Existe uma comunidade mundial que simplesmente adora as peruas. E nós aqui no AE nunca estivemos de fora desse grupo. As peruas, na grande maioria das vezes derivadas de sedãs, têm uma atratividade natural por várias razões.
A principal e mais óbvia é o espaço para bagagem. Além da amplitude do porta-malas, a grande porta traseira e a possibilidade de deitar o banco traseiro as tornam imbatíveis na organização da bagagem. Outro ponto interessante das peruas é que elas são menos formais que os sedãs, apresentando uma esportividade natural. Além disso, na maioria dos casos a sua dinâmica é um pouco melhor que nos sedãs devido a quarta coluna fechando a carroceria. Um misto de esportividade com versatilidade a um preço bem próximo dos sedãs as faziam muito atraentes aos entusiastas. E do ponto de vista de utilização, elas são imbatíveis em conforto para quem viaja no banco traseiro por se ficar consideravelmente mais protegido do sol do que num sedã devido ao teto longo.
Peruas para todos os gostos
Mas o fato é que ano a ano a preferência dos consumidores do mundo inteiro, ainda que com variações entre países, vem apontando na direção dos suves ou crossovers (suves leves derivados de carros de passeio). O conjunto de teto mais alto aumentando a sensação de espaço, suspensão elevada para facilitar o uso nos campos minados ou alagados nas enchentes, posição de dirigir mais alta facilitando a visibilidade, e comprimento mais contido acabou seduzindo os consumidores. Também não podemos negar que a qualidade dinâmica, um contraponto muito forte dos suves mais antigos, melhorou muito recentemente.
No entanto, mesmo assim continuamos apaixonados pelas peruas, ou wagons. E um dos brasileiros mais apaixonados que conhecemos resolveu fazer um movimento para a preservação dessa espécie. O Danilo Mottin, que mora Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba), criou o site e registrou a marca Save the Wagons em 2013 e desde então trabalha incansavelmente para manter a chama das peruas acesa.
Em 1º de dezembro de 2018 o Danilo veio de Quatro Barras especialmente para o nosso aniversário de 10 anos lá no Box 54 e trouxe a sua perua Monza Envemo. Agora foi a vez dele de fazer um grande encontro no mesmo lugar, e que tanto adoramos. No dia 10 de agosto ele reuniu ao redor de 400 apaixonados e apaixonadas por peruas que trouxeram suas paixões em um evento muito interessante a agradável.
Dessa vez ele trouxe a sua mais nova aquisição, uma perua Chevrolet Cavalier 1994, americana. Mas o ponto alto do encontro foi a surpresa que fizeram para ele levando a perua Audi S4 Avanti V-8 1993 que foi do chefe Ayrton Senna. Foi realmente muito emocionante para os participantes e principalmente para o Danilo.
Vejam no vídeo como foi o Encontro Nacional Save the Wagons 2019 através do vídeo captado e editado pelo Marcio Salvo e das fotos feitas pelo Fernando Silva.
PK