O suve HR-V da Honda é acrescido da versão Touring, agora dotado do moderno, potente e eficiente motor 1,5-litro turbo a gasolina de 173 cv a 5.500 rpm que, além do recurso da superalimentação, passa a contar com injeção direta, comando de válvulas com fase variável na admissão e no escapamento, e válvula de alívio eletrônica do turbocompressor que regula a pressão de superalimentação em 1,1 bar, proporcionando assim um torque máximo linear de 22.4 m·kgf entre 1.700 e 5.500 rpm.
O HR-V Touring tem preço público sugerido de R$ 139.990, não tem opcionais e se junta às versões de motor 1,8-litro de aspiração atmosférica e 140/139 cv, a LX (R$ 94.400), a EX (R$ 101.700) e EXL R$ 111.900), todas já ano-modelo 2020 e exclusivamente com câmbio automático CVT já no ano-modelo 2019.
O câmbio automático CVT, com simulação de sete marchas.e dois modos de uso, “D”, modo normal, e “S,” esportivo, tem um bom casamento com o motor e é complementado pelas trocas de marchas sequenciais exclusivamente pela borboleta no volante.
Um dos principais equipamentos que estreiam nesta nova versão HR-V, e que são muito úteis no dia a dia de rodagem por cidades ou estradas, é o Honda LaneWatch, composto por uma câmera instalada no retrovisor direito. Ao acionar a seta para esse lado ou mesmo pressionando um botão na alavanca de seta, a imagem é projetada na tela da central multimídia. Amplia-se, assim, o campo visão do motorista do que é proporcionado pelo retrovisor, dando maior segurança nas conversões à direita, nas mudanças de faixa e ao estacionar, nesse caso evitando danos nas rodas no contato com o meio-fio.
No exterior, o emblema “Turbo” colocado na porta de carga e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam e identificam a versão Touring. Estes itens, associados ao teto solar panorâmico, trazem um ar de maior esportividade e elevam o grau de conforto do modelo.
Sete cores serão oferecidas para o modelo 2020, sendo que para as cores branco Estelar, cinza Barium e azul Cósmico existe a opção de acabamento interno na cor cinza claro em couro para os bancos, com detalhes na mesma cor nas laterais de porta, console central e painel de instrumento. O veículo avaliado apresentava essa nova configuração de cores e traz um ar de elegância e sofisticação ao veículo, além de realçar o espaço interno.
Este espaço, entretanto, é uma fração menor que a distância entre eixos de 2.610 mm sugere, como pode ser visto na foto do “passageiro” Bob Sharp no banco traseiro — nós dois participamos desse lançamento, o AE solicitou à Honda que eu fosse junto com o Bob para acompanhar um lançamento “do lado de cá do balcão”, já que eu só conhecia “o outro lado” nos meus 30 anos de General Motors.
O HR-V Touring é equipado com o sistema que permite o destravamento da porta sem o uso da chave, apenas encostando o dedo num ponto da maçaneta, e a partida do motor é por botão, que exige pressionar o pedal de freio mesmo a alavanca seletora estando em “P”.
A calibração específica de suspensão para adequar o HR-V Touring à nova potência do motor mostrou-se muito bem acertada nas condições avaliadas. O equilíbrio e balanço entre a dianteira e traseira é muito bom, estando muito bem ajustado para as condições das nossa vias. Segundo os engenheiros da Honda, foram modificados molas, amortecedores e a barra antirrolagem dianteira tem maior diâmetro. O resultado é um carro bem estável e com pouca rolagem da carroceria e sem apresentar um excessivo balanço lateral, mesmo quando submetido a velocidades mais altas, inclusive nas curvas..
Para complementar esse bom equilíbrio obtido com a suspensão do veículo, o sistema de direção eletroassistida proporciona esforço bem baixo em manobras e boa e progressiva redução da assistência com o aumento da velocidade, além de apresentar centro definido e perfeito retorno após as curvas. O modelo vem com controle de estabilidade e tração.
Complementado o bom trabalho de ajuste de suspensão e direção feito pelos engenheiros da Honda, o veículo é equipado com pneus 215/55R17V Michelin Primacy 3 da série green, que ajudam a não elevar demasiadamente o nível de aspereza e ruído de rodagem. Saliente-se que medida é a mesma das versões LX, EX e EXL
O HR-V Touring é oferecida apenas na versão a gasolina, e neste primeiro contato no trajeto São Paulo- Porto Feliz-Campinas-São Paulo, o consumo de combustível foi acima de 13 km/l, porém teremos que aguardar uma avaliação mais completa para confirmar a boa impressão que ficou neste quesito. A Honda ainda não divulgou o consumo de homologação segundo o padrão do Inmetro.
Em síntese, o HR-V Touring 2020 é um suve que tem tudo para agradar os admiradores desse tipo de veículo, traz elegância e sofisticação para a linha Honda, agora dando aquela pitada de esportividade e desempenho com o motor turbo.
GB
FICHA TÉCNICA HONDA HR-V TOURING 2020 | |
MOTOR | Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, comando no cabeçote acionado por corrente, variador de fase na admissão e escapamento, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.498 |
Diâmetro e curso (mm) | 73 x 89,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10.6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 173/5.5.00 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 22,4/1.700 a 5.500 |
Formação de mistura | Injeção direta |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Transeixo dianteiro automático CVT com 7 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pelas borboletas, tração dianteira |
Relações de transmissão (:1) | 2,645 a 0,405; ré 1,859 a 1,303 |
Espectro das relações (:1) | 6,530 |
Relação de diferencial (:1) | 5,048 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Voltas entre batentes | 2,8 |
Diâmetro do aro do volante (mm) | 370 |
Diâmetro mínimo de giro (m) | 10,6 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/293 |
Traseiros (Ø mm) | Disco/282 |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas (pol.) | Liga de alumínio, 7Jx17 |
Pneus | 215/55R17V |
CARROCERIA | Monobloco em aço, suve, subchassi dianteiro, quatro portas, cinco lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 393 (980 com encostos rebatidos) |
Tanque de combustível | 51 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.380 |
Capacidade de carga | 420 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.329 |
Largura sem espelhos | 1.772 |
Altura | 1.650 |
Distância entre eixos | 2.610 |
Bitola dianteira/traseira | 1.535/1.540 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10 (estimado) |
Velocidade máxima (km/h) | 200 (estimado) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 c/ rel. mais longa (km/h) | 59,7 |
Rotação a 120 km/h, idem (rpm) | 2.000 |
EQUIPA,MENTOS HONDA HR-V 1,5 TOURING 2020 |
SEGURANÇA |
Acionamento de todos os vidros um-toque com proteção antiesmagamento |
Acionamento elétrico por controle remoto das fechaduras das portas e vidros |
Ajuste de altura de ancoragem superior dos cintos dianteiros |
Alarme perimétrico e volumético |
Alerta de frenagem de emergência por acendimento piscante das luzes de freio |
Assistente de partida em aclives |
Aviso sonoro de cintos dianteiros desatados |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina |
Chave tipo canivete |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de segurança e apoio de cabeça para todos os ocupantes |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis |
Estrutura de deformação progressiva nas extremidades |
Freio de estacionamento eletromecânico com função de acionamento automático nas paradas |
Imobilizador de motor |
Imobilizador do acionamento elétricos dos vidros traseiros |
Terceira luz de freio |
Trava para crianças nas portas traseiras |
ITENS EXTERNOS |
Defletor de teto traseiro |
Antena de teto traseira |
Estrado (rack) de teto |
Luz de rodagem diurna e luzes traseira em LED |
Faróis de neblina |
Grade frontal cromada com acabamento em preto-piano |
Para-brisa com faixa degradê |
Maçanetas na cor do veículo |
Maçanetas traseiras embutidas na coluna |
Carcaça dos retrovisores esternos na cor do veículo |
Repetidoras de setas nos espelhos |
ITENS INTERNOS |
Acabamento em couro no console central, descansa-braço dianteiro e apoio de braço nas portas |
Console central com acabamento na área superior em preto-piano |
Painel e portas com revestimento macio |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
CONFORTO E TECNOLOGIA |
Acionamento interno mecânico da portinhola do bocal de abastecimento |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Apoio para o pé esquerdo do motorista |
Ar-condicionado automático digital com comandos por tela tátil |
Assistente mudança de faixa por câmera no espelho direito (LaneWatch) |
Bluetooth com comando de telefone no volante e comando de voz |
Câmera de ré multivisão com linhas-guia |
Computador de bordo multifunção no painel |
Console central elevado com porta-copos emborrachado |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Desembaçador do vidro traseiro |
Entradas USB, auxiliar P2 e tomada de 12 volts |
Iluminação interna dianteira individual |
Iluminação no porta-malas |
Limpador de para-brisa com funções intermitente e variável |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-objetos sob o descansa-braço dianteiro |
Porta-revistas no dorso dos encostos dos bancos dianteiros |
Rebatimento elétrico dos retrovisores com função de abaixar orientação no direito a ao dar ré |
Revestimento dos bancos em couro |
Sensor crepuscular |
Sistema de configuração de bancos Honda Magic Seat |
Sistema multimídia tátil com interface para smartphones Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM com 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Volante de direção revestido em couro com comandos de áudio e controle automático de velocidade de cruzeiro |