Em uma apresentação mundial e virtual nesta 5ª feira (28) , a VW mostrou para a imprensa e concessionários um pouco mais do novo VW Nivus. No início do mês já havia apresentado a nova central multimídia chamada VW Play, depois de já ter apresentado as primeiras imagens, ainda camuflado, em meados de abril último.
O Nivus inaugura o segmento de suve compacto cupê no Brasil, visto que a BMW já utiliza esse conceito no suve médio X4 produzido na fábrica de Araquari, SC. O projeto deste novo veículo foi desenvolvido pela equipe de engenharia e design da América do Sul e tem como objetivo os consumidores do Brasil, América do Sul e México, mercados de exportação da fábrica brasileira. No segundo semestre de 2021 o Nivus deve aparecer no mercado europeu, produzido na fábrica da VW em Pamplona, na Espanha. Este é mais um orgulho para a engenharia automobilística nacional, que há 20 anos já teve o Meriva desenvolvido pela GM do Brasil e posteriormente fabricado pela Opel na Alemanha, e agora haverá o Nivus em sequência semelhante..
Sendo mais um modelo a utilizar a plataforma MQB, o Nivus tem comprimento total 4.266 mm (67 mm maior que T-Cross), altura 1.493 mm (75 mm mais baixo que T-Cross), 1.757 mm de largura (3 mm mais estreito que T-Cross) e distância entre eixos de 2.566 mm, igual à do Polo e 85 menor que o T-Cross. Com isso o espaço para os ocupantes do banco traseiro deve ser menor, mas o porta-malas de 415 litros, conforme anunciado pela VW,, é maior que o do T-Cross (373 litros).
Fora a traseira que evoca um cupê, a diferença fundamental do Nivus em relação ao T-Cross é sua carroceria ter seis janelas e não quatro, como no T-Cross, conferindo-lhe um visual externo mais elaborado e bem mais agradável.
As rodas de liga leve de 17 polegadas e de desenho exclusivo, em conjunto com as molduras plásticas nos arcos dos para-lamas, dão sensação do carro ser mais alto do que os números indicam.
Neste primeiro momento a VW confirma apenas o motor flex tricilindro 1,0 turbo 200 TSI da família EA211 com injeção direta e duplo comando de válvulas com variação de fase na admissão e escapamento. A potência máxima é de 116/128 cv e torque máximo de 20,4 m·kgf com gasolina e álcool. Infelizmente será disponibilizado somente com câmbio automático epicíclico de 6 marchas, compondo o mesmo trem motriz que equipa atualmente os modelos Polo, Virtus e T-Cross (este tem versão de câmbio manual) com motor 200 TSI.
O modelo apresentado possuía barras longitudinais no teto, porém ainda falta a informação se são apenas estéticas ou funcionais. Um avantajado defletor aparece instalado no alto da tampa do porta-malas dando continuidade a linha do teto, servindo também para proteger os passageiros do banco traseiro da incidência dos raios solares devido à forte inclinação do vidro traseiro.
As lanternas traseiras são envolventes com elemento ótico funcional também sobre a tampa do porta-malas. Uma moldura plástica interligas as lanternas, dando maior fluidez ao design dessa região.
Na grade dianteira é apresentado o novo logotipo VW, mais simples e bidimensional, que deverá ser estendido para todos os modelos da linha. Os faróis, luz de rodagem diurna e faróis de neblina são todos em LED.
A nova central multimídia VW Play faz também sua estreia em conjunto com o novo carro, e é a aposta da VW para atrair clientes sedentos por conectividade e tecnologia. Será o primeiro carro produzido no Brasil com espelhamento do Apple CarPlay sem fio, porém a VW não informou se este modelo terá o carregamento de celular por indução.
Em termos de segurança e auxilio ao motorista, o VW Nivus inova ao ser o primeiro carro do segmento dos compactos a oferecer controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC – Adaptive Cruise Control) no Brasil. Com capacidade de acelerar e frear o veículo, é um recurso útil para evitar acidentes aos motoristas mais distraídos. Em conjunto com o ACC o Nivus vem equipado com sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB – Autonomus Emergency Brake) que identifica risco iminente de colisão frontal e freia o carro de maneira autônoma se em velocidade de até 50 km/h.
Pré-venda
Os preços e modelos ainda não foram anunciados, mas a indicação é que deve partir de R$ 86.000, que é a faixa do topo de gama do Polo Highline.
A pré-venda do modelo começa no mês de junho, e os carros estarão disponíveis apenas no segundo semestre. Os clientes poderão utilizar da realidade virtual nas concessionárias VW para conhecer o novo veículo. O Nivus irá inaugurar a plataforma DDX — Digital Dealer Experience (Concessionária com Experiência Digital) e mais de 85% das concessionárias do Brasil terão esse recurso disponível. Através dessa plataforma os clientes poderão conhecer todos os detalhes do carro, girar, abrir portas, vidros e até o porta-malas.
GB
Fotos adicionais captadas durante a apresentação virtual: