A Lexus, marca premium do fabricante japonês Toyota, decidiu oferecer em seu portfólio de produtos para o Brasil apenas modelos híbridos importados do Japão. Recentemente avaliei o CT 200h, modelo hatchback da marca. Ao todo são cinco modelos disponíveis (LS, CT, NX, ES e UX). Todos com motorização híbrida (gasolina + elétrica) com bateria recarregável a bordo e sem a necessidade de conectar a uma tomada para recarregá-la.
O UX 250h é o crossover compacto da marca que nos Estados Unidos é considerado um segmento de entrada, porém aqui no Brasil chega com um conteúdo reduzido em relação ao que é oferecido nos Estados Unidos. Por lá, em todas as versões do UX o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, o sistema de frenagem automática de emergência, faróis altos automáticos e alerta de saída de faixa são de séria em todas as versões de acabamento. Além de ter a opção de tração nas quatro rodas, mas que é indisponível no Brasil.
São oferecidas três versões de acabamento e conteúdo com preço a partir de R$ 173.490 na versão Dynamic, R$ 193.990 na versão Luxury, aqui avaliada, e R$ 214.490 na versão F-Sport (avaliado pelos Os Especialistas, grupo do qual o colunista do AE Fernando Calmon faz parte).
A sigla UX que nomeia este modelo é do inglês Urban Crossover, que para nós foi traduzido como Explorador Urbano Moderno. O objetivo da Lexus com o UX 250h é rivalizar com os modelos europeus BMW X2, Jaguar E-Pace e Volvo XC40.
Exterior
Apesar de já ter visto fotos do carro antes de vê-lo ao vivo, o primeiro contato com o carro surpreende no seu design exterior. Principalmente nas linhas das laterais, onde dois vincos praticamente paralelos marcam bem o estilo jovial e esportivo do veículo.
A grade dianteira tem o DNA Lexus em forma de carretel, complementada pelos faróis de LED de bom tamanho e ótimo desempenho. Elimina-se, assim, o formato característico de um para-choque.
Faróis de neblina são instalados na parte inferior do para-choque e no mesmo alojamento estão as luzes de auxilio em curvas, que acendem quando a direção é esterçada, melhorando a visibilidade no interno das curvas.
Na traseira, as lanternas envolventes preenchem toda a extensão da tampa do porta-malas. O conjunto ótico saliente à carroceria tem um formato em 3D bem arrojado, que complementa as linhas laterais do veículo. Esta lanterna traseira é composta por uma sequencia de 120 lâmpadas de LED que dão um visual único ao veículo.
A altura livre do solo de 160 mm, ângulo de entrada de 14 graus e saída 17 graus não credenciam este carro a ser categorizado como suve.
Aerodinâmica avançada
Na Fórmula 1 atual temos visto a asa dianteira, e por toda carenagem a instalação de inúmeros defletores de ar para melhorar o rendimento aerodinâmico dos bólidos. Os carros elétricos e híbridos fazem uso do mesmo tipo de recurso. Porém, enquanto na F-1 o objetivo é aumentar a forca vertical descendente (downforce) e aumentar a velocidade nas curvas, nos automóveis têm o objetivo de reduzir o arrasto aerodinâmico e, consequentemente, o consumo de energia.
Além dos recursos já consagrados de fundo do assoalho plano obtido através de painéis plásticos, no UX 250h identifiquei alguns elementos aerodinâmicos com perfil curvo simétrico, utilizado para suavizar o fluxo de ar e evitar turbulências. Esse tipo de perfil é encontrado no fechamento frontal, nos elementos de fechamento do assoalho e no para-choque traseiro, conforme mostrado nas fotos a seguir.
Defletores de ar também são largamente utilizados no UX 250h para melhorar e direcionar o fluxo de ar. Enquanto no CT 200h mostrei um defletor montado no braço inferior de controle da suspensão traseira, no UX 250h os engenheiros da Lexus optaram por um fechamento mais completo, evitando assim turbulências na região da suspensão traseira.
Em virtude do para-choque dianteiro ter um fechamento na sua região inferior, foram criados aberturas laterais em forma de duto para direcionar o fluxo de ar para os discos ventilados de freio dianteiro.
Até mesmo os elementos visuais externos foram adaptados para melhorar o fluxo de ar e consequentemente o rendimento energético do veículo. Nota-se que o desenho das lanternas traseiras e retrovisores externos foram otimizados para fluxo de ar e até a moldura da caixa de roda traseira apresenta um pequeno defletor na região posterior.
Com a aplicação de todas essas soluções aerodinâmicas o UX 250h possui um coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) 0,33, com área frontal de 2,38 m² e área frontal corrigida de 0,785 m². O comprimento total do UX 250h é de 4.495 mm com largura de 1.840 mm e altura 1.520 mm. Peso total do veículo em ordem de marcha é de 1.610 kg.
Interior
Todo esse estilo arrojado do exterior é complementado com um interior muito bem desenhado, com linhas envolventes entre painel de instrumentos e painéis de portas, dando um aspecto de continuidade entre os módulos.
O console central é suficientemente largo para acomodar diversos controles do veículo como alavanca seletora de câmbio, mouse pad de comando da central multimídia e carregador de celular sem fio, assim como itens de comodidade como porta-copos, comandos do rádio e um compartimento fechado onde a tampa é um ótimo apoio de braço. Mesmo com o tamanho do console o espaço para motorista e acompanhante não é comprometido.
Os bancos revestidos em couro são bem confortáveis, e possuem ajustes elétrico de altura, inclinação do encosto e distância, tanto no do motorista como no do passageiro dianteiro. Adicionalmente, o banco do motorista tem ajuste de pressão lombar. Ambos os bancos têm sistema de aquecimento e resfriamento com acionamento automático ou manual, à escolha do usuário, trazendo um conforto e comodidade adicionais.
O ajuste volante de direção em altura e distância também é elétrico, permitindo assim encontrar com facilidade a melhor posição para dirigir. O acesso e saída do banco dianteiro é facilitado, pois o volante movimenta-se para frente e para cima automaticamente ao desligar o carro, voltando à posição previamente ajustada na próxima vez que o carro for ligado.
A entrada e saída no banco traseiro é um pouco mais difícil devido o menor ângulo de abertura da porta. Da mesma maneira, o conforto no banco traseiro e espaço para as pernas na tradicional avaliação “eu atrás de mim” do AE, fica em situação limítrofe.
Apesar de o veículo não ter estepe, e levar apenas um kit de reparo no porta-malas, o volume do porta-malas é de apenas 234 litros, inferior a muitos hatchbacks que temos no mercado.
O painel de instrumentos é configurável podendo exibir velocidade em formato digital ou analógico. O mesmo acontece com o conta-giros, que pode ser exibido ou, se o motorista preferir, optar por um indicador de uso de energia. O painel de instrumentos tem uma área à esquerda que pode ser utilizada para apresentar várias informações da central multimídia, em formato reduzido.
A tela da central multimídia é de10,3 polegadas e, assim como o painel de instrumentos, também pode ser configurada de várias maneiras, de acordo com a vontade e gosto do motorista, para apresentar as informações que julgar serem mais relevantes. O navegador também é exibido nessa tela de alta definição.
Com a tela da central multimídia bem instalada no centro do painel e distante do motorista, a ela não é tátil. Para comandar a central foi instalado um mouse pad indexado no console central, ao lado da alavanca seletora de câmbio. Através desse dispositivo é possível navegar pelas diversas funções do rádio, GPS, computador de bordo, telefone, e demais configurações e informações do sistema. Fica a dica para a Lexus/Toyota: incorporar as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto nos seus veículos com urgência.
Dinâmica veicular e segurança
A suspensão dianteira independente McPherson com mola helicoidal e barra antirolagem, acompanhada de uma suspensão traseira independente multibraço com mola helicoidal e barra antirolagem, estão bem ajustadas para um compromisso de uso urbano e rodoviário. A movimentação da carroceria em ondulações de baixa frequência está com ajuste correto, porém os pneus tipo run flat (225/50RF18V – Dunlop SP Sports Maxx), que dispensam o uso de estepe, são mais duros e acabam prejudicando a absorção de impactos ao passar por trechos com muitos remendos de asfalto.
O sistema de direção eletroassistida apresenta esforço bem baixo na condição de manobras estáticas ou de baixa velocidade. No trânsito urbano das cidades em médias velocidades mantém um esforço bem confortável. E ao aumentar a velocidade em rodovias, nota-se a progressão de esforço e a definição de centro fica mais pronunciada.
A modulação do pedal de freio e a sensação de esforço versus desaceleração é muito boa e não notei grandes variações de sensibilidade entre a atuação do freio elétrico ou hidráulico. Existe uma integração muito boa, melhor do que havia sentido ao avaliar o CT 200h.
O freio a disco nas quatro rodas (ventilado na dianteira) possui ABS (obrigatório), distribuição eletrônica de força de frenagem e auxílio nas frenagens de emergência..
Diferentemente ao CT 200h, o UX 250h possui freio de estacionamento eletromecânico que tanto pode ser acionado automaticamente com a seleção do modo P no câmbio, como também pode ser ativado por um interruptor especifico no painel.
Há controle de estabilidade e tração e pode ser desativado por meio de um seletor no lado esquerdo do painel de instrumentos.
O sistema de segurança passiva do UX 250h é complementado por oito bolsas infláveis, sendo duas frontais obrigatórias, duas laterais dianteiras, duas de cortina e duas de joelho para motorista e passageiro dianteiro. Sistema de engate Isofix para bancos infantis são disponíveis com três pontos de fixação no banco traseiro.
Sistema híbrido
A integração do motor a combustão com o motor elétrico é muito boa e permite acelerações rápidas e retomadas de velocidade empolgantes. A potência máxima combinada é de 181 cv, sendo 145 cv a 6.000 rpm e 18,8 m·kgf do motor de combustão a gasolina e do motor elétrico de 107 cv e 20,2 m·kgf. Isso significa que 20,2 m·kgf de torque estão sempre disponíveis ao pé do motorista..
O novo câmbio automático CVT, que simula 6 marchas, utilizado no UX 250h possui um par de engrenagens para ajudar nas arrancadas. Este mesmo conceito estará presente na nova geração do Corolla prevista para lançamento em setembro.
A arquitetura híbrida, que já expliquei no teste do CT 200h, é idêntica no UX 250h, onde um motor a combustão, um gerador elétrico e um motor elétrico são conectados por uma caixa de transferência de potência ao câmbio CVT. Toda comutação elétrica de energia de tração ou de frenagem é comandada por uma central elétrica de menores dimensões no UX 250h.
A alavanca seletora de marchas do UX 250h não possui a posição “B” (Brake=freio) como visto no CT 200h ou no Nissan Leaf, porém nota-se que na posição “S” (Sport) a atuação do freio-motor é bem efetiva, portanto essa deve ser a posição a ser utilizada para descida de serra, selecionando a marcha mais indicada para a velocidade do veículo.
Motores e bateria
O motor a combustão de aspiração atmosférica é um 4-cilindros de 1.987 cm³ com duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento, 16 válvulas, bloco, cabeçote e cárter estrutural em alumínio, e injeção no duto. O motor elétrico está posicionado na dianteira junto com o motor a combustão transversal, juntamente com o câmbio CVT; a tração é dianteira.
A bateria de 1,3 kW·h está instalada sob o assento do banco traseiro, e como este tipo de bateria não requer nenhum tipo de manutenção periódica, não tem um acesso fácil. Somente com a carga da bateria, no modo de condução EV (puramente elétrico), é possível conduzir o carro por 4~5 km em velocidades de até 40 km/h. A recarga da bateria ocorre pelo gerador elétrico ao soltar o acelerador ou ao frear..
Conforto, comodidade e consumo
Dirigir o UX250h no dia a dia de nossas cidades é muito agradável. O nível de ruído interno é baixo. Os vidros das janelas das portas dianteiras são laminados de 5 mm de espessura, o que certamente contribui para o nível de ruído interno. Os traseiros são temperados de 3 mm. Apesar do conforto do comando elétrico das janelas incorporar a tecnologia de um toque para subir e descer, ao trancar o carro os vidros não fecham automaticamente.
O nível de vibração também é muito baixo em todas as faixas de utilização do veículo. É difícil identificar quando o motor a combustão está em funcionamento, sendo necessário recorrer à tela de animação na central multimídia ou no painel de instrumentos para visualizar a origem da energia para as rodas.
A ativação do carro é feita através de um botão no painel e a chave do carro é do tipo presencial. Ao aproximar a mão da maçaneta, uma luz de cortesia ilumina a maçaneta.
Durante os oito dias de avaliação o consumo acumulado foi de 14,8 km/l na condição cidade/estrada, tendo trafegado 60% do tempo no modo ECO. Há outros dois modos de condução: Normal e Sport. Que foram igualmente avaliados para sentir as diferenças de condução. O modo Normal não tem muita diferença para o modo ECO, já no modo Sport é sensível a mudança na curva de resposta do pedal do acelerador, que fica mais responsivo.
O consumo homologado junto ao Inmetro é de 16,7 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada o que gera uma autonomia de 718/632 km respectivamente. Nada mau para um carro a gasolina com este grau de sofisticação e com tanque de 43 litros. A velocidade máxima declarada é 177 km/h e o 0-100 km/h, 8,4 s.
O sistema de Brake Hold é outro item de comodidade que agrada, pois quando ativado e ao parar em um semáforo, por exemplo, não é necessário manter o pedal de freio pressionado (mas a luz de freio fica acesa).. Basta parar o carro e esperar o trânsito andar e ao primeiro toque no acelerador o sistema “solta” o carro.
O ar-condicionado tem controle eletrônico de temperatura e duas zonas de ajustes na frente, com saídas para o banco traseiro pello console central.
Duas tomadas de conexão USB estão localizadas dentro do compartimento do console central, onde foi deixado uma saída para o cabo do celular. Tomada 12 V também está disponível no console central ao lado do carregador de celular sem fio e outra no interior do porta-malas, facilitando assim a utilização do compressor elétrico do kit de reparo de pneu.
Conclusão
O Lexus UX 250h é uma ótima opção para quem admira um carro do segmento suve ou crossover com ótimo acabamento e um estilo bem jovial. A isenção do rodízio de veículos na cidade de São Paulo, revisões com preço fixo e garantia de oito anos para os componentes do sistema híbrido são diferenciadores para quem está disposto a pagar mais de R$ 170 mil em um legítimo japonês. A garantia do veículo é de quatro anos ou 100 mil quilômetros.
Lembrando que quem fizer esta opção deve estar atento à rede de concessionárias Lexus ainda pequena, mas que deve crescer com o aumento gradativo do volume de vendas esperado.
GB
FICHA TÉCNICA LEXUS UX 250h | |
MOTOR A COMBUSTÃO | |
Descrição | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, cabeçote com duplo comando acionado por corrente com variação na admissão, injeção no duto, gasolina |
Diâmetro x curso (mm) | 80,5 x 97,6 |
Cilindrada (cm³) | 1.987 |
Taxa de compressão (:1) | 13 |
Potência máxima (cv/rpm,) | 145/6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm,) | 18,8/5.200 |
MOTOR ELÉTRICO | |
Potência máxima (cv/rpm) | 107/N.A. |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 20,2/N.A. |
POTÊNCIA E TORQUE COMBINADOS | |
Potência combinada máxima (cv/rpm) | 181/6.000 |
Torque combinado máximo (m·kgf/rpm) | 20,2/5.200 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático CVT, 6 marchas virtuais |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço em “L” mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor na coluna de direção, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,4 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Elétrico regenerativo complementado por hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassustência elétrica |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/N.A. |
Traseiros (Ø mm) | Disco sólido/N.A. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6,5Jx16 |
Pneus | 225/50RF18V |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.610 |
Carga máxima | 495 |
Peso máx. rebocável comsem freio (kg) | 750/750 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, crossover, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 |
Área frontal (m²) | 2,38 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,785 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.495 |
Largura sem/com espelhos | 1.840 |
Altura | 1.520 |
Distância entre eixos | 2.640 |
Bitola dianteira/traseira | 1.560 |
Distância mínima do solo | 160 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 234 |
Tanque de combustível | 43 |
Bateria (kW·h) | 1,3 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 177 |
CONSUMO INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l)) | 16,7 |
Estrada (km/l) | 14,7 |
Garantia | 4 anos ou 100 mil km, 8 anos p/ sistema híbrido |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE LEXUS UX 250h |
ESTILO |
Acabamento interno com revestimento de couro (detalhes do volante, manopla de transmissão, painel central, console central) e partes revestidas de material sintético (portas) |
Bancos com partes revestidas de couro ecológico premium |
Defletor traseiro |
Faróis de LED com ajuste automático de altura (+ lavador) |
Grade frontal em formato Mesh Type (colmeia) e detalhes de acabamento em Satin Bronze |
Lâmpadas traseiras de LED |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED em forma de L |
Maçanetas na cor do veículo |
Relógio analógico |
Soleiras de alumínio |
Teto solar elétrico com sistema antiesmagamento e acionamento um-toque |
Volante de três raios, multifuncional com funções de controle de áudio, voz, computador de bordo, telefone e controle de velocidade de cruzeiro |
CONFORTO E COMODIDADE |
Bancos traseiros bipartidos (60:40) e descansa-braços central |
Sistema Bluetooth (acesso pelo sistema multimídia Lexus) com microfone e amplificador |
Ar-condicionado dual bizona digital integrado frio e quente, sensor de umidade e sistema S-Flow (direcionamento automático do fluxo de ar para os bancos dianteiros com ocupantes) |
Banco do motorista com regulagem elétrica para 10 posições: ajuste de distância, altura, reclinação do encosto, inclinação do assento e ajuste lombar |
Banco do passageiro dianteiro com regulagem elétrica para 8 posições: ajuste de distância, altura, reclinação do encosto e inclinação do assento |
Bancos dianteiros com sistema de aquecimento |
Bancos dianteiros com sistema de ar-condicionado |
Carregador de celular sem fio |
Chave com comandos integrados (trava e destrava das portas e abertura do porta-malas) |
Computador de bordo com tela de TFT e funções de consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus e informações de áudio |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Controle touchpad para o sistema multimídia Lexus |
Descansa-braço dianteiro com porta-objetos |
Energização do veículo por botão |
Entrada para conexão USB dianteira (2) e traseira (2) e conexão auxiliar (Aux-in) (1) |
Espelho retrovisor interno antiofuscante (eletrocrômico) |
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica, sistema de aquecimento e indicador de direção de LED |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Ganchos de transporte traseiros (2) |
Limpador de para-brisa com temporizador de velocidade (+ sensor de chuva) |
Limpador do vidro traseiro (intermitente) |
Luz de leitura central dianteira sensível ao toque e iluminação central traseira para leitura |
Para-sol com espelho e iluminação integrada (2) |
Porta-luvas com iluminação interna e chave |
Porta-malas com abertura e fechamento elétrico e sistema de abertura mãos-livres (sensor por movimento embaixo do para-choque traseiro) |
Porta-malas com iluminação interna (2) e ganchos de fixação (6) |
Seleção de modo de condução (Eco, Normal, Sport e EV) |
Sistema de áudio com rádio AM/FM, MP3 e WMA + 4 alto-falantes + 3 tweeters + 1 subwoofer |
Sistema de espelhamento do smartphone via Wi-Fi (Miracast) com reprodução do som nos alto-falantes |
Sistema de luzes de boas-vindas (acendimento automático das maçanetas, luzes internas e luzes de cortesia por identificação de aproximação da chave do veículo) |
Sistema de navegação GPS (sistema multimídia Lexus) |
Sistema multimídia Lexus com tela de LCD de 10,3” com TV digital |
Smart Entry: sistema de destravamento das portas dianteiras e do porta-malas |
Vidros dianteiros laminados para isolamento acústico e proteção UV |
Vidros laterais dianteiros repelentes à água (hidrofóbicos) e com proteção UV |
Volante de direção com ajuste elétrico para altura e distância |
SEGURANÇA |
Apoio de cabeça para bancos traseiros (3) |
Aviso sonoro e luminoso para uso dos cintos de segurança dianteiros |
Bolsas infláveis de cortina (2 sistemas com duas bolsas cada) |
Bolsas infláveis de joelho (para motorista e passageiro dianteiro |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Bolsas infláveis laterais (2): |
Câmera de ré com guide monitor (sistema multimídia Lexus) |
Cintos de segurança dianteiros (2) de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de segurança traseiros (3) de três pontos com pré-tensionador |
Controle de estabilidade e tração, assistente ativo em curvas, e assistência de partida em aclives |
Desembaçador do vidro traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis no banco traseiro com dois pontos de ancoragem |
Faróis de neblina de LED + luzes de iluminação lateral em curvas |
Indicador de pressão dos pneus |
Kit de reparo para pneus tipo run flat |
Luzes traseiras de neblina de LED |
Portas traseiras com trava de segurança para crianças |
Sensores de estacionamento dianteiros (4) e traseiros (4) |
Sistema antifurto com aviso sonoro em caso de obstrução das portas, vidros, movimentação do veículo quando estacionado e sensor volumétrico |
Sistema de corte de combustível em colisões |
Sistema de travamento automático das quatro portas com sensor de velocidade |
Terceira luz de freio em LED |
Vidros elétricos nas quatro portas com sistema antiesmagamento |
(Atualizada em 24/08/19 às 9h00, correção de informação sobre tipo de tração)