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Home GB

NOVO RENAULT DUSTER 2021 É APRESENTADO

DESTAQUE PARA REMODELAÇÃO EXTERIOR E INTERIOR REJUVENESCIDO. AS VERSÕES 2,0 E 4X4 SÃO DESCONTINUADAS

identicon por Gerson Borini
08/03/2020
em GB, Lançamentos
Foto: Victor Eleutério/La Imagem/Renault

Foto: Victor Eleutério/La Imagem/Renault







A segunda reestilização do Renault Duster apresentado nesta semana é a remodelação mais expressiva feita no modelo desde seu lançamento em 2011 (a primeira foi em 2015 como ano-modelo 2016). Todos os painéis externos tiveram alterações substanciais. Portas, capô do motor, tampa traseira e até o painel do teto tem mudanças de formas. Todas as diferenças puderam ser comparadas em um modelo em clay (argila utilizada nos estúdios de design) onde metade é o modelo anterior e a outra metade é o novo modelo. Um verdadeiro jogo de sete erros em 3D.

 

A linha de cintura está mais alta, diminuindo assim a área envidraçada, porém sem comprometer a visibilidade. O teto teve uma ligeira alteração de curvatura que somente neste modelo em clay é possível constatar. Ainda não foi desta vez que a Renault incluiu teto solar entre as opções para o seu suve compacto.

Na traseira a mudança é visível nas novas lanternas, que apesar de ainda terem linhas retangulares montadas na vertical, aproxima-se de um quadrado e o desenho chega a ser confundido com a lanterna do Jeep Renegade. Porém ao vivo essa similaridade é menos evidente. Mudam também a tampa do porta-malas e para-choque.

Na dianteira há uma renovação geral. Novo para-choque, nova grade com crescimento do emblema-logotipo da marca, que agora invade a área do capô do motor. similar a outros carros da Renault. O capô está mais curto e agora possui duas molas a gás para auxiliar na abertura e sustentá-lo aberto. O modelo anterior tinha apenas uma.

Versão Iconic com o Pack Outsider instalado esbanja molduras plásticas (Foto: autor)

Estruturalmente, houve a alteração do ângulo da coluna dianteira (A) que passou de 30,6 graus para 27,2 graus em relação à horizontal. Com o para-brisa mais inclinado esperava-se uma boa melhoria do coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx), porém o resultado foi apenas 3% melhor, é 0,40 agora.

A rigidez torcional do monobloco teve um aumento de 12,5% em relação ao modelo anterior. Não é muito para se notar diferenças na dirigibilidade geral do veículo, mas no uso continuado essa maior rigidez irá causar menor deterioração da própria carroceria assim como dos componentes internos, minimizando a possibilidade de aparecimento de ruídos do tipo squeaks and rattles (rangidos e chocalhos) —  veja matéria “Por dentro dos ruídos”, do Carlos Meccia)

Com todas as modificações introduzidas nesta nova geração, a Renault poderia divulgar que o novo Duster é nova plataforma. Porém preferiram ser mais conservadores e informaram que a plataforma é a mesma, inclusive a distância entre eixos permanece igual, 2.673 mm. Uma nova plataforma normalmente tem pontos de ancoragem de motor, câmbio, suspensão dianteira e traseira alterados e com cinemática melhorada, o que não acontece no novo Duster.

Da direita para a esquerda a evolução das gerações do Renault Duster (Ilustração: Renault)

Nova nomenclatura, mesmo preço

Zen, Intense e Iconic são os nomes do Duster 2021. Os preços são:

Zen – manual – R$ 71.790
Zen – CVT –        R$ 77.790
Intense – CVT    R$ 83.490
Iconic – CVT       R$ 87.490

Para as versões Zen está disponível o opcional Pack Techno com multimídia, controle de velocidade de cruzeiro, faróis de neblina e rodas de alumínio 16” por R$ 3.000.

Para as versões Intense e Iconic está disponível o opcional Pack Outsider, que consiste de farol de longo alcance com suporte protetor, molduras plásticas nos arcos dos para-lamas e friso robusto na porta por R$ 2.300.

Na promoção de lançamento o comprador pode optar por um patinete elétrico ou kit de acessórios ou três revisões gratuitas. A garantia é de 3 anos ou 100 mil km, prevalecendo o que primeiro ocorrer.

Apenas um motor e dois câmbios

A novidade no motor é a introdução do sistema Start & Stop com possibilidade de ser desativado através de um interruptor no console central. O motor é o conhecido 1,6-l SCe flex de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote com variação de fase na admissão. A injeção é no duto e entrega 118/120 cv a 5.500 rpm e 16,2 m·kgf de torque máximo a 4.500 rpm.

Para otimizar o consumo de combustível, além do sistema Start&Stop, o motor possui bomba de óleo de vazão variável. O consumo registrado pela Renault junto ao Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é de 10,7/7,2 km/l na cidade e 11,1/7,8 km/l na estrada.

Cofre do motor segue inalterado (Foto: autor)

O câmbio CVT X-Tronic já era utilizado na versão anterior e segue inalterado para este novo ano/modelo. As trocas manuais podem ser feitas pela alavanca seletora do câmbio deslocando-a para esquerda; marchas sobem com toques na alavanca para trás/reduzem-se para frente.

O conjunto motor e câmbio proporcionam um desempenho agradável para o veículo. As trocas de marchas são precisas com pouca patinação do conversor de torque. Acelerações e retomadas são bem uniformes, porém o desempenho está longe de ser um esportivo, ou até mesmo um dos melhores da categoria. O 0-100 km/h divulgado pela Renault para a versão mais pesada (Iconic com 1.279 kg) é de 12,4 segundos com gasolina e 12,3 segundos com álcool. A velocidade máxima é 172/173 km/h, respectivamente.

Exterior

Apesar de todas as modificações na parte exterior, o suve continua com visual de Renault Duster. Para aqueles que gostam das linhas do carro, não houve alterações. A impressão é de um carro musculoso, tanto que o slogan de lançamento é “Gigante por natureza”, e um dos protagonistas da campanha é o lutador de MMA Wanderlei Silva.

Folga dos pneus para os arcos dos para-lamas é exagerada (Foto: autor)

Na vista lateral nota-se que a altura veículo, medida pela folga dos pneus ao arco do para-lamas está maior. Chega a ser exagerada, apesar da altura livre do solo permanecer 237 mm. Essa combinação manteve o ângulo de entrada de 30 graus e de saída, 34,5 graus. A altura total do veiculo cresceu apenas 3 mm, passando de 1.690 mm para 1.693 mm.

No renovado para-choque dianteiro é possível montar um apêndice para suporte dos faróis de longo alcance, oferecido no pacote de opcionais Outsider. É similar ao modelo 2019, porém mais pronunciado à frente do veículo. O design deste suporte é no mínimo discutível, e deverá agradar muitos e desagradar outros tantos.

Suporte dos faróis de longo alcance tem um gosto discutível (Foto: autor)

Interior totalmente renovado

Outra renovação expressiva no novo Renault Duster é no interior do veículo. Aqui  é desnecessário um boneco para comparar o antigo com o novo.

O painel de instrumentos foi totalmente redesenhado. O console central inferior está ligeiramente voltado para o motorista, facilitando a visualização dos controles elétricos e do comando eletrônico do ar-condicionado.

Interior totalmente renovado – Foto: divulgação Renault

Uma nova central multimídia, chamada EasyLink, com tela tátil de 8”, está montada no centro do painel. O software utilizado é o mesmo do recém-lançado Renault 5 da Europa, ou seja, a versão mais avançada de software da Renault que estreia no Brasil no Duster 2021. Chama a atenção o novo grafismo de fácil leitura, bem melhor do que o anterior. A intuitividade ainda deixa a desejar, mas nada que em algumas horas a mais de utilização não se aprenda.

Nova central multimídia de 8″ e controle automático do ar condicionado (Foto: divulgação Renault

Este novo multimídia é opcional na versão de entrada e apresenta novas funcionalidades como o cadastro de até cinco perfis diferentes; escolher nome e foto do perfil; personalização do layout da tela; pareamento de até seis celulares simultaneamente via Bluetooth com possibilidade de realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo.

O volante é multifuncional sem as borboletas de comando do câmbio, que no modo manual só pode ser operado através da alavanca seletora. O ajuste de altura e distância do volante ajudam a encontrar a melhor posição de dirigir. Os bancos tem novas espumas e três tipos de acabamento, sendo o revestimento em couro opcional para as versões superiores.

Volante multifuncional permite boa visualização do quadro de instrumentos -(Foto: divulgação Renault)

As portas são novas, tanto no painel exterior quanto no acabamento interno. Os painéis de porta possuem insertos em tecido e o apoio de braço é acolchoado, assim como também é o apoio de braço central fixado ao encosto.

Como todos os carros do segmento compacto, o banco traseiro acomoda bem dois adultos. O terceiro fica com o conforto comprometido pela elevação do túnel central, elevação do assento e do encosto do banco. Esse banco conta com engates Isofix para dois bancos infantis. Há apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos em todas as posições do banco, conforme exigido pelo Contran desde janeiro deste ano.

Dinâmica veicular

A suspensão dianteira e traseira é o “feijão com arroz” do segmento, McPherson com barra antirrolagem na dianteira e eixo de torção na traseira, também com barra antirrolagem montada no interior da viga “U”. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados completam o pacote nos quatro cantos do carro.

 

Os pneus são os 215/65R16 nas versões Zen e Intense e 215/60R17 na versão Iconic, a única disponível para este evento de lançamento e que tem um design de roda muito bonito, com pintura escurecida e diamantada na face.

 

O sistema de direção abandona a assisência eletro-hidráulica e passa a utilizar assistência elétrica com motor de passo montado na arvore de direção. O esforço de manobra em piso seco ficou bem menor e a  indexação à velocidade está muito bem calibrada.

O resultado do ajuste da suspensão com o pneu é muito agradável. Nota-se uma ótima capacidade de absorção de impactos nos pisos remendados e nas entradas de lombadas. No trecho de piso de terra avaliado o ruído de rodagem ficou em níveis aceitáveis para a situação e a resposta de todo conjunto foi bem neutro. Não se observa tendência subesterçante ou sobre-terçante em nenhuma condição de condução; a penas a rolagem da carroceria está acima do desejável.

 

Freios a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira cumprem com seu papel com boa modulação do pedal de freio. A alavanca do freio de estacionamento está montada no console central entre os bancos dianteiros.

Tração 4×4 descontinuada

A versão 4×4 com motor 2,0 foi descontinuada, mas apesar disso a Renault segue apostando no lado aventureiro e destemido que seu suve compacto já conquistou. Durante a avaliação foi incluído um trecho de off-road, e um trecho de estrada de terra. O grau de dificuldade dos trechos era baixo, tanto que o carro não teve problema em deixá-los para trás.

 

Outro ponto positivo é a calha plástica protetora para as linhas de freio e combustível sob o assoalho. Solução simples e barata para evitar um mal maior na estrada.

Destaque para a calha plástica para proteger as linhas de combustível e freio – Foto: autor

Tendência de mercado

O novo Duster 2021 chega para ajudar a Renault a manter o seu crescimento continuado de participação de mercado que temos visto há alguns anos. Em 2019 a Renault fechou com participação total de 9%.

Além disso, a atualização de design do suve compacto da marca é importante, pois o crescimento deste segmento partiu de 88 mil suves vendidos em 2010 por dois fabricantes, para 428 mil em 2019, já com 12 competidores. E a tendência é seguir nesse crescimento por mais um bom tempo.

O segmento de suves compactos não teve retração de vendas nos últimos 10 anos, mesmo com a queda abrupta de vendas que tivemos em 2015 no Brasil, portanto é muito importante a Renault manter seu carro-chefe deste segmento atualizado.

Existem rumores no setor que em 2021 a Renault poderá apresentar o motor 1,3-l turbo que já equipa o mesmo modelo na Europa, porém no momento, para mim, isso não passa de especulação. A conferir !

GB

 

FICHA TÉCNICA DUSTER 2021
 Zen Zen CVT  X-TRONIC Intense CVT X-TRONIC Iconic CVT X-TRONIC
MOTOR
Denominação 1,6 SCe
Descrição 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, aspiração atmosférica, flex
Diâmetro e curso (mm) 78 x 83,6
Cilindrada (cm³ 1.597
Taxa de compressão (:1) 10,7
Potência máxima (cv/rpm)(G/A) 118/120/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm (G/A) 16,2/16,2/4.000
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo dianteiro manual, 5 marchas Transeixo dianteiro automático CVT X-Tronic de 6 marchas com conversor de torque
Tração Dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 3,73; 2ª 2,05; 3ª 1,32; 4ª  0,94; 5ª 0,76 3,87 a 0,53
Espectro (:1) 4,90 7,30
Relação de diferencial (:1) 4,93 3,88
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço de controle triangular, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidfade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm( Tambor/n.d
Controle ABS (obrigatório), assistente a frenagens de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Aço estampado Liga de alumínio
Pneus 215/65 R16H 215/60 R17V
CONSTRUÇÃO Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.376
Largura sem/com espelhos 1.832/n.d.
Altura 1.693 (barras no teto incluídas)
Distância entre eixos 2.673
Distância mínima do solo 237
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada (º) 30
Ângulo de saída (º) 35
Ângulo de transposição 13
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 1.255 1.275 1.277 1.279
Carga útil (kg) 500
Porta-malas (L) 475
Tanque combustível (L) 50
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (INMETRO PBEV)
Cidade (km/l, G/A) 11,2/7,7 10,7/7,2
Estrada (km/l,G/A) 11,2/7,8 11,1/7,8
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 11,5/11,4 12,2/12,0 12,3/12,4
Velocidade máxima (km/h, G/A) 172/173 172/173
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em última marcha (km/h) 33,5 61 61,4
rpm a 120 km/h última marcha 3.600 1.970 1.950
rpm à vel. máx. última marcha 5.170 n.d n.d.
EQUIPAMENTOS RENAULT DUSTER 2021
Zen Zen CVT X-Tronic Intense CVT X-Tronic Iconic CVT X-TroniC
SEGURANÇA
Alerta de ponto cego – – – S
Apoio de braço do motorista – – – S
Assistente de partida em rampa S S S S
Bancos do motorista com regulagem de altura S S S S
Banco de couro – – Opc Opc
Câmera de ré – – S –
Cinto de segurança de três pontos (5) S S S S
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador S S S S
Controle de estabilidade S S S S
Desembaçador traseiro S S S S
Desligamento da bolsa inflável do passageiro S S S S
Engates Isofiz para dois bancos infantis S S S S
Faróis de neblina Opc Opc S S
Freios ABS (obrigatórios) com assistente de frenagens de emergência S S S S
Luz de rodagem diurna (DLR) em LED S S S S
Protetor de cárter de aço S S S S
Repetidora de setas nos espelhos S S S S
Sensor crepuscular – – – S
Sensores de estacionamento traseiro – – S S
Sistema Multiview de quatro câmeras – – – S
Travas elétricas com fechamento automático S S S S
TECNOLOGIA E CONECTIVIDADE
4 alto-falantes – – S S
6 alto-falantes Opc Opc S S
Ar condicionado com comando automático – – S S
Chave presencial – – – S
Controle de velocidade de cruzeiro – – S S
EasyLink 8″ com tela tátil e personalização Opc Opc S S
Eco Scoring + Eco Coaching* S S S S
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay* S S S S
Indicador temperatura externa – – S S
Limitador de velocidade – – S S
Luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas – – S S
Multiview com quatro câmeras – – – S
Rádio AM/FM com Bluetooth, USB, 2DIN (*) S S – –
Rodas em liga leve Opc Opc S S
Sensor de estacionamento traseiro com câmera Opc Opc S S
Start & Stop S S S S
Volante multifuncional com revestimento em couro – – S S
PACKS
Pack Outsider – – Opc Opc
S = de série  Opc = opcional   – = não disponível
* Funções incluídas no EasyLink





Tags: DusterGBGerson BoriniRenaultRenault Duster
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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