O Velocipede Motorizado Benz surgiu há 125 anos, em abril de 1894, um veículo pequeno e leve (280 kg) com motor monocilindro horizontal de 1,5 cv que é também o primeiro automóvel pequeno da história. Uma das mais importantes inovações do veículo de quatro rodas, também chamado de Velo Benz, é o sistema de direção biarticulado, como são todos hoje — cada roda dianteira com seu eixo de esterçamento — desenvolvido por Carl Benz. Ele requereu patente para sua solução de engenharia em 28 de fevereiro de 1893, que foi concedida pouco depois como patente DRP 73 515. O primeiro sistema de direção biarticulado se tornou uma realidade física naquele mesmo ano nos modelos Victoria e Vis-à-Vis, maiores que o Velo de 1894.
A Benz & Cie. colocou o novo modelo na primeira página do catálogo impresso em abril de 1894 de modo a fazer parte da campanha de lançamento do Velo. A rica apresentação levou ao exitoso começo do novo carro e nos anos adiante o modelo Velo Comfortable (a partir de 1894) derivou dele. De 1894 a 1902 foram produzidas aproximadamente 1.200 unidades com motores de 1,5 cv a 3,5 cv. Isto, por sua vez, fez dessa família o primeiro carro de produção em massa do mundo. O pequeno carro foi vendido na Alemanha e no exterior.
Numa entrevista ao jornal “Allgemeine Automobil-Zeitung” (AAZ) em 1909, Carl Benz, o inventor do carro, de Mannheim, sumariza: “Este veículo era literalmente arrancado das nossas mãos. O que era feito era vendido imediatamente.”
Duas, três e quatro rodas
O Velocipede Motorizado Benz, foi lançado em 1894 com quatro rodas com o moderno sistema de direção biarticulado. Sua velocidade máxima era de 20 km/h, e sua transmissão por correia plana de dois estágios permitia ao carro superar rampas de até 10%. Equipado com iluminação do tipo “lanternas”, seu preço de venda era 2.000 marcos.
À medida que o compacto carro era desenvolvido, veículos de duas e três rodas também foram impactantes. A bicicleta de duas rodas — também chamada de velocípede, “pés rápidos” em latim para descrever o “trem motriz” que utiliza força muscular gerada pelas pernas — emprestou seu nome ao primeiro carro de produção em série do mundo. Isso também reflete o entusiasmo de Carl Benz pela bicicleta e a tecnologia que ela encerra. Já em 1867, aquele que seria o pioneiro do automóvel comprou uma bicicleta com rodas de madeira e cinta de rodagem de aço saiu em longas expedições pelo país.
O veículo de três rodas ao longo da época da evolução do Velo Benz era um protótipo construído no começo dos anos 1890. O Velo é reminiscente do Patent Motorwagen de Benz de 1886. Foi o primeiro carro da história com duas rodas atrás e uma, esterçante, na frente,
Mais desenvolvimento contínuo
Durante os oito anos de produção, a família do Velo Benz e o posterior modelo Velo Comfortable foram continuamente ainda mais desenvolvidos. O catálogo de 1898, por exemplo, apresenta um Velo Benz com um motor mais potente (2,75 cv) oferecido por 200 marcos extras. Um para-sol de para-brisa era outro opcional que custava 100 marcos. O peso do Velo subiu para 320 kg.
O mesmo catálogo do início de 1898 também apresentou o Velo Comfortable como versão de luxo do Velo. O motor de maior potência vinha de série, e o preço de venda do modelo “altamente recomendado” era de 2.500 marcos. Itens do modelo incluíam um banco inteiriço ricamente estofado para o motorista e passageiro dianteiro e um banco infantil montado em direção oposta à de marcha. Cintas pneumáticas — pneus — também podiam ser pedidos como opcional por 350 marcos.. A partir de 1899 ambos os modelos tinham, de série, câmbio de três marchas.
Em outubro daquele ano a Benz & Cie. simplificou a designação dos dois modelos, agora chamados de Velocípede e de Comfortable, dotados de série de motor monocilindro de 3 cv. O Velocípede custava 2.500 marcos e o Comfortable, 2.800 marcos. No catálogo de Benz de janeiro de 1901 já não havia mais o Velocipede, ficando apenas o Comfortable. No último ano de produção, 1902, o motor havia passado para 4,5 cv e era capaz de levar o Comfortable a 35 km/h, segundo o catálogo..
Isso efetivamente encerra a história de sucesso do Velo Benz e do Benz Comfortable. As cerca de 1.200 unidades do primeiro carro de produção em massa do mundo foram vendidas principalmente na Alemanha, Inglaterra e França. Com isso, esses carros compactos assumiram uma posição-chave no desenvolvimento de tecnologias de produção em massa alavancadas por uma indústria automobilística globalmente disseminada.
AE/BS