Fazia algum tempo que eu me perguntava como será o Yaris no uso do dia a dia. Eu só o havia dirigido brevemente em duas ocasiões, numa apresentação prévia duas semanas antes do lançamento, em que fomos da fábrica de motores Toyota, em Porto Feliz, à fábrica do Etios e do Yaris em Sorocaba, às margens da Rodovia Castello Branco, e no lançamento propriamente dito, curto percurso na marginal do Pinheiros congestionada. Assim, solicitei um a Toyota, que cedeu um sedã XS ao AE.
Essa versão, de preço público sugerido R$ 80.990, é bem parecida com a de topo XLS, de R$ 85.990; e são mecanicamente idênticas. Em relação ao preço de lançamento em agosto do ano passado o XS aumentou exatos R$ 4 mil, 5,2%.
Comparando-o à versão XLS, o XS não tem bolsas infláveis laterais e de cortina, sensor de chuva, maçanetas externas cromadas (pintadas de prata na XS), faróis com máscara negra e luzes de guia em LED, e teto solar.
Desempenho não é extraordinário, mas agrada
O resultado de sete dias andando com o Yaris é que um carro que me agradou. O motor 1,5-litro de aspiração natural parece insuficiente em potência e torque com seus 105/110 cv a 5.600 rpm e torque de 14,3/14,9 m·kgf a 4.000 rpm, mas como precisa deslocar um carro de apenas 1.130 kg de peso em ordem de marcha, o que resulta num relação peso-potência de 10,8/10,3 kg/cv, é bem aceitável em disposição para acelerar e ganhar velocidade. O torque específico na melhor hipótese, 9,9 m·kgf/L, é 1 m·kgf menor que o do motor Fiat Firefly, o campeão brasileiro nesse quesito.
A desenvoltura satisfaz, essa versão arranca com facilidade da imobilidade. Estimo (a Toyota não informa) o 0-100 km/h em 11 a 11,5 segundos e velocidade máxima que beira os 180 km/h, coerente com um carro para servir de transporte básico com conforto e bom espaço interno. O porta-malas é de 473 litros, menor que o do irmão Etios sedã e seus superlativos 562 litros, mas aceita levar bastante bagagem. Mas a “boca” do porta-malas mede 960 mm de largura por 450 mm de altura, uma das menores entre os sedãs..
Ajuda o rodar tranquilo e agradável — longe de esportividade — o câmbio automático CVT de sete marchas chamado de Multidrive pela Toyota, com trocas manuais pela alavanca ou pelas borboletas.. Funciona bem, estando mais para tipo epicíclico do que para relações continuamente variáveis. Sai prontamente nas arrancadas dos semáforos como se não fizesse força e vai trocando marchas automaticamente, com indicação da marcha em uso no quadro de instrumentos. Para quem quer deixar a perna esquerda sossegada vai muito bem.
Na relação de marcha mais longa o motor vai sereno a 2.700 rpm a 120 km/h e o controle automático de velocidade de cruzeiro é comandando por prática e inconfundível pequena alavanca atrás do volante, em posição mais baixa.
O consumo de homologação no Denatran é 12,0/8,3 km/l na cidade e 14,6/10,1 km/l, na cidade. Com gasolina, o consumo oficial foi atingido sem dificuldade, às vezes um pouco pior na cidade segundo o tráfego. O tanque é menor do que deveria ser, só 45 litros, mas com gasolina o alcance é bom, em torno de 600 quilômetros. Com álcool cai para 450 quilômetros.
O comportamento em curva é muito bom e os pneus 185/60R15 são plenamente adequados; o estepe é estreito, temporário. A rodagem mostra bom compromisso entre estabilidade e conforto. A direção eletroassistida perdeu a maior parte da relutância em retornar após uma curva e o centro está mais bem definido. Digamos que agora passa, não incomoda mais. Mas a redução da assistência com o aumento da velocidade é correta.
O Yaris XS recebeu sobrenome Connect por ser possível agora — finalmente — espelhamento de aplicativos em plataforma Android Auto e Apple Car Play,
Há itens que agradam no Yaris. Caso do ajuste do relógio, feito por dois botões a parte inferior do conta-giros. Simples, fácil e rápido. A partida é por botão e, comum hoje, é assistida, basta um único toque rápido no botão. Melhor ainda é ser desnecessário apertar o pedal de freio o para a partida, ao contrário de alguns carros..E sendo a chave presencial, o acesso ao interior é sem chave, basta tocar num botão da maçaneta da porta do motorista. O mesmo para trancar o carro. Pode parecer futilidade, mas o fato é que se acostuma rapidamente com essas modernidades.
O Yaris XS tem faróis e luz traseira de neblina, nada mais lógico — se tem um tem que ter o outro, o perigoso fenômeno meteorológico não escolhe lugar — mas tem fabricante que acha que não.
Muito bom o computador de bordo, fácil e intuitivo de usar, inclusive com a indispensável repetidora do velocímetro em leitura digital. O quadro de instrumentos tem grafismo clássico, até certo ponto antiquado, mas é belo e sobretudo fácil de ler.
Mas há a esdrúxula solução, herança do Etios, de alojar o macaco sob o banco do motorista. Tirá-lo até que é fácil, mas para fixá-lo no lugar é preciso fazer curso… Falta o útil acionamento rápido das setas, o “pisca-3”, existente em praticamente todos os carros novos hoje.
E a falta das faltas: a luz de rodagem diurna que não vem de fábrica, só colocando o sistema nas concessionárias como acessório original — ao preço superior a R$ 2 mil. O carro revisitado a tinha, um erro, carros de teste devem estar equipados do jeito que saem da linha de produção.
Para fechar a revisita, fiquei com impressão bem melhor do Yaris do que quando o dirigi no começo, como dito. Tem todos os atributos do seu irmão mais velho Etios, mas tem linhas incomparavelmente mais atuais e bonitas.
BS
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FICHA TÉCNICA YARIS XS SEDÃ XS CONNECT | ||||||
MOTORIZAÇÃO | ||||||
Motor | 1,5L Dual VVT-I | |||||
Designação do motor | 2NR-FBE | |||||
Tipo | 4 cilindros em linha, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase em ambos, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavancas-dedo roletadas com fulcrum hidráulico para compensação da folga de válvulas flex | |||||
Diâmetro e curso (mm) | 72,5 x 90,6 | |||||
Cilindrada (cm³) | 1.496 | |||||
Taxa de compressão (:1) | 13 +/- 0,3 | |||||
Potência (cv/rpm, G/A) | 105/110/5.600 | |||||
Torque (m·kgf/rpm, G/A) | 14,3/14,9/4.000 | |||||
Rotação de corte (rpm) | 5.800 | |||||
Formação de mistura | Injeção no duto | |||||
TRANSMISSÃO | ||||||
Tipo | Transeixo automático CVT Multidrive de 7 marchas + ré, tração dianteira | |||||
Ligação motor-câmbio | conversor de torque, trocas manuais pela alavanca ou por borboletas | |||||
Relações das marchas (:1) | 2,386 a 0,426 | |||||
Espectro (:1) | 5,600 | |||||
Relação de diferencial (:1) | 5,833 | |||||
SUSPENSÃO | ||||||
Dianteira | Independente McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |||||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora integrada ao eixo | |||||
DIREÇÃO | ||||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade | |||||
Relação de direção (:1) | 18,6 | |||||
Número de voltas entre batentes | 3,8 | |||||
Diâmetro mínimo de giro (m) | 9,8 | |||||
FREIOS | ||||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. | |||||
Traseiros (Ø mm) | Tambor/n.d | |||||
Circuito hidráulico/assistência | Duplo em diagonal/a vácuo | |||||
Controle | ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem | |||||
RODAS E PNEUS | ||||||
Rodas | Liga de alumínio, 5J x 15 (estepe: aço) | |||||
Pneus | 185/60R15H (estepe temporário 175/65R14T, 80 km/h) | |||||
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||||
DIMENSÕES (mm) | ||||||
Comprimento | 4.425 | |||||
Largura sem espelhos | 1.730 | |||||
Altura | 1.490 | |||||
Distância entre eixos | 2.550 | |||||
Bitola dianteira/traseira | 1.470/1.460 | |||||
Distância mínima do solo | 150 | |||||
PESOS E CAPACIDADES | ||||||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1130 | |||||
Peso bruto total (kg) | 1550 | |||||
Carga útil (kg) | 420 | |||||
Capacidade máxima de tração (kg) | 1.550 | |||||
Porta-malas (L) | 473 | |||||
Tanque de combustível (L) | 45 | |||||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBVE | ||||||
Cidade (km/l, G/A) | 12/8,3 | |||||
Estrada (km/l, G/A) | 14,6/10,1 | |||||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||||
v/1000 em 7ª/CVT | 44,5 | |||||
rpm a 120 km/h em 7ª/CVT (km/h) | 2.700 |
EQUIPAMENTOS YARIS 1,5 SEDÃ XS CONNECT |
ESTILO |
Acabamento do volante e detalhe da manopla da alavanca seletora de câmbio em couro |
Acabamento externo preto na coluna central |
Acabamento interno das portas e bancos parcialmente revestidos de couro |
Base da manopla de alavanca seletora de câmbio cromada |
Controle de áudio e computador de bordo no volante |
Descansa-braços dianteiros |
Difusores de ar com acabamento na cor prata |
Espelhos externos de acionamento elétrico na cor do veículo, rebatíveis por comando dedicado e com repetidoras de setas integradas |
Grade dianteira com detalhes na cor do veículo, acabamento preto e detalhes cromados |
Grade inferior tipo reta |
Maçanetas externas e para-choques na cor do veículo |
Maçanetas internas com acabamento na cor prata |
Rodas de liga de alumínio com acabamento em dois tons (preto e cinza) |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura elétrica do porta-malas |
Abertura interna mecânica da portinhola do tanque de combustível |
Acesso ao interior sem chave e partida do motor por botão, chave presencial (Smart key) |
Ajuste de altura do banco do motorista |
Ajuste de altura do volante de direção |
Ajuste elétrico de altura do facho faróis |
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente |
Bancos parcialmente em couro |
Borboletas para trocas de marcha manuais atrás do volante |
Computador de bordo com visão multifunção (tela 4,2″ TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio digital, termômetro do ar externo, marcha em uso, nível de combustível, repetidor digital do velocímetro, EcoWalllet e luz de condução econômica, e ranking de eficiência com histórico de consumo) |
Condução ECO, econômica, indicada no quadro de instrumentos |
Console central com dois porta-copos iluminados |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Descansa-braço traseiro com porta-copos |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto do banco traseiro dividido 60:40 |
Espelho interno eletrocrômico |
Faróis com acendimento automático e luz de acompanhamento |
Faróis halógenos tipo projetor com máscara negra e linha guia em LED |
Luzes de leitura dianteiras e traseiras |
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron |
Para-sóis com iluminação |
Porta-garrafas nas quatro portas |
Porta-moedas localizadas no painel |
Porta-objetos com tampa no console central |
Porta-revistas no dorso dos bancos dianteiros |
Sensor de chuva |
Tomada 12 V no console central |
Vidros elétricos um-toque subida/descida com antiesmagamento |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico e volumétrico |
Apoios de cabeça (5) com regulagem de altura |
Assistente de partida em aclive |
Aviso de cintos dianteiros não atados |
Aviso sonoro de faróis ligados (carro estacionado), porta-malas aberto com carro em movimento |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) |
Câmera de ré com linhas de distância, imagem mostrada na tela do multimídia |
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força |
Cintos de três pontos (5) |
Controle de estabilidade e tração desligável |
Desembaçador do vidro traseiro |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis e luz traseira de neblina |
Imobilizador de motor |
Jogo de tapetes dianteiros em carpete com presilhas |
Limpador de para-brisa intermitente |
Travamento automático de portas a 20 km/h |
ÁUDIO |
Antena curta |
Quatro alto-falantes e dois tweeters |
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play+ com tecnologia Harman, tela tátil de 7″, AM/FM, MP3, tomada USB no console central, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets através de espelhamento para SDL (Smart Device Link) de plataformas Android Auto e Apple CarPlay |