Em 2017 o amigo do AE Aldo D. Toledo Fusco, presidente do CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, nos convidou como participantes especiais a participar do Rali 100 Milhas aa Serra através do Alexander Gromow. Este me convidou e de prontidão eu aceitei! Participamos com um carro muito especial, o Fusca 1967 do Bird Clemente. Eu como piloto e o apreensivo Gromow como navegador. Foi uma experiência muito bacana e relatada em detalhes pelo Gromow em uma matéria especial de três partes.
Para relembrar as 100 Milhas da Serra 2017 com PK e AG:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Em 2018 fomos novamente convidados, mas compromissos pessoais impediram nossa participação. Uma pena.
E como o Aldo é uma pessoa muito bacana, nos convidou mais uma vez, agora em 2019, para a 9ª edição desse rali realizado no dia 18 de agosto e já se tornou um clássico. A ideia era invertermos as funções da nossa primeira participação, com o Gromow como piloto e eu como navegador. No entanto dessa vez o Gromow não pode participar e assim tive que encontrar um novo parceiro. E de quebra reassumir a posição de piloto.
Após algumas ligações o nosso amigo e parceiro Júlio César Quartarolo, da Automottivo, aceitou o convite. O Júlio é um grande autoentusiasta e tem um Honda Civic VTi 1995. Ficou amigo do AE após ter participado dos passeios AE e da nossa sessão Histórias do Leitores. Porém o VTi do Júlio não é qualificado a participar da prova, pois como se trata de um rali de antigos o requisito é que os carros tenham pelo menos 30 anos. Isso dá um charme especial à prova. Um ar de nostalgia que eu simplesmente adoro.
Bem, como eu não tenho um carro antigo (ainda) saí a procura e um carro elegível. Mais umas mensagens de WhatsApp pra cá e pra lá e eis que um outro amigo do AE, o leitor Ricardo Biasoli, ofereceu o seu incrível Gol GT 1986. O Ricardo também ficou amigo próximo do AE depois de participar de um dos passeios AE e também por ter seu carro em uma de nossas matérias especiais do AE Clássicos.
Parceiro e carro ok! Para completar a nossa participação faltava alguém para registrar tudo em vídeo. Essa foi fácil. Uma ligação: “Marcião, topa nos acompanhar em um rali na região de Taubaté para fazer o vídeo?”. Imediatamente veio um sim. O Marcião é o Márcio Salvo, nosso editor de vídeos, que também era um leitor assíduo e se aproximou do AE durante nossos encontros e passeios e nos prestigiando com os vídeos que ele produz.
Dupla formada, carro definido, inscrição feita! O vídeo mais abaixo mostra um pouco de como foi toda a experiência, mas vou fazer alguns comentários mais pessoais sobre esse acontecimento.
Após 11 anos de existência o AE fez muitos amigos, leitores assíduos, parceiros e uma comunidade de autoentusiastas com quem nos damos muitíssimo bem. Com quem trocamos experiências. Com quem nos entendemos através da paixão por carros. Vejam o exemplo desse rali: Aldo do CAAT convida AE. AE convida Júlio da Automottivo. Leitor Ricardo oferece a sua joia, o Gol GT. E o editor de vídeos se desdobra em um final de semana para registrar tudo. Sem dúvida, essa conexão é uma das coisas que mais gosto no AE.
O “golzinho” do Biasoli. Se vocês vissem o cuidado que o Ricardo Biasoli tem com o carro dele vocês entenderiam o nível de responsabilidade que eu tive e o nível de confiança dele no AE. E o interessante é que ele não demonstrou nenhum receio ou hesitação e emprestar o GT. Eu acredito que ele soubesse muito bem o quanto essa estilingada de aproximadamente 600 quilômetros faria bem para o carro. E faz mesmo. Pegamos o carro no sábado de manhã e devolvemos no domingo à noite. Nós, eu e o Júlio, chegamos cansados, mas o GT chegou com um sorriso de canto do capô!
A organização da prova é feita com muito profissionalismo e cuidado. Desde o briefing detalhado, o livro de bordo bem feito, a recepção, a camiseta oficial até a divulgação dos resultados, foi tudo perfeito. Mas eu simplesmente não consigo andar dentro da constância necessária para chegarmos nas primeiras posições de um rali de regularidade. Apesar do esforço do meu navegador novato, cometi erros de rota. Esses erros nos permitiram explorar mais as qualidades do Gol nas aceleradas para tirarmos o tempo perdido. Foram as melhores partes do Rali. Portanto, em rali de regularidade eu entro para me divertir, nunca para ganhar. Prefiro muito mais o James Hunt do que o Niki Lauda!
Nesses momentos mais excitantes eu pude notar bem as características dinâmicas do Gol. Carro leve, bem equilibrado, transmitiu muita precisão e segurança. Me senti um garoto de novo após esse bons quilômetros atrás do volante.
Nós já confirmamos a participação no rali de 2020. Inclusive já temos o número do nosso carro, 50.
Obrigado Aldo, Júlio, Ricardo e Márcio.
PK