Faleceu anteontem (30/4), aos 79 anos, em consequência de complicações cardiovasculares, o Comandante de helicóptero Cláudio Finatti. Eu tinha grande admiração por ele como pessoa e como profissional, fomos colegas na Volkswagen. Fui seu passageiro diversas vezes e apreciava sua delicadeza com os comandos. Ensinou-me a pilotar aeronaves de asa rotativa — sou piloto de aeronaves de asa fixa — um voo completamente diferente e sobretudo difícil.
Sempre que ia me levar colocava o manche do cíclico, que é o comando do rotor principal operado com a mão direita, normalmente retirado para evitar risco de um passageiro movimentar o manche inadvertidamente. Com isso “pus a mão” várias vezes no Bell 206 JetRanger prefixo PT-HOJ..
O Ronaldo Berg contou uma boa história com o Cmte. Finatti nesta coluna.
Cláudio Finatti era muito conhecido no meio aeronáutico. Acompanhando a imagem abaixo está um pouco da sua história, inclusive um fato marcante (clique na imagem para aumentar).
Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero e empresas relacionadas a helicópteros compuseram-lhe esta homenagem:
E mais esta:
A foto de abertura foi editada a partir desta por questão de tamanho::
Por fim, cinco comandantes de helicóptero lhe prestaram homenagem sobrevoando sua residência; antes do vídeo uma comovente mensagem de seu filho::
Requiascat in pace, amigo Cláudio Finatti.
BS