Faltava-me competir no rali de regularidade promovido pelo Jan Balder e resolvi participar desta vez. Usei a “receita AE”, carro de 1 litro para poder andar rápido e, ao mesmo tempo, ficar próximo do tempo de volta ideal “sem precisar aliviar”. O direto de prova Jan Balder estabeleceu tempo de volta ideal 2min37s.
O carro escolhido foi o Renault Kwid Outsider, versão lançada recentemente. Para tanto solicitei um à Renault especificamente para esse evento, uma vez que carros de teste não podem ser utilizados em nenhum tipo de competição por fugir da finalidade. Inclusive, se um carro de teste se acidentar numa competição não há cobertura de seguro.
Anteriormente carros Renault haviam participado conosco, com o Arnaldo Keller pilotando, um Sandero R.S. Racing Spirit e um Logan Expression 1-litro de 3 cilindros.
Neste rali, o Kwid estava abastecido com gasolina (66 cv nesse caso) e, por experiência, calibrei os pneus dianteiros com 38 lb/pol² e os traseiros, com 33 lb/´pol². Antes da prova tirei o estepe, macaco e ferramentas, alívio de cerca de 15 kg.
O Kwid Outsider foi muito bem, com destaque para o freio atualizado (em toda a linha) que consistiu de discos ventilados, pinças e cilindro-mestre com pistões de maior diâmetro, e câmara de vácuo maior. O freio sempre foi o mesmo da primeira à última das 17 voltas, sem nenhum sinal de fading. O punta-tacco é fácil, você verá no vídeo que minha perna direita quase não mexe.
Mesmo com sua elevada altura de rodagem, 180 mm de distância mínima do solo, não houve nenhuma dificuldade nas curvas e, surpreendentemente, sem patinagem da roda interna, evidência que o carro não foi apenas levantado, mas projetado para essa altura. Nas várias fotos feita pelo amigo Edison Guerra Sr, a roda traseira interna à curva sai do solo.
Durante a prova um Porsche 911 teve incêndio no motor e ficamos algumas voltas com intervenção do carro de segurança, que foram eliminadas do vídeo na edição.
Foi uma boa experiência, deu para divertir e houve um incidente que foi captado por uma das três câmeras colocadas no Kwid e poderá ser visto “de camarote”. Cheguei em 6º da minha categoria, carros Modernos, produzidos de 2000 em diante. Minhas melhores voltas foram em 2min35s.
No vídeo comento como um Celta preto que me passou era rápido, Depois da prova conversei com o dono para saber que o motor era 2-litros!
Leitor ou leitora autoentusiasta: faça esporte com o seu carro, participe do rali com ele. A diversão é garantida.
Assista ao vídeo:
BS