resgatando” uma Kombi antiga.
Da Suécia eu tive a maior sorte de trazer de uma floresta para casa uma Kombi muito rara de 1952, e outra de um pântano onde estava desde 1962! Eu também consegui resgatar este raro Barndoor Deluxe (o “Regna ’54 Bus”) e passei muitos anos rastreando a identidade e reconstruindo-a, como você sabe.
Obrigado por suas mensagens, seu apoio e seu entusiasmo. É muito bom saber que as pessoas estão interessadas no que faço.
Tudo de bom
Ben
Alguns exemplos de Kombis resgatadas pelo Ben
A Kombi Furgão de janeiro de 1951, foi uma Kombi entregue na Bélgica que foi descoberta na década de 1990 na Grécia. Foi trazida para o Reino Unido e Ben finalmente conseguiu comprá-la e restaurá-la com muito carinho. Ele finalmente a vendeu para o nosso amigo comum Bob van Heyst, da BBT, na Bélgica, e agora faz parte de coleção particular dele.
A Kombi Standard de agosto de 1951 foi encontrada na Suécia, onde estava sendo usada como um carro doador para outro projeto. Ben comentou, “Eu a salvei e trouxe para casa, onde eu restaurei. Foi o primeiro projeto realmente grande, ruim, louco, que eu construí e fiz muitos amigos na Suécia através desta Kombi. Ela agora, na verdade, mora na Suécia depois que eu finalmente a vendi!”
A Kombi furgão de fevereiro de 1952 foi resgatada por Ben de uma floresta na Suécia. É a mais antiga Kombi com volante de direção no lado direito que se conhece no mundo, mas ela estava em péssimas condições. O Ben a trouxe para casa e a reconstruiu. A foto dele no que tinha restado desta Kombi é de um dia muito louco quando ele a resgatou com um amigo tendo dirigido todo o caminho para a Suécia depois de ter visto uma foto dela na internet.
Na verdade, ele nem sabia se poderia comprar esta Kombi até o momento em que chegou na casa dos donos dela! Depois ele também resgatou a segunda Kombi com volante no lado direito mais antiga, também da Suécia, e que foi originalmente construída no mesmo dia!
A Kombi Deluxe de agosto de 1954 veio dos EUA. Foi cortada em 1980 depois de um pequeno acidente, mas o Ben rastreou todas as partes antigas e a reconstruiu depois de tê-la recomprado em 2011. Ela a dirigiu por toda a Europa incluindo o megaevento de Hessisch-Oldendorf na Alemanha. Esta é a Kombi QS Quality Sound, sobre a qual falamos na matéria.
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Acho que a gente tem que tomar um fôlego ao chegar no fim desta matéria, mais ainda vendo estes exemplos de outros salvamentos que o Ben realizou. São coisa difíceis de se imaginar, mas é muito bom que haja pessoas que se divertem fazendo este tipo de salvamento de Velhas Senhoras.
Mas eu devo confessar que fiquei meio aturdido ao ver o fim do resgate do “Regna ’54 Bus”. Na verdade, eu achei que faltou um pouco de coerência ao Ben, Se, de um lado, ele batalhou bravamente para deixar esta Kombi a mais original possível, de outroele jogou este esforço fora a transformando-a em “Vintage Speed”. Rebaixada, com um motor preparado, escapamento esportivo roncador! Vai entender…
Nesta matéria tivemos 27 fotos “fixas” e quem assistiu a todos os vídeos acabou vendo mais 97 fotos em 17 vídeos que foram elaborados e carregados no YouTube especialmente para esta matéria. Portanto o total de fotos desta matéria é de 124! Com isto está sendo apresentada uma detalhada visão dos trabalhos que foram feitos nesta Kombi.
Navegador interno: Parte 1
AG
Reitero o meu agradecimento a Ben Laughton pelo apoio que deu para esta matéria; para a qual fiz pesquisas em sites como, The Samba, Wikipedia, Google Maps, etc.
O Ben liberou para mim o material que ele havia postado no site The Samba, além de responder perguntas específicas que lhe fiz por e-mail.
Ficamos em contato, o Ben e eu, até praticamente o fechamento da edição desta matéria; ele estava novamente de férias na Califórnia.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br ?para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
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