A maioria dos motoristas não sabe interpretar as luzes de alerta do painel, nem espera aqueles segundinhos, entre ligar o carro e acionar o arranque, para perceber se algum desses alertas está com a lâmpada queimada ou desligada por mau contato.
Não sabe também que a cor do alerta tem uma mensagem embutida: azul, verde ou branca apenas indicam alguma função ativada. Amarela ou laranja requer atenção para algum problema. Vermelha? Encostar imediatamente e verificar a pane ou chamar o reboque.
Calma, não dá para explicar todas as da foto de abertura, mas eis algumas dessas luzinhas mais comuns:
Luz da temperatura – Indica que o líquido de arrefecimento está superaquecido e por conseguinte, o motor. Ela substitui cada vez mais o termômetro de ponteiro ou de escala, e causa preocupação em muitos motoristas por acharem que quando ela acende o motor já se danificou. Puro engano: se esta luz acender pare o carro assim que puder, deixe o motor esfriar cerca de 10 minutos e verifique o nível do líquido de arrefecimento — cuidado ao abrir a tampa para evitar queimaduras! Normalmente o carro pode voltar a andar, mas se faltou o líquido é porque há vazamento, que precisa ser investigado.
Luz da bateria – Apesar do nome, não indica problema na própria. Na verdade, ela não está sendo recarregada por alguma pane no sistema elétrico. E vai acabar arriando. Quase sempre o problema é uma pane no alternador ou rompimento da correia que o aciona. Neste caso, além do sistema elétrico, alguns carros podem sofrer um superaquecimento no motor, pois a correia aciona também a bomba d’água. Basta pensar: como uma bateria arriada acenderia a luz de alerta se não tem carga?
Óleo – Quando a luz se acende, a maioria dos motoristas corre para conferir o nível do óleo na vareta, pois pode estar muito baixo e a bomba não ter o que puxar. Neste caso, basta completar. Mas pode ter ocorrido algo muito mais grave, como vazamento súbito e total de óleo, como o cárter ter-se rompido por atingir por algum objeto na via ou mesmo o bujão de escoamento ter caído, ou ainda o filtro de óleo estar frouxo. Também, a bomba de óleo ter parado de funcionar por problema de seu acionamento, que é interno (raro), ou então folgas nos mancais do virabrequim ou nos moentes de biela terem chegado a um ponto tal que o sistema de lubrificação não consiga mais se pressurizar, o que indica fim de vida do motor. Em todo caso deve-se desligar imediatamente o motor. Mas se ela não acende direto, mas pisca nas curvas ou ao frear, é sinal real de nível baixo, pois o óleo corre no cárter e se afasta momentaneamente no pescador da bomba.
Tanque na reserva – O carro flex acabou de ser abastecido mas continua acesa a luz indicando tanque na reserva. O susto do motorista só passa ao perceber que o alerta não é falta de combustível no tanque principal, mas no pequeno reservatório de gasolina do sistema de partida a frio em caso de a temperatura ambiente estiver abaixo de 18 ºC e o tanque estiver com álcool ou misturado com gasolina em grande proporção.
Ignição – A luz da central eletrônica acende o desenho de um motor no painel. E o motorista fica sem entender qual é o problema, pois nada acontece de errado no carro que continua rodando normalmente sem falha mecânica ou elétrica. Ledo engano: a luz é chamada de limp home (ir mancando para casa, em inglês) e acusa defeito no sistema eletrônico de ajuste do motor. Provocado, por exemplo, por uma pane em algum dos sensores que monitoram seu funcionamento ou nos bicos, o sistema entra automaticamente em regime de emergência e trava todos os parâmetros para que o carro continue andando até a oficina. Rodar ele roda, mas perde desempenho e o consumo e emissões elevam-se.
ABS e airbag – Estes dois equipamentos eletrônicos de segurança possuem luzes próprias de alerta no painel. Porém, ambas podem se acender sem que haja qualquer pane, só por uma leitura errônea dos sensores. Antes de levar o carro à oficina, vale a pena desligar a bateria e ligá-la novamente para o sistema se ressetar. Muitas vezes as luzes não se acendem novamente.
ESC – Quando se acende o alerta do sistema de controle eletrônico de estabilidade, é por falha ou por estar desligado. Mas, quando pisca, em especial sob aceleração forte, é apenas sinal de que está em ação.
Freio – A mesma luz de alerta pode indicar dois problemas no sistema: nível baixo do fluido ou freio de estacionamento acionado. Porém, alguma folga no sistema mecânico de acionamento do freio, ou se o motorista não soltou completamente a alavanca do freio de estacionamento, pode manter a luz acesa mesmo não estando acionado.
BF
A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade de seu autor.
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