Na matéria anterior, falei sobre o 33º Festival Volkswagen Anual de Michigan, nos Estados Unidos, e o leitor “RoadV8Runner” comentou: “Acredito que o Fusca e derivados sejam os únicos carros em todo o mundo que tenham encontros em qualquer parte do planeta!”. Eu concordo que há eventos destes em muitos países. Seguindo nesta linha, esta matéria irá apresentar uma das muitas comemorações em torno do Fusca e de seus derivados que são rotineiramente realizadas no Japão; pais que está no outro lado da mundo em relação ao Brasil.
Para tanto, contei com a ajuda de um amigo japonês de longa data, cujo nome correto é Atsushi Nobusawa; sendo que seu apelido é Nobusan — formado por Nobu+San= Nobusan, onde San quer dizer senhor. Ele também leu a matéria sobre o encontro de Michigan, mas em sua versão em inglês, e enviou uma foto de um evento recente de seu clube.; Entrei em contato com ele que se prontificou a fornecer os dados da caravana e outros
O Andrew Ng já colaborou com esta coluna com o material para a matéria “Volkswagen Oktoberfest 2017 em Hong Kong” e, muitos anos atrás, foi um dos contatos que fiz em busca de sugestões para o estabelecimento do Dia Mundial do Fusca — num trabalho que envolveu Fuscamaniacos dos quatro cantos do planeta.
A 34ª Caravana Anual Caluizawa
A Caravana Caluizawa de 2019 ocorreu no dia 26 de maio, por coincidência a data do lançamento da pedra fundamental da fábrica Volkswagen na ainda vila de Fallersleben, na Alemanha, em 1938. Mas antes de entrar nos seus detalhes desta caravana, vamos voltar um pouco no tempo para conhecer a sua história.
O “KdF Volkswagen Owners Club of Japan” foi fundado em 1979 na localidade Prefeitura de Gunma, e agora ele é um clube de abrangência nacional. Naquele ano ocorreu um pico de Fuscas, no Japão.
Em 1984 o clube alugou uma pequena pista de kart e organizou uma gincana somente para veículos Volkswagen; o nome deste evento era “Hot Bug” e ele foi realizado até 2009.
Na primavera de 1986, três membros do clube leram na revista Hot VWs uma matéria sobre uma “California Caravan”. E isto deu ao clube a ideia de realizar um evento semelhante cujo nome foi formado da junção das palavras “Califórnia” e “Karuizawa”, resultando em “Caluizawa Caravan”; onde “Karuizawa” é um famoso resort de verão no Japão.
Naquela ocasião, 54 Volkswagens foram de Maebashi City, na Prefeitura de Gunma, para Karuizawa. Esse foi o começo. Em 1992, um total de 321 Volkswagens participaram, e esta foi a maior contagem jamais registrada neste evento.
Em 2019, 35 Volkswagens se inscreveram para o evento.
De início o comboio seguiu pela Rota 17, que neste trecho tem três faixas. Os carros chegaram a ocupar todas. Então a caravana seguiu pela Rota 18 onde foi feita uma pausa na área de estacionamento. Infelizmente, um dos participantes quebrou e teve que deixar o comboio.
Abaixo o mapa com o roteiro da caravana de 2019, mas como este mapa é muito detalhado eu fiz o upload de uma versão em alta resolução que permite uma visualização melhor de seus detalhes em seu computador — para acessá-lo clique aqui:
Os participantes voltaram a seguir pela Rota 18 para entrar na antiga Rota 18. A partir de agora eles estavam próximos do pico Usui.
Em frente à montanha, a área circundante é coberta por belas áreas verdes.
O comboio recomeçou e subiu a montanha na velha estrada sinuosa. Passaram por um túnel verde.
Mais adiante avistaram os arcos em tijolos de uma antiga linha férrea.
Quando chegaram ao pico, fizeram outra parada. A pequena área de estacionamento ficou cheia de Volkswagens, uma bela vista.
Dali eles chegaram à Karuizawa. Da estação de Karuizawa, eles atravessaram a parte velha da cidade. Os carros passam pela rua comercial e percorrem a área da vila. Cruzaram com muitos turistas, muitos dos quais ficaram surpresos com tantos Volkswagens antigos passando por lá.
Em seguida, o comboio chegou a “Naka (central) -Karuizawa”.
Lá existe uma fonte termal chamada “Resort Hoshino”. Quando a caravana passou pela área de fonte termal, chegaram à estrada sinuosa que leva até o pico da “Mine no Chaya (casa de chá no pico)”, que fica perto do Monte Asama, que é um vulcão ativo.
Depois de recomeçar o caminho, em pouco tempo chegaram ao “Asama Ranch”. Onde, finalmente, foi feita a parada para o almoço.
Os participantes tiraram uma foto de grupo, almoçaram e desfrutaram do momento por cerca de uma hora.
A parte final do comboio foi seguindo uma estrada reta que sobe o Monte Asama. Dois Volkswagens se retiraram do comboio, mas 33 continuaram seguindo em grupo.
O Museu do Vulcão Asama foi o objetivo após cerca de 80 quilômetros. E o Atsushi finalizou: “Nós gostamos de fazer este passeio com muitos Volkswagens, e este foi das 8h30 às 15h00. Todos os participantes se divertiram muito e ficaram felizes.”
A programação do clube é intensa. No dia 9 de junho será realizada uma reunião na estância termal da cidade de Kitakata, na província de Fukushima. No dia 23 de junho será realizada a comemoração do Dia Mundial do Fusca num encontro na cidade de Maebashi, em Gunma. Já no dia 28 de julho o encontro será na cidade de Tamano, na Prefeitura de Okayama.
Neste ponto o Atsushi comentou orgulhoso: “Nosso clube dedicado aos Volkswagens se reúne e aproveita todos os meses. Há momentos Volkswagen felizes todos os meses!”
Atsushi Nobusan se apresenta
“Tenho 60 anos e sou um engenheiro de software de sistemas de computadores.
Eu gosto de carros desde criança, em especial de corridas de carros.
Tirei minha carteira de motorista em 1977 e, na época, eu dirigia o carro da minha tia. Era um Suzuki Fronte com motor de 360 cm³ arrefecido a ar, acho que era um modelo 1970. Em seguida, eu comprei um Toyota Corona Mark 2, ano 1970. Aí comprei um Honda Z arrefecido a ar com um motor de 360 cm³, ano 1971. Seu motor era muito esportivo e atingia 10.000 rpm!!
Em 1979, vi um Fusca 1500, ano1967. Inicialmente pensei que era um carro chato. No entanto, quando vi o carro em detalhes, tornou-se muito atraente para mim. Rodas grandes, motor misterioso arrefecido a ar, painel misterioso, e muito mais. Depois disso, encontrei outro Fusca e o comprei por 500.000 ienes; é um Fusca 1500 branco, ano 1969, que tenho até agora.
Como eu gosto de carros eu tive cerca de 30. E estes são o Volkswagens que eu tive: Tipo 2 Kombi 1967, Fusca 1965, outro Fusca 1965, Fusca 1300 1966, Golf 1 1979, Tipo 2 Kombi camping WESTFALIA 1966…
Em 1982, entrei para o clube de proprietários de Volkswagen; e, em 1984, eu me tornei presidente. Alguns eventos que eu criei no clube:
Em 1984 o VW GYMKHANA e o show de carros; e troca de peças (swap meet).
Em 1986 a “Caluizawa Caravan” – Caravana Caluizawa.
Em 1994 eu comecei o “Stock VW only Treffen” – Encontro somente de VW originais.
Agora eu gosto de Volkswagens originais. Mas eu também gosto de automobilismo,: corridas com Volkswagens em autódromo, e provas de arrancada com Volkswagens.
Meu filho mais moço tem um Fusca 1973, modelo VW 1303S, outro amarelo cabriolé, ano 1978, e um Porsche 924, ano 1979. Minha família tem cinco Fuscas e um Porsche, carros que nós estamos sempre usando e curtindo.
De 2000 a 2004, escrevi uma série de artigos sobre brinquedos VW de metal na revista “Street VWs“. Esses artigos mostraram parte da coleção de brinquedos do meu amigo Sr. Moriya, que é um famoso colecionador de brinquedos Volkswagen. Agora, sou colunista de uma revista ferroviária, escrevendo sobre uma ferrovia de bitola estreita.
A propósito, aprecio o saquê, o famoso vinho de arroz japonês.
Em 2003, meu filho mais velho, Takashi Nobusawa, comprou um VW1303S amarelo, ano 1973. No ano de 2004, ele e um amigo criaram uma editora e começaram a editar a revista Street VWs e a revista de carros neoclássicos chamada KOSOKUYUEN..
No mundo Volkswagen japonês de hoje em dia ele é mais famoso do que eu”
___________________________________________________________________________________
É realmente impressionante como o Fusca e seus parentes próximos conseguiram cativar milhões de pessoas por onde ele passou. A estes dois exemplos, Estados Unidos (Michigan) e Japão pretendo acrescentar mais alguns no futuro.
É curioso observar que no caso de Michigan os Volkswagens amealharam amantes da marca em pleno “território inimigo” já que aquele estado americano originalmente tinha muitas fábricas de automóveis. E no caso japonês o Fusca também está em “terreno inimigo” dada a acirrada concorrência de carros japoneses com o Fusca, em espacial nos EUA, concorrência esta que levou a Volkswagen a lançar o Super Beetle. Mas em ambos os casos o Fusca se estabeleceu nos corações de americanos e japoneses apesar de todos os pesares; o que é um feito excepcional!
Como despedida desta matéria, mais uma linda foto do Caluizawa Caravan de 2019, um lindo passeio na aprazível natureza do Japão
AG
Cabe aqui o agradecimento ao Atsushi Nobusan pela colaboração espontânea que resultou nesta matéria. As excelentes fotos do evento foram enviadas por ele.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.