A segunda reestilização do Renault Duster apresentado nesta semana é a remodelação mais expressiva feita no modelo desde seu lançamento em 2011 (a primeira foi em 2015 como ano-modelo 2016). Todos os painéis externos tiveram alterações substanciais. Portas, capô do motor, tampa traseira e até o painel do teto tem mudanças de formas. Todas as diferenças puderam ser comparadas em um modelo em clay (argila utilizada nos estúdios de design) onde metade é o modelo anterior e a outra metade é o novo modelo. Um verdadeiro jogo de sete erros em 3D.
A linha de cintura está mais alta, diminuindo assim a área envidraçada, porém sem comprometer a visibilidade. O teto teve uma ligeira alteração de curvatura que somente neste modelo em clay é possível constatar. Ainda não foi desta vez que a Renault incluiu teto solar entre as opções para o seu suve compacto.
Na traseira a mudança é visível nas novas lanternas, que apesar de ainda terem linhas retangulares montadas na vertical, aproxima-se de um quadrado e o desenho chega a ser confundido com a lanterna do Jeep Renegade. Porém ao vivo essa similaridade é menos evidente. Mudam também a tampa do porta-malas e para-choque.
Na dianteira há uma renovação geral. Novo para-choque, nova grade com crescimento do emblema-logotipo da marca, que agora invade a área do capô do motor. similar a outros carros da Renault. O capô está mais curto e agora possui duas molas a gás para auxiliar na abertura e sustentá-lo aberto. O modelo anterior tinha apenas uma.
Estruturalmente, houve a alteração do ângulo da coluna dianteira (A) que passou de 30,6 graus para 27,2 graus em relação à horizontal. Com o para-brisa mais inclinado esperava-se uma boa melhoria do coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx), porém o resultado foi apenas 3% melhor, é 0,40 agora.
A rigidez torcional do monobloco teve um aumento de 12,5% em relação ao modelo anterior. Não é muito para se notar diferenças na dirigibilidade geral do veículo, mas no uso continuado essa maior rigidez irá causar menor deterioração da própria carroceria assim como dos componentes internos, minimizando a possibilidade de aparecimento de ruídos do tipo squeaks and rattles (rangidos e chocalhos) — veja matéria “Por dentro dos ruídos”, do Carlos Meccia)
Com todas as modificações introduzidas nesta nova geração, a Renault poderia divulgar que o novo Duster é nova plataforma. Porém preferiram ser mais conservadores e informaram que a plataforma é a mesma, inclusive a distância entre eixos permanece igual, 2.673 mm. Uma nova plataforma normalmente tem pontos de ancoragem de motor, câmbio, suspensão dianteira e traseira alterados e com cinemática melhorada, o que não acontece no novo Duster.
Nova nomenclatura, mesmo preço
Zen, Intense e Iconic são os nomes do Duster 2021. Os preços são:
Zen – manual – R$ 71.790
Zen – CVT – R$ 77.790
Intense – CVT R$ 83.490
Iconic – CVT R$ 87.490
Para as versões Zen está disponível o opcional Pack Techno com multimídia, controle de velocidade de cruzeiro, faróis de neblina e rodas de alumínio 16” por R$ 3.000.
Para as versões Intense e Iconic está disponível o opcional Pack Outsider, que consiste de farol de longo alcance com suporte protetor, molduras plásticas nos arcos dos para-lamas e friso robusto na porta por R$ 2.300.
Na promoção de lançamento o comprador pode optar por um patinete elétrico ou kit de acessórios ou três revisões gratuitas. A garantia é de 3 anos ou 100 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer.
Apenas um motor e dois câmbios
A novidade no motor é a introdução do sistema Start & Stop com possibilidade de ser desativado através de um interruptor no console central. O motor é o conhecido 1,6-l SCe flex de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote com variação de fase na admissão. A injeção é no duto e entrega 118/120 cv a 5.500 rpm e 16,2 m·kgf de torque máximo a 4.500 rpm.
Para otimizar o consumo de combustível, além do sistema Start&Stop, o motor possui bomba de óleo de vazão variável. O consumo registrado pela Renault junto ao Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é de 10,7/7,2 km/l na cidade e 11,1/7,8 km/l na estrada.
O câmbio CVT X-Tronic já era utilizado na versão anterior e segue inalterado para este novo ano/modelo. As trocas manuais podem ser feitas pela alavanca seletora do câmbio deslocando-a para esquerda; marchas sobem com toques na alavanca para trás/reduzem-se para frente.
O conjunto motor e câmbio proporcionam um desempenho agradável para o veículo. As trocas de marchas são precisas com pouca patinação do conversor de torque. Acelerações e retomadas são bem uniformes, porém o desempenho está longe de ser um esportivo, ou até mesmo um dos melhores da categoria. O 0-100 km/h divulgado pela Renault para a versão mais pesada (Iconic com 1.279 kg) é de 12,4 segundos com gasolina e 12,3 segundos com álcool. A velocidade máxima é 172/173 km/h, respectivamente.
Exterior
Apesar de todas as modificações na parte exterior, o suve continua com visual de Renault Duster. Para aqueles que gostam das linhas do carro, não houve alterações. A impressão é de um carro musculoso, tanto que o slogan de lançamento é “Gigante por natureza”, e um dos protagonistas da campanha é o lutador de MMA Wanderlei Silva.
Na vista lateral nota-se que a altura veículo, medida pela folga dos pneus ao arco do para-lamas está maior. Chega a ser exagerada, apesar da altura livre do solo permanecer 237 mm. Essa combinação manteve o ângulo de entrada de 30 graus e de saída, 34,5 graus. A altura total do veiculo cresceu apenas 3 mm, passando de 1.690 mm para 1.693 mm.
No renovado para-choque dianteiro é possível montar um apêndice para suporte dos faróis de longo alcance, oferecido no pacote de opcionais Outsider. É similar ao modelo 2019, porém mais pronunciado à frente do veículo. O design deste suporte é no mínimo discutível, e deverá agradar muitos e desagradar outros tantos.
Interior totalmente renovado
Outra renovação expressiva no novo Renault Duster é no interior do veículo. Aqui é desnecessário um boneco para comparar o antigo com o novo.
O painel de instrumentos foi totalmente redesenhado. O console central inferior está ligeiramente voltado para o motorista, facilitando a visualização dos controles elétricos e do comando eletrônico do ar-condicionado.
Uma nova central multimídia, chamada EasyLink, com tela tátil de 8”, está montada no centro do painel. O software utilizado é o mesmo do recém-lançado Renault 5 da Europa, ou seja, a versão mais avançada de software da Renault que estreia no Brasil no Duster 2021. Chama a atenção o novo grafismo de fácil leitura, bem melhor do que o anterior. A intuitividade ainda deixa a desejar, mas nada que em algumas horas a mais de utilização não se aprenda.
Este novo multimídia é opcional na versão de entrada e apresenta novas funcionalidades como o cadastro de até cinco perfis diferentes; escolher nome e foto do perfil; personalização do layout da tela; pareamento de até seis celulares simultaneamente via Bluetooth com possibilidade de realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo.
O volante é multifuncional sem as borboletas de comando do câmbio, que no modo manual só pode ser operado através da alavanca seletora. O ajuste de altura e distância do volante ajudam a encontrar a melhor posição de dirigir. Os bancos tem novas espumas e três tipos de acabamento, sendo o revestimento em couro opcional para as versões superiores.
As portas são novas, tanto no painel exterior quanto no acabamento interno. Os painéis de porta possuem insertos em tecido e o apoio de braço é acolchoado, assim como também é o apoio de braço central fixado ao encosto.
Como todos os carros do segmento compacto, o banco traseiro acomoda bem dois adultos. O terceiro fica com o conforto comprometido pela elevação do túnel central, elevação do assento e do encosto do banco. Esse banco conta com engates Isofix para dois bancos infantis. Há apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos em todas as posições do banco, conforme exigido pelo Contran desde janeiro deste ano.
Dinâmica veicular
A suspensão dianteira e traseira é o “feijão com arroz” do segmento, McPherson com barra antirrolagem na dianteira e eixo de torção na traseira, também com barra antirrolagem montada no interior da viga “U”. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados completam o pacote nos quatro cantos do carro.
Os pneus são os 215/65R16 nas versões Zen e Intense e 215/60R17 na versão Iconic, a única disponível para este evento de lançamento e que tem um design de roda muito bonito, com pintura escurecida e diamantada na face.
O sistema de direção abandona a assisência eletro-hidráulica e passa a utilizar assistência elétrica com motor de passo montado na arvore de direção. O esforço de manobra em piso seco ficou bem menor e a indexação à velocidade está muito bem calibrada.
O resultado do ajuste da suspensão com o pneu é muito agradável. Nota-se uma ótima capacidade de absorção de impactos nos pisos remendados e nas entradas de lombadas. No trecho de piso de terra avaliado o ruído de rodagem ficou em níveis aceitáveis para a situação e a resposta de todo conjunto foi bem neutro. Não se observa tendência subesterçante ou sobre-terçante em nenhuma condição de condução; a penas a rolagem da carroceria está acima do desejável.
Freios a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira cumprem com seu papel com boa modulação do pedal de freio. A alavanca do freio de estacionamento está montada no console central entre os bancos dianteiros.
Tração 4×4 descontinuada
A versão 4×4 com motor 2,0 foi descontinuada, mas apesar disso a Renault segue apostando no lado aventureiro e destemido que seu suve compacto já conquistou. Durante a avaliação foi incluído um trecho de off-road, e um trecho de estrada de terra. O grau de dificuldade dos trechos era baixo, tanto que o carro não teve problema em deixá-los para trás.
Outro ponto positivo é a calha plástica protetora para as linhas de freio e combustível sob o assoalho. Solução simples e barata para evitar um mal maior na estrada.
Tendência de mercado
O novo Duster 2021 chega para ajudar a Renault a manter o seu crescimento continuado de participação de mercado que temos visto há alguns anos. Em 2019 a Renault fechou com participação total de 9%.
Além disso, a atualização de design do suve compacto da marca é importante, pois o crescimento deste segmento partiu de 88 mil suves vendidos em 2010 por dois fabricantes, para 428 mil em 2019, já com 12 competidores. E a tendência é seguir nesse crescimento por mais um bom tempo.
O segmento de suves compactos não teve retração de vendas nos últimos 10 anos, mesmo com a queda abrupta de vendas que tivemos em 2015 no Brasil, portanto é muito importante a Renault manter seu carro-chefe deste segmento atualizado.
Existem rumores no setor que em 2021 a Renault poderá apresentar o motor 1,3-l turbo que já equipa o mesmo modelo na Europa, porém no momento, para mim, isso não passa de especulação. A conferir !
GB
FICHA TÉCNICA DUSTER 2021 | ||||
Zen | Zen CVT X-TRONIC | Intense CVT X-TRONIC | Iconic CVT X-TRONIC | |
MOTOR | ||||
Denominação | 1,6 SCe | |||
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, aspiração atmosférica, flex | |||
Diâmetro e curso (mm) | 78 x 83,6 | |||
Cilindrada (cm³ | 1.597 | |||
Taxa de compressão (:1) | 10,7 | |||
Potência máxima (cv/rpm)(G/A) | 118/120/5.500 | |||
Torque máximo (m·kgf/rpm (G/A) | 16,2/16,2/4.000 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Câmbio | Transeixo dianteiro manual, 5 marchas | Transeixo dianteiro automático CVT X-Tronic de 6 marchas com conversor de torque | ||
Tração | Dianteira | |||
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,73; 2ª 2,05; 3ª 1,32; 4ª 0,94; 5ª 0,76 | 3,87 a 0,53 | ||
Espectro (:1) | 4,90 | 7,30 | ||
Relação de diferencial (:1) | 4,93 | 3,88 | ||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidfade | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10 | |||
FREIOS | ||||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. | |||
Traseiros (Ø mm( | Tambor/n.d | |||
Controle | ABS (obrigatório), assistente a frenagens de emergência | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Rodas | Aço estampado | Liga de alumínio | ||
Pneus | 215/65 R16H | 215/60 R17V | ||
CONSTRUÇÃO | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.376 | |||
Largura sem/com espelhos | 1.832/n.d. | |||
Altura | 1.693 (barras no teto incluídas) | |||
Distância entre eixos | 2.673 | |||
Distância mínima do solo | 237 | |||
DADOS OFF-ROAD | ||||
Ângulo de entrada (º) | 30 | |||
Ângulo de saída (º) | 35 | |||
Ângulo de transposição | 13 | |||
PESOS E CAPACIDADES | ||||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.255 | 1.275 | 1.277 | 1.279 |
Carga útil (kg) | 500 | |||
Porta-malas (L) | 475 | |||
Tanque combustível (L) | 50 | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO PBEV) | ||||
Cidade (km/l, G/A) | 11,2/7,7 | 10,7/7,2 | ||
Estrada (km/l,G/A) | 11,2/7,8 | 11,1/7,8 | ||
DESEMPENHO | ||||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 11,5/11,4 | 12,2/12,0 | 12,3/12,4 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 172/173 | 172/173 | ||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
V/1000 em última marcha (km/h) | 33,5 | 61 | 61,4 | |
rpm a 120 km/h última marcha | 3.600 | 1.970 | 1.950 | |
rpm à vel. máx. última marcha | 5.170 | n.d | n.d. |
EQUIPAMENTOS RENAULT DUSTER 2021 | ||||
Zen | Zen CVT X-Tronic | Intense CVT X-Tronic | Iconic CVT X-TroniC | |
SEGURANÇA | ||||
Alerta de ponto cego | – | – | – | S |
Apoio de braço do motorista | – | – | – | S |
Assistente de partida em rampa | S | S | S | S |
Bancos do motorista com regulagem de altura | S | S | S | S |
Banco de couro | – | – | Opc | Opc |
Câmera de ré | – | – | S | – |
Cinto de segurança de três pontos (5) | S | S | S | S |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador | S | S | S | S |
Controle de estabilidade | S | S | S | S |
Desembaçador traseiro | S | S | S | S |
Desligamento da bolsa inflável do passageiro | S | S | S | S |
Engates Isofiz para dois bancos infantis | S | S | S | S |
Faróis de neblina | Opc | Opc | S | S |
Freios ABS (obrigatórios) com assistente de frenagens de emergência | S | S | S | S |
Luz de rodagem diurna (DLR) em LED | S | S | S | S |
Protetor de cárter de aço | S | S | S | S |
Repetidora de setas nos espelhos | S | S | S | S |
Sensor crepuscular | – | – | – | S |
Sensores de estacionamento traseiro | – | – | S | S |
Sistema Multiview de quatro câmeras | – | – | – | S |
Travas elétricas com fechamento automático | S | S | S | S |
TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE | ||||
4 alto-falantes | – | – | S | S |
6 alto-falantes | Opc | Opc | S | S |
Ar condicionado com comando automático | – | – | S | S |
Chave presencial | – | – | – | S |
Controle de velocidade de cruzeiro | – | – | S | S |
EasyLink 8″ com tela tátil e personalização | Opc | Opc | S | S |
Eco Scoring + Eco Coaching* | S | S | S | S |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay* | S | S | S | S |
Indicador temperatura externa | – | – | S | S |
Limitador de velocidade | – | – | S | S |
Luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas | – | – | S | S |
Multiview com quatro câmeras | – | – | – | S |
Rádio AM/FM com Bluetooth, USB, 2DIN (*) | S | S | – | – |
Rodas em liga leve | Opc | Opc | S | S |
Sensor de estacionamento traseiro com câmera | Opc | Opc | S | S |
Start & Stop | S | S | S | S |
Volante multifuncional com revestimento em couro | – | – | S | S |
PACKS | ||||
Pack Outsider | – | – | Opc | Opc |
S = de série Opc = opcional – = não disponível | ||||
* Funções incluídas no EasyLink |