Em tempos de quarentena pelo novo coronavírus, a Ford é mais uma empresa a apresentar um novo produto utilizando o recurso da teleconferência, a qual inexplicavelmente o AE não foi avisado. Um conceito da Ford Ranger Storm já havia sido apresentado no Salão do Automóòvel de 2018 e agora é materializado com este novo lançamento, visando o consumidor com maior sede pelo espírito off-road.
Com preço de R$ 150.990, a nova versão Storm fica em posição intermediária na linha Ranger e passa a ser a opção mais barata com motorização 3,2-l, e cerca de R$ 10 mil a menos que a versão XLS com motor 2,2-l. É oferecida em sete cores, as sólidas vermelho Bari e branco Ártico, a metálica prata Geada e as perolizadas, azul Belize, vermelho Toscana, cinza Moscou e preto Gales. As três primeiras revisões têm preço fixo totalizando R$ 2.747.
A versão Storm é dotada do motor 3,2-l turbodiesel de cinco cilindros com potência de 200 cv a 3.000 rpm e torque de 47,9 m·kgf de 1.750 rpm a 2.500 rpm , o mesmo utilizado nas versões XLT e Limited. Igualmente às demais versões que recebem esta motorização, é oferecida apenas com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4 com opção de reduzida e bloqueio do diferencial traseiro. A suspensão é a mesma das demais versões com motor 3,2-l.
Externamente chama a atenção pela grade frontal com a inscrição STORM em alto relevo e tamanho avantajado. Nas laterais e capô observa-se faixas decorativas. Alargadores de para-lamas compõem o visual fora-de-estrada associado aos novos pneus Pirelli Scorpion AT Plus, montados em rodas de 17” pintadas de preto. O visual aventureiro é complementado por um conjunto de barras tubulares (“santoantônio”) na caçamba, também em cor preta.
Faróis e lanternas são escurecidos, porém sem utilizar a tecnologia LED. Na caçamba senti novamente a falta de um protetor plástico. E nas laterais os estribos são funcionais e de série nesta versão, ajudando o acesso e saída da cabine.
Dois acessórios especiais foram desenvolvidos para esta versão, snorkel e capota marítima, que serão incluídos como cortesia aos primeiros 60 compradores.
O interior é despojado e utiliza revestimento dos bancos em tecido e o volante multifuncional vem sem o revestimento em couro. Cromados e pinturas em cinza das versões superiores foram substituídos por interior monocromático em preto. Apenas forro do teto, colunas e para-sóis estão em cor clara.
Na lista de equipamentos originais estão incluídos a central multimídia SYNC3 com tela de 8 polegadas e câmera de ré, incorporando conectividade Android Auto e Apple CarPlay, quadro de instrumentos configurável com computador de bordo, faróis de neblina, ar-condicionado bizona e direção com eletroassistência.
Mais detalhes e informações sobre a Ranger podem ser vistos na matéria de lançamento em junho do ano passado.
GB