A Ford anunciou o lançamento do Mustang Black Shadow, edição especial comemorativa de 55 anos do esportivo, e mais oito ações de produto no Brasil em 2020. O anúncio foi feito por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, no tradicional encontro de fim de ano com a imprensa, em que fez um balanço de 2019 e revelou os novos passos da empresa no mercado brasileiro.
No foto acima, o momento da apresentação do Mustang Black Shadow, com Rogélio Golfarb, vice-presidente de Estratégia, Comunicação e Relações Governamentais da Ford Brasil à direita do Mustang, e o irlandês Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, à esquerda.
“Este ano celebramos 100 anos da Ford no Brasil e lançamos as bases para construir um negócio mais ágil, eficiente e centrado no consumidor, nos preparando para os próximos 100 anos. Para nós, é o começo de uma nova era”, disse o executivo. Em 2019, a empresa passou por mudanças estruturais importantes na América do Sul, preparando-se para as transformações da tecnologia, do mercado e do perfil dos consumidores na próxima década. “Você pode imaginar como será o mundo daqui a 10 anos, todas as mudanças que vão ocorrer principalmente no setor automobilístico?”, questionou Watters. “A tecnologia de conectividade 5G vai mudar o modo como as pessoas se comunicam e pensam sobre mobilidade. Vai transformar a cultura e o comportamento numa velocidade nunca vista. E é para isso que estamos preparando os nossos negócios.”
O processo de modernização da Ford inclui a mudança da sede administrativa para um novo endereço em São Paulo, que será realizada em março. O novo prédio, moderno e conectado, oferece uma estrutura que permitirá modificar totalmente o conceito de trabalho na empresa.
Na área de produto, Lyle Watters apontou o Mustang Mach-E, suve elétrico da família Mustang recém-revelado globalmente, como exemplo da nova direção da marca. “Nada simboliza melhor o futuro da Ford do que o Mach-E. Um carro fantástico, impensável há alguns anos, combinando eletrificação com o estado da arte da tecnologia e conectividade. Mas ele tem algo diferente: é um Mustang, que traz emoção e paixão inquestionáveis. Essa é a nossa missão na Ford: tornar a tecnologia acessível e o mundo melhor, sem deixar de lado nossa paixão e emoção.”
Mustang Black Shadow
O Mustang também abre a lista de novidades da Ford no Brasil, com o lançamento da edição especial Black Shadow no começo de 2020. O modelo, exibido em primeira mão no evento, é equipado com motor V-8 5-litros de 466 cv, câmbio automáticp de 10 marchas e a base mecânica do modelo GT Premium, com itens de diferenciação exclusivos que prestam um tributo à história do ícone.
O visual do Black Shadow é marcado pelo teto e aerofólio pretos, faixas exclusivas nas laterais e no capô, novas rodas de 19 polegadas e emblema em preto na grade dianteira, diferenciando o novo modelo. Na cabine, além do revestimento dos bancos e das portas em Alcantara, com costuras especiais, traz acabamento em fibra de carbono no painel central e na alavanca seletora do câmbio. O emblema “55 Years” é exibido em destaque no painel.
“O Black Shadow traz tudo que os fãs do Mustang apreciam: alta potência, exclusividade e personalidade marcante, com a tecnologia mais avançada já oferecida no nosso pony car. É um carro digno de colecionador”, disse Lyle Watters.
Novos produtos
As oitos ações de produto que a Ford programou para 2020 reservam boas surpresas para os consumidores. Uma delas já é conhecida: o suve Territory. Elas se somam aos importantes lançamentos feitos pela marca em 2019, que incluíram o EcoSport Run Flat, o Ka 1.0 FreeStyle, o Edge ST e a Ranger 2020, picape que teve um expressivo crescimento nas vendas, principalmente na versão topo de linha Limited, e venceu diversos prêmios e comparativos. O Ka foi outro destaque, mantendo-se como o segundo mais vendido da indústria.
Na área de pós-vendas a Ford lançou o Auto Busca, aplicativo inédito de venda de peças para oficinas e reparadores independentes, considerado uma revolução na indústria. E foi a primeira na América Latina a usar a realidade aumentada nas oficinas da sua rede para agilizar a execução dos serviços.
Sustentabilidade
A sustentabilidade, área em que a Ford tem investido muito, é outro tema que deve ganhar atenção crescente dos consumidores. Lyle Watters citou alguns avanços da empresa no uso de materiais reciclados e subprodutos agrícolas na produção de peças automobilísticas.
“Um carro moderno, hoje, tem até 20% de material reciclado. A Ford recicla 1,2 bilhão de garrafas PET por ano no mundo para a produção de carpetes e tapetes em veículos como Ka, EcoSport, Ranger, Edge ST e Mustang, além de pneus e algodão de calças jeans na confecção de protetores e materiais isolantes”, disse. A Ford foi pioneira no uso de espuma feita de soja, introduzida no Mustang 2008. Hoje, esse material já foi utilizado em mais de 20 milhões de veículos da marca. Além disso, todas as fábricas no Brasil geram zero resíduo para aterro sanitário.
Otimismo na economia
O presidente da Ford América do Sul também mostrou otimismo quanto à continuidade da recuperação da economia em 2020, favorecida pelas baixas taxas de juros, baixa inflação e maior confiança dos consumidores.
“No geral, 2020 será melhor que 2019 na área econômica”, disse. “As perspectivas do PIB são animadoras e esperamos que a indústria automobilística cresça entre 9% e 10%, com recuperação gradual das vendas no varejo e persistência da alta participação das vendas diretas. A disponibilidade de crédito deve contribuir para a criação de um ambiente melhor de negócios no Brasil.”
AE