A Toyota Motor Corporation anunciou no Japão às 13h30 desta quinta-feira (1h30 da madrugada no Brasil, horário de Brasília) a decisão de investir R$ 1 bilhão na modernização de sua fábrica em Sorocaba, SP. As mudanças visam a produção de um novo veículo em 2021. A fabricante não deu mais informações sobre o modelo.
“Ainda não revelaremos qual será o novo veículo, mas essa decisão da nossa matriz reforça o nosso compromisso com o Brasil e com a criação de mais oportunidade de negócios, e de incrementar a economia. Esperamos criar cerca de 300 empregos,” disse o presidente-executivo da Toyota do Brasil, Rafael Chang.
Toyota, enraizada no Estado de São Paulo
Em janeiro 23 de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugura um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comércio Ltda. Onze meses depois, a empresa inicia as suas atividades como fabricante de veículos, com a instalação da primeira fábrica brasileira, no bairro do Ipiranga. O Land Cruiser, primeiro utilitário Toyota lançado no mercado brasileiro, ganha as ruas em maio do ano seguinte.
Com a mudança da fábrica para São Bernardo do Campo, em novembro de 1962, a Toyota substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, equipado com motor a diesel, tração nas quatro rodas e disponível nas versões jipe e camioneta de carga e de uso misto.
Uma das únicas fábricas do mundo a manter todas as operações industriais realizadas pela própria empresa, a unidade de São Bernardo permitiu, durante quase quatro décadas de produção, o controle completo de todos os processos, garantindo a qualidade final do produto.
Em setembro de 1998, a Toyota inaugura a segunda fábrica no Brasil, em Indaiatuba, interior de São Paulo, onde passa a ser fabricado o Corolla de 10ª geração. O Corolla é carro mais vendido em todo o mundo, com mais de 47 milhões de unidades comercializadas desde 1966.
Em agosto de 2001, a Toyota inaugura seu escritório comercial em São Paulo e encerra a fabricação do Toyota Bandeirante. A unidade de São Bernardo passa a produzir peças para a picape Hilux, produzida na fábrica de Zárate, na Argentina, e para o Corolla. Após investimentos de US$ 300 milhões, a Toyota dá início, em junho de 2002, à produção do Novo Corolla, veículo que conquista a liderança absoluta de vendas no segmento de sedãs médios.
Em janeiro de 2003, a Toyota passa a contar com nova estrutura na América do Sul, com a denominação de Toyota Mercosul. A nova organização integra o gerenciamento da Toyota do Brasil com a Toyota da Argentina e consolida as duas unidades produtivas como polos de exportação para toda a América Latina, incluindo Caribe e México.
Em maio de 2004, a Toyota lança o Corolla Fielder, também fabricado em Indaiatuba, que assume rapidamente a condição de líder de vendas no segmento de camionetas de uso misto. Um ano depois, em maio de 2005, a Toyota lança no Brasil e na Argentina a Nova Hilux, que materializa o Projeto IMV (Innovative International Multi-purpose Vehicle). Uma revolução total no mercado, a Nova Hilux rapidamente alcança a liderança no segmento de picapes médias. Em setembro, o utilitário esporte SW4 é lançado e também conquista o primeiro lugar em vendas de sua categoria.
Outro passo importante para o crescimento da empresa é a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005. Em uma área total de 58 mil m², o Centro de Distribuição se tornou o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento da Hilux, por via rodoviária. Além de distribuir a Hilux para todo território nacional, o Centro executa as operações de recebimento, checagem e ajuste de montagem.
Em 2012, a Toyota do Brasil ingressa no mercado de carros compactos com o Etios, vendidos nas versões hatchback e sedã. A fábrica em Sorocaba é inaugurada em agosto daquele ano com a presença de Akio Toyoda, presidente global da marca.
Em 2013, a Toyota Motor Corporation reformulou seu Corpo Executivo para diversas de suas afiliadas ao redor do mundo. Na América Latina e Caribe, a principal novidade foi a nomeação do americano Steve St. Angelo como executivo-chefe para as regiões da América Latina e Caribe (exceto México). St. Angelo também assumiu a posição de presidente da Toyota do Brasil e possui como base o escritório comercial e corporativo da empresa em São Paulo (SP).
Em fevereiro de 2014, a Toyota realizou cerimônia de lançamento da pedra fundamental da sua nova fábrica de motores, na cidade de Porto Feliz, SP, que tem investimentos na ordem de R$ 1 bilhão e será responsável, em um primeiro momento, pela produção dos motores 1,3-L e 1,5-L do compacto Etios, produzido em Sorocaba.
Recentemente a unidade, inaugurada em junho de 2016, passou a produzir o novo motor mundial da Toyota, o Dynamic Force 2-litros do Corolla 2020, em sua 12ª geração, sempre fabricado em Indaiatuba. A produção inicial foi de 70 mil da motores por ano, mas a capacidade atual já é de 200 mil motores por ano.
Para atender à crescente demanda pelos seus veículos, a Toyota aumenta sua rede de concessionárias e, atualmente, conta com 144 concessionárias..
Hoje, a Toyota possui mais de 5.300 colaboradores em suas quatro unidades fabris em São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz
AE/BS