Semana passada a GM levou a Porto Alegre, RS os jornalistas do Brasil e Argentina para conhecer o primeiro modelo da sua nova família de carros. A arquitetura GEM (Global Emergent Markets – Mercados Emergentes Globais) irá substituir gradativamente a atual Gamma-EM (Onix, Prisma, Cobalt, Spin, Tracker), e o primeiro modelo apresentado para test drive foi o Novo Onix Plus (sedã 4-portas) em sua versão Premier (topo da nova linha), que dirigi e andei de passageiro, tanto no banco dianteiro como no traseiro, portanto uma boa experiência com o novo Onix.
Para novembro já está anunciada a chegada do Onix hatchback e no próximo ano outros modelos virão para complementar essa substituição de plataforma. Toda essa transformação é iniciada sem aumentos de preço em relação aos modelos 2019.
A nova arquitetura do GEM introduz no portfólio da GM uma plataforma de veículos totalmente nova voltada a atender a demandas e necessidades de mercados emergentes, principalmente América do Sul, Índia e China. Esse projeto foi desenvolvido na sua fase inicial entre as engenharias do Brasil e da GM North America, e a fase final liderada pela engenharia da PATAC, joint venture da GM e SAIC na China. A participação de vários engenheiros da GM Mercosul foi fundamental para garantir que os requisitos dos consumidores locais fossem atendidos.
Com 194 mm adicionais no comprimento, 72 mm a mais no entre-eixos, que passou a ser de 2.600 mm, e 41 mm mais largo, o sedã médio da GM poderá dar muita dor de cabeça aos seus competidores diretos. Potencialmente, poderá roubar clientes do segmento superior, com risco até de canibalizar seus irmãos maiores (Cobalt e Cruze), dada a quantidade de itens inovadores que foram incorporados a ele.
A GM, no Brasil, sempre teve um sedã médio-compacto bem-conceituado no mercado. Desde o lançamento do Chevette em 1973, passando anos de hegemonia do Monza e posteriormente com as duas gerações do Corsa sedã. A primeira geração do Corsa sedã emprestou sua arquitetura para dar origem ao Prisma em 2006, que teve a segunda geração lançada em 2013.
O nome Prisma nunca foi um daqueles nomes fortes de mercado, apesar dos carros que carregaram esse nome terem sido carros muito bons. Enquanto isso, o nome Onix, desde seu lançamento em 2012 como modelo 2013 sempre foi um nome forte e vendedor. Talvez essa tenha sido a grande aposta da GM em batizar o novo sedã médio de Onix Plus, deixando o nome Prisma apenas no sedã de entrada em sua versão Joy com motor SPE/4 1,0 de quatro cilindros.
Estreia nacional do novo motor 1,0 turbo
Desde de 1994, quando o primeiro Corsa foi lançado com o então novo motor Família I, várias atualizações foram feitas em termos de alívio de peso de componentes internos, diminuição de atritos e outras otimizações, passando dos originais 50 cv com injeção monoponto (EFI) para o atual SPE/4 com 80/78 cv. A evolução deste motor estava em seu limite, o que obrigava a GM a desenvolver um novo motor para atender os requisitos futuros de emissões de gases e consumo de combustível.
Este novo motor tricilindro em linha tem bloco e cabeçote em alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação de fase na admissão e escapamento. O sistema de injeção é o MPFI com injeção no duto utilizando software próprio de gerenciamento da GM, e montado em ECM do fornecedor Bosch e bicos injetores aquecidos da Delphi, dispensando assim a necessidade de sistema auxiliar de partida a frio por injeção de gasolina e seu pequeno reservatório.
Ao dar partida em um carro com motor 3-cilindros, sempre se espera aquela vibração adicional, mas ao dar a partido no Onix Plus tem-se a primeira surpresa. O nível de vibração é baixo, talvez o melhor da categoria. Ao acelerar, tanto progressivamente quanto em retomadas mais entusiásticas, nota-se o bom nível de isolação acústica.
O motor não tem árvore contrarrotativa de balanceamento, portanto o resultado foi obtido com muito trabalho de engenharia avançada, desde a concepção inicial do motor até o trabalho de sua integração desse motor ao veículo.
Os engenheiros de NVH (noise, vibration and harshness – ruído, vibração e aspereza) do Brasil devem ter voado muitas vezes até a China, onde o desenvolvimento de NVH foi realizado, para defender os interesses dos consumidores brasileiros e conseguir calibrar os coxins hidráulicos do motor e de elastômeros da transmissão a esse nível. Isso além de terem feito um excelente trabalho no pacote de isolamento acústico que atenua os ruídos de média/alta frequência.
O projeto deste motor começou na engenharia da Opel, quando ainda era o braço europeu da GM, em conjunto com as engenharias do Brasil e Estados Unidos. Com a venda da Opel para o grupo PSA, a GM North America assumiu o desenvolvimento desse motor com o apoio da engenharia da GM Mercosul para a calibração dos combustíveis locais (gasolina com 27,5% de álcool e álcool).
O motor entrega 116 cv a 5.500 rpm (gasolina e álcool) e 16,3/16,8 m·kgf entre 2.000 rpm e 4.500 rpm. Para ter esse torque em baixas rotações, o turbocompressor BorgWarner tem o ar resfriado por um radiador ar-ar montado na dianteira do veículo e trabalha com pressão de até 1,2 bar. Tudo é controlado eletronicamente e otimizado para o consumo de combustível.
Segundo engenheiros da GM, todo o conjunto motor/sistema de gerenciamento eletrônico utiliza sensores e tecnologia de ponta para atender os níveis de emissões e consumo exigidos atualmente, sem precisar lançar mão da custosa injeção direta. No futuro, para atender as novas regulamentações, o motor já está pronto para receber um novo cabeçote para injeção direta, com menor custo de investimento. Portanto esse motor deve ter vida longa nessa plataforma, o que certamente refletirá em baixo custo de aquisição e de manutenção, que no fundo é o que interessa ao consumidor.
O câmbio automático GF6, de seis marchas é o mesmo utilizado no Onix/Prisma 2019 e teve as relações de marcha, par final e pontos de troca de marcha ajustados para a nova potência/torque do motor e para os 1.117 kg do carro testado. O resultado dessa adequação, nas condições testadas, mostrou um bom casamento, dando agilidade ao veículo.
Através da alavanca seletora de marchas é possível escolher entre Drive, ou Low, e para trocas manuais sequenciais usa-se o o botão no lado esquerdo do pomo da alavanca. Há controle eletrônico de estabilidade e tração em todas as versões, assim como assistente de partida em aclive.
As versões LT e LTZ têm opção entre câmbio automático ou manual, só automático na Premier. Todas as versões do Onix Plus serão com o motor 1,0 turbo.
Além do foco em economia de combustível, o motor foi desenhado para exigir baixa manutenção. A correia dentada dos comandos de válvulas é do tipo embebida em óleo, com vida útil de 240 mil km, praticamente a vida do motor, como nos tricilindros da rival americana. Ao consumidor caberá atenção à periodicidade de troca de óleos e filtros, e utilizar o óleo especificado pela GM para não reduzir a vida do motor. Segundo a GM, o custo da manutenção do veículo baixou em 8% em relação ao modelo antecessor e o tempo de mão de obra, 16% menor. O intervalo para as revisões subiu de 5 mil para 10 mil km..
Desempenho e consumo
Segundo a GM, o consumo da versão automática é de12/8,6 km/l na cidade e 15,7/10,9 km/l na estrada.. Ainda segundo a fabricante, esse seria o modelo turbo mais econômico do mercado homologado junto ao Denatran. A aceleração 0-100 km/h é de 9,7 segundos, porém não ficou claro se esse resultado é da versão manual ou automática. Estou no aguardo de todos os números de desempenho e consumo para poder informar corretamente.
Subjetivamente, o carro tem boa aceleração e a velocidade máxima deve ser próxima de 185-190 km/h. A 120 km/h o conta-giros apontava para 2.500 rpm. As retomadas na condição de 80-120 km/h acontecem bom boa saúde.
A dirigibilidade em trânsito urbano não foi possível avaliar, visto que o percurso oferecido foi em rodovias da região de Porto Alegre/Osório em horário de baixo fluxo de tráfego. Mas mesmo assim, por um erro na programação do GPS fui direcionado a uma rodovia estadual e posteriormente a uma vicinal de terra, onde pude observar outras características do carro.
Dinâmica veicular e conforto de rodagem
Já na apresentação do carro, ainda no pavilhão onde foi realizado o evento, juntamente com o colunista do AE Wagner Gonzalez, notamos que a altura do veículo na dianteira aparentava ser mais baixa que o Onix atual, porém não recebi os valores oficiais da GM dessa dimensão (altura livre do solo e ângulo de ataque). Veja fotos abaixo.
Ao trafegar por esse trecho de estrada de terra, notei o toque no solo de algum elemento do para-choque dianteiro em duas ocasiões. Ao sair do carro vi que existe um defletor na parte inferior do para-choque dianteiro, e foi essa peça que tocou, sem se danificar.
O ajuste da suspensão e o equilíbrio de movimentação entre eixo dianteiro e traseiro é muito bom, mostrando que o DNA Chevrolet está presente. O nível de aspereza também é muito bom, principalmente considerando que o veiculo avaliado tinha pneus 195/55R16H (Continental Contact 2). Um melhor nível de aspereza nas versões LT e LTZ, que utilizam pneus 185/65R15H, é esperado.
“Pau que nasce torto, morre torto”: o Cruze 1 lançado em 2007 (modelo 2008) tinha a característica de baixa absorção de impacto da suspensão traseira que foi herdada do desenvolvimento coreano/germânico do qual o Cruze derivava. Aqui no Brasil, a engenharia da GM fez diversas modificações nas curvas dos amortecedores e desenho das buchas traseiras para diminuir essa resposta, tendo algum êxito. Porém, só foi definitivamente resolvido com a introdução do novo Cruze em 2012 (modelo 2013).
O novo Onix Plus apresenta uma característica semelhante de baixa absorção de impacto do eixo traseiro ao passar por emendas de asfalto ou pequenos buracos. Apesar de não estar no nível objecionável do Cruze 1, é algo que a engenharia de produto da GM precisa ter atenção a como será a aceitação dos consumidores, e se necessário fazer um ajuste.
A rolagem da carroceria em curvas é muito bem controlada, primeiramente pela suspensão dianteira com barra antirrolagem, e auxiliada pelo eixo traseiro de torção, sem essa barra antirrolagem, porém de alta rigidez torcional.
Todo esse bom conjunto de ajuste da suspensão eleva o padrão de dirigibilidade em curvas para carros deste segmento. Neste caso é auxiliado pela ótima calibração da direção eletroassistida que tem boa resposta e precisão, além de uma centragem bem definida em altas velocidades.
O nível de ruído de vento é muito baixo, mostrando que a fabrica de Gravataí já está com o processo de fechamento e ajuste da carroceria bem maduro para este novo modelo.
O mesmo acontece com o ruído de rodagem. Muito bom nas condições de asfalto desgastado que o carro foi avaliado. Fica a ressalva para o ruído de rodagem oriundo do eixo traseiro. Sentado no banco traseiro foi possível notar uma reverberação. Ao verificar a construção externa da carroceria e interna do porta-malas, notei que o painel lateral traseiro apresenta muita flexibilidade e não tem nenhum isolante acústico ou placa asfáltica colada nessa região. Essa pode ser a causa da reverberação desse ruído para os ocupantes do banco traseiro. Algo que o pessoal de NVH do Campo de Provas consegue avaliar, identificar a fonte e resolver rapidamente.
Novo nível de conectividade
Para aqueles que são atraídos pela tecnologia embarcada o novo Onix Plus é um parque de diversões com diversas atrações, sendo algumas inéditas em carros deste segmento no Brasil.
A introdução da chave eletrônica e acionamento da ignição e motor de partida por botão permitiu incorporar a comodidade de ligar o veículo remotamente para prévia climatização da cabine. Isso é uma das funções que podem ser feitas através do novo aplicativo myChevrolet.
Através desse aplicativo é possível ter relatórios de viagem customizados para aprimorar a maneira de dirigir e ser mais eficiente. As funções do aplicativo podem ser acessadas também através de smart watch.
Roteador Wi-Fi 4G nativo está disponível e pode conectar automaticamente até sete dispositivos, entre celular, tablet, notebook e outros a uma distância de até 15 metros. O veículo é vendido com um pacote de degustação de três meses, após o qual deve ser mantida uma assinatura junto com a operadora Claro ao custo inicial de R$ 29,90. Segundo a GM a antena de celular utilizada no veículo proporciona até 12 vezes mais de intensidade de sinal.
O sistema OnStar está disponível com o pacote Protect que proporciona os seguintes serviços: Resposta automática a acidentes; serviços de emergência; recuperação veicular; road service e bom samaritano. E o Chevrolet Connect com os serviços: Comandos remotos; Localiza-me; navegação integrada; diagnóstico sob demanda e compartilhamento de localização em tempo real. Esses serviços, após o período de três meses de degustação, tem o valor de assinatura mensal de R$ 89,00.
A nova versão do sistema My Link traz um novo layout com tela flutuante de melhor visualização e operação, melhor resolução gráfica e possibilidade de exibir informações de áudio e telefone ao mesmo tempo. além de permitir a conexão simultânea de dois telefones celulares por Bluetooth. As tecnologias Android Auto e Apple CarPlay estão integradas ao sistema, permitindo a projeção de aplicativos de trânsito e mensagens na tela do multimídia.
Sensor crepuscular, auxilio de estacionamento semiautônomo que identifica vagas e gira o volante para as manobras, e alerta do ponto cego, são outros recursos apresentados que posicionam o novo Onix Plus em um patamar premium do segmento.
Interior fotogênico
Encontrar a melhor posição de dirigir o novo Onix Plus é muito fácil com o banco ajustável em altura e o volante, em altura e distância. Os bancos dianteiros com encosto e apoio de cabeça integrados são novidades na linha Chevrolet que remetem ao passado quando Monza e Chevette utilizavam esse conceito.
O volante de direção tem um desenho inédito com comandos de controle de velocidade de cruzeiro, sistema de som e telefone através de botões posicionados nos raios.
O painel de instrumentos é oferecido nas versões Premier em duas padronagens de cores: preto com caramelo ou preto com cinza. No veículo avaliado o inserto caramelo utilizado no painel tem a mesma textura do inserto utilizado nas portas traseiras, já nas portas dianteiras o inserto é em tecido vinílico com maior suavidade ao toque.
Esse desenho e essa combinação de cores ficaram muito bonitos nas fotos apresentadas. Já no contato ao vivo e com a luminosidade do dia perdeu um pouco do encantamento, dando um ar de simplicidade e pouco requinte. O mesmo acontece com o material sintético imitando couro utilizado no revestimento dos bancos.
No console central encontra-se o comando eletrônico e automático do sistema de ventilação/ar-condicionado e o carregador de celular por indução posicionado à frente da alavanca de câmbio. Uma tomada 12-volts, uma tomada USB na dianteira e duas USB na traseira complementam os itens de comodidade.
Apesar do encosto do banco traseiro ser bipartido na proporção 60:40 e dar um bom conforto aos passageiros, faltam apoio de braço central e saída de climatização para os ocupantes traseiros.
O entre-eixo maior deste sedã beneficiou os ocupantes do banco traseiro, sem prejuízos para os do banco dianteiro. Espaço para as pernas é bem amplo para pessoas de até 1,80~1,90 m, já a partir dessa estatura a limitação passa a ser o espaço para cabeça. Na avaliação tradicional do AE “eu atrás de mim” sobrou espaço para as pernas/joelhos.
Design exterior atraente
Externamente chama a atenção o tamanho da grade dianteira que cortada por um friso cromado incorpora a gravata-borboleta dourada da marca. Os faróis envolventes estão muito bem conectados com a grade, capô, para-lama e para-choque. Este último já é chamado dentro dos escritórios de engenharia de “fascia”, pois é uma frente e não um para-choque como diz o nome.
Faróis do tipo projetor, lanternas em LED e luzes de rodagem diurna incorporadas ao para-choque na versão Premier complementam a frente do veículo.
Os retrovisores externos tem um tamanho avantajado com boa visibilidade e estão distanciados da carroceria, permitindo assim um melhor fluxo de ar. O coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) é 0,305.
As portas dianteiras têm bom tamanho e ângulo de abertura que facilitam a entrada e saída no veículo. Já nas portas traseiras, além do ângulo de abertura não ser o mesmo da dianteira, a menor altura do teto dificulta um pouco mais o acesso de pessoas de maior estatura.
Na traseira o para-choque é envolvente tendo um corte diagonal na conexão com a lateral do carro. As lanternas tem duplo elemento estendendo-se até a tampa do porta-malas. O desenho luminotécnico é bem arrojado, dando dinamismo à traseira.
Frisos cromados na versão Premier são encontrados no contorno das janelas e na região inferior das portas, que em conjunto com os vincos laterais agregam harmonia ao conjunto.
O porta-malas aparenta ter um volume maior do que os 469 litros declarados, que é menor do que o do modelo anterior (500 l). A capacidade de carga de 375 kg também surpreendeu pois equivale a 5 passageiros de 70 kg, sobrando apenas 25 kg para bagagens, e não os 50 kg esperados, que representariam duas malas médias.
Segurança em destaque
Depois do susto que a GM tomou ao ver o líder de vendas Onix Joy classificado com zero estrelas pelo Latin NCAP em 2017, houve um a rápida reação e o Onix foi melhorado ainda naquele ano, obtendo 3 estrelas. Como o desenvolvimento do novo Onix Plus já estava em curso, todos os esforços de engenharia foram concentrados para obter nota máxima já no lançamento.
Baseado nesse histórico o resultado não poderia ser diferente. O novo Onix Plus está sendo apresentado com 5 estrelas no Latin NCAP e ganhou do mesmo instituto o reconhecimento Advanced Award.
Todas as versões estão equipadas de série com seis bolsas infláveis (as duas frontais obrigatórios, duas laterais e duas de cortina), sensores de presença e alerta do cinto de segurança desatado nas cinco posições, controle de estabilidade, limitador de velocidade, sensores de pressão de pneus e engates Isofix com fixação superior para dois bancos infantis. Esses itens pontuam na escala do Latin NCAP ajudando a atingir essa classificação máxima.
Segundo a GM, a estrutura foi reforçada e agora utiliza 17% a mais de aços de alta resistência e vários componentes estruturais foram otimizados para maior eficiência com redução de peso.
O sistema de freio com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem também recebeu especial atenção para contribuir com a máxima segurança do novo modelo. Os discos de freio ventilados na dianteira e a tambor na traseira foram redimensionados e a utilização de rolamentos de terceira geração ajudam a reduzir o valor da manutenção ao longo da vida do veículo.
Mercado e expectativas
A GM utilizou a tática de causar uma primeira boa impressão ao apresentar apenas a versão topo da linha à imprensa e, seguramente, o objetivo foi atingido. A curiosidade pelo desempenho do carro com câmbio manual ficou mais aguçada, assim como a curiosidade pelo comportamento dinâmico da versão hatchback que deve ser lançada apenas em novembro.
As vendas do sedã já foram iniciadas pela rede de concessionárias e através do portal na internet da marca é possível reservar e agendar um test drive.
Em geral, o lançamento de um novo carro, com a quantidade de modificações e novos conteúdos envolvidos, vêm acompanhados de um aumento de preço. Porém a estratégia da GM com o novo Onix é bastante desafiadora, principalmente diante dos concorrentes. O preço público sugerido das novas versões será o mesmo praticado pelas versões equivalentes anteriores: LT, R$ 61.190 e LTZ, R$ 70.990. Além disso foi introduzida uma nova versão com conteúdo inferior ao LT a R$ 58.790.
Onix Plus Turbo automático – R$ 58.790
Onix Plus LT Turbo manual – R$ 61.190
Onix Plus LT Turbo automático – R$ 66.490
Onix Plus LTZ Turbo manual – R$ 65.790
Onix Plus LTZ Turbo automático – R$ 70.990
Onix Plus Premier – R$ 73.190
Resta saber se a estratégia de deixar o nome Prisma relegado à versão de entrada e adotar o novo nome composto Onix Plus refletirá em maiores vendas neste segmento de sedã compacto para a marca Chevrolet, ampliando ainda mais a sua margem de liderança frente aos concorrentes
Assista ao vídeo:
GB
FICHA TÉCNICA CHEVROLET ONIX PLUS 1,0 TURBO | |
MOTOR | |
Denominação | ECONOFLEX TURBO |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote em alumínio, comando de válvulas acionado por correia dentada embebida em óleo com variador de fase, 12 válvulas (4 por cilindro), coletor de escapamento integrado no cabeçote |
Diâmetro e curso (mm) | n.d. |
Cilindrada (cm³) | n.d. |
Taxa de compressão (:1) | 10,2 |
Potência (cv/rpm, G/A) | 116 a 5.500 |
Torque (m·kgf/rpm, G//A) | 16,3/16,8 a 2.000-4.500 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
Corte de rotação (rpm) | 6.500, corte misto |
Ignição | Estática, bobinas individuais |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Série GF6, transeixo automático epicíclico de 6 marchas a frente e ré, tração dianteira |
Relações das marchas (:1) | n.d. |
Relação do diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | n.d. |
Voltas entre batentes | n.d. |
Diâmetro do volante (mm) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d. |
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5 x 16 |
Pneus | 195/55R16H |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,305 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,03 |
Área frontal corrigida (m²) | 0.519 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.474 |
Largura (sem/com espelhos) | 1730/2.044 |
Altura | 1.470 |
Distância mínima do solo | n.d. |
Distância entre eixos | 2.600 |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 469 |
Tanque de combustível | 44 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.117 |
Carga útil | 375 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,7 (a confirmar) |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 185 (estimada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l, G/A) | 13,7/9,6 |
Estrada (km/l, G/A) | 17/12,2 (a confirmar) |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 5ª (km/h) | n.d. |
Rotação a 120 km/h em 5ª (rpm) | 2.500 (estimado) |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/anual |
Óleo do câmbio | Não requer troca |
EQUIPAMENTOS CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1,0 TURBO |
SEGURANÇA |
6 bolsas infláveis (frontais, laterais e de cortina) |
Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular |
Alarme antifurto |
Alerta de ponto cego |
Alerta do cinto de segurança desatado para todos os passageiros |
Terceira luz de freio |
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura |
Cintos de segurança traseiros laterais e central de 3 pontos |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Faróis tipo projetor |
Indicador de vida de óleo do motor |
Luz trasiera de neblina |
Luzes de rodagem diurna em LED |
Luzes repetidoras dos sindicadoras de direção nas laterais |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
Sistema de freios com ABS e distribuição de frenagem |
Imobilização do motor |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
ITENS DE APARÊNCIA |
Adesivo de coluna na cor preta (exceto nos veículo na cor Preto Ouro Negro) |
Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo |
Espelhos retrovisores externos pretos |
Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas |
Grade frontal com detalhe cromado |
Lanterna em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques pintados na cor do veículo |
Roda de liga leve de 16″ |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO / COMODIDADE |
Ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação |
Assistente de partida em aclive |
Câmera de ré |
Carregador Wireless* |
Chave com sensor de aproximação |
Volante de direção com regulagem em altura e disttância |
Computador de bordo |
Console central com descansa-braço |
Controlador de limite de velocidade |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro |
Controles do rádio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico temporizado do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave |
Assistente de estacionamento automático |
Indicador de troca de marchas (câmbio manual) |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Luz de cortesia no porta-luvas |
Luz de cortesia no porta-malas |
Luz de cortesia dianteira e luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Luz de cortesia traseira |
Partida sem chave |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após travamento das portas) |
Sistema de luz “leve-me” (acendimento automático de farós e lanternas ao destravar as portas) |
Para-sóis com espelho e cobertura |
Tomada de força 12 V no console central |
Câmbio automática de seis marchas com opção de troca manual de marchas “Active Select” |
Trava elétrica da portinhola do bocal de abastecimento de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Tela de 3,5″ digital TFT no quadro de instrumentos |
Vidro elétrico nas portas dianteiras com acionamento um-toque e fechamento/abertura automática pela chave |
Vidro elétrico nas portas traseiras com acionamento um-toque, anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave |
BANCOS Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
Bancos dianteiros esportivos com encosto de cabeça integrado |
Bancos com acabamento premium nas cores preto “Jet Black” e caramelo “Maple Sugar |
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros |
Conjunto de alto falantes – 6 unidades |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 7″, integração com smartphones** através do Android Auto e Apple CarPlay, Rádio AM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB |
Entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento) |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno nas cores preto “Jet Black” e caramelo “Maple Sugar” |
CORES EXTERNAS |
Azul Seeker – metálica |
Branco Summit – sólida |
Prata Switchblade – metálica |
Preto Ouro Negro – metálica |
Vermelho Carmim – etálica |