É uma ocasião rara, coincidir a data de publicação de uma matéria minha, tradicionalmente publicada às segundas-feiras pela manhã, com uma data comemorativa muito especial para mim. Hoje se comemora pela vigésima quinta vez o Dia Mundial do VW Fusca. Um dia para uma grande comemoração, só que não… Estamos em tempos de pandemia devido ao Covid-19 e as restrições de quarentena atingem a todos.
Realmente, encontros como os de costume, como os gigantescos passeios de Fuscas como em Querétaro no, México, como se pode ver na foto abaixo, não terão como ser realizados.
Mas, como veremos abaixo, com criatividade esta data comemorativa não passará em branco.
Em matérias anteriores eu já falei sobre o Dia Mundial do Fusca, mas se algum de meus leitores ou leitoras quiser informações em detalhes sobre como esta data foi criada eu apresento abaixo um vídeo com a versão, em português, da palestra que proferi em 2015 em Bad Camberg, na Alemanha, no contexto das comemorações do 20º Dia Mundial do Fusca (29m:12s):
Comemorações alternativas
Usando a criatividade e em alguns casos contando com a ajuda da internet, grupos de aficionados se prepararam para comemorar o Dia Mundial do Fusca dentro do possível.
La Fusca — Associação de Clubes VW da América Central
A iniciativa da La Fusca, que é representada na Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua, é uma comemoração unificada por meio de fotografias dos VW Fuscas dos associados postadas numa página na internet.
Os participantes enviarão as suas fotos com seus Fuscas entre os dias 21 e 22 de junho, valem Fuscas em qualquer estado de conservação, há também a necessidade de acrescentar às fotos a hashtag “#MantenteSano” (mantenha-se saudável). Cada país participante terá a sua base para postar as fotos e aquelas que receberem mais “likes” serão as vencedoras e ganharão um troféu.
Recentemente o pessoal da Caravana de Fuscas de Querétaro, do México, se uniu a esta comemoração, e uma base para as fotos mexicanas foi estabelecida.
Eu participei da campanha de informação e motivação desta comemoração através de um vídeo motivacional, solicitado pelo Panchete Archila Ordoñez, presidente do La Fusca de Honduras.
CAVE – Peru
Caveperu – Asociación Club de Aficionados al Vehículo Escarabajo del Perú. Este é um megaclube peruano, com seções distribuídas pelo país, que desempenha importante trabalho nacional em questões de serviço social e no hobby em automóveis Volkswagen — com ênfase no VW Fusca, e com uma importante participação na mídia.
Este clube já fez grandes eventos em comemoração do Dia Mundial do Fusca, e eu participei de alguns deles através do Skype, que no evento em Lima era projetado numa tela. No caso do evento de 27 de junho de 2010 (lembrando que naquele tempo a comunicação era mais precária) tenho os seguintes registros:
Agora, em 2020, seu fundador e presidente, John William Sánchez Chirinos, decidiu usar a Rádio Cave (emissora por internet) para fazer uma maratona de entrevistas com pessoas falando sobre o Dia Mundial. Serão entrevistados presidentes de clubes de vários países sul-americanos. Estas entrevistas serão editadas num programa que irá para a rede mundial de computadores durante todo o dia 22 de junho (hoje), formando uma grande homenagem a esta data.
Eu já fui entrevistado e minha entrevista fará parte da programação especial da Rádio Cave.
Curitiba – Fuscamania Clube
O Fuscamania Clube de Curitiba, como confirmado por seu presidente Otto Kellerman, festeja o Dia Mundial do Fusca há 12 anos e desta vez desenvolveu uma alternativa muito criativa aos grandes eventos que realizou nesta data até então. Em suas atividades este clube também se preocupa em realizar atividades de cunho social, como o de recolher alimentos não perecíveis que são distribuídos em comunidades carentes.
Ontem, 21 de junho, foi realizado um drive thru na concessionária Luson-Torres, no qual os Fuscamaniacos passavam, deixavam a sua contribuição e recebiam uma recordação do evento. Com isto a data foi comemorada e as atividades sociais do clube foram mantidas.
Também neste caso eu participei com um vídeo motivacional solicitado pelo Otto Kellerman; lembrando que este evento foi realizado em colaboração com Kombibrothers CWB, Route 476 Volks e Sociedade Alternativa Beer Club.
Comunidad VW Peru
Esta comunidade de amantes de veículos Volkswagen Clássicos, que reúne 55 clubes, grupos informais e associações, através da Rádio Beba, seguindo as hashtags #CelebremosEnCasa e #SoyVocheroResponsable, está organizando uma transmissão comemorativa do Dia Mundial do Fusca que foi anunciada com uma mensagem circular que iniciou assim:
Que o presente convite sirva para estender nossas saudações a todos, em nome da Comunidade VW Peru, uma associação civil sem fins lucrativos, cuja missão é espalhar, motivar e incentivar os proprietários da Volkswagen, em todo o país, a amizade, o trabalho em equipe e suporte para que nossos veículos sejam mantidos em um estado ecológico. Para que nossos VWs durem no tempo e nossa paixão permaneça sempre em vigor.
Como todos os anos, estão programadas atividades para o Dia Mundial do Fusca, um dia comemorado em todo o mundo desde 1995 e que, dada a situação que o mundo está passando, devido à pandemia gerada pelo COVID 19, este ano não deveria passar despercebido. Para tanto agendamos uma celebração virtual para o “Dia Mundial do Fusca”, que ocorrerá em 22 de junho na página oficial da COMUNIDADE VW PERU das 18:00 às 22:00 (hora do Peru).
A transmissão pela internet será feita ao vivo entre as 18h00 e 22h00 locais de hoje (22), segunda-feira, e será coordenada pela Sofia Timaná Infante. Eu devo participar a partir das 19h00, horário do Peru (21h00 horário de Brasília)
Drive Your VW Beetle to Work Day
Uma variante de comemoração para o Dia Mundial do Fusca foi proposta, anos atrás, pela revista Hot VW e convocava os amantes do Fusca a irem com seus carros VW (houve uma ampliação de conceito aceitando outros carros equipados com o motor VW boxer arrefecido a ar) para o trabalho no dia 22 de junho de cada ano.
Este tipo de comemoração individual vem a calhar nestes tempos de pandemia, já que os ocupantes dos carros que forem comemorar desta maneira e estarão seguros ao manterem o isolamento social.
Eu incrementei esta ideia com a introdução de cartazes (tamanho A4) dispostos em formato paisagem, afixados nas janelas laterais traseiras dos Fuscas com a informação de que aquele carro estava fazendo parte de uma comemoração individual do Dia Mundial do Fusca. Estes cartazes podem ser baixados em vários idiomas do site do Dia Mundial do Fusca .
Para as comemorações individuais do 25º Dia Mundial eu emiti uma série especial de cartazinhos em quatro idiomas — português, espanhol, inglês e alemão — e os coloquei à disposição numa postagem na página do Dia Mundial no Facebook: “Como comemorar o Dia Mundial do Fusca em tempos de pandemia” .
Neste sentido um fuscamaníaco italiano, o Giuseppe Pistorio, de Catania, traduziu o cartazinho dos 25 anos para o italiano, acrescentando mais um idioma para esta comemoração especial:
Vamos conhecer “Bad Camberg”?
Esta cidadezinha alemã passou a ser conhecida no Mundo Volkswagen por ter sido lá que eu lancei o Dia Mundial do Fusca em 1995, e de lá para cá a sua divulgação continua.
Uma explicação: na Alemanha todas as cidades que ostentam o prefixo “Bad” em seu nome são estâncias hidrominerais equipadas com instalações que oferecem tratamento com águas minerais e hidroterapia.
Chegando de avião à Frankfurt, a viagem até Bad Camberg continua por 60,7 km pela Autobahn A3 – superautoestrada, sendo que o trecho final segue por uma linda estrada secundária. Aliás para quem tem tempo e gosta de dirigir confortavelmente o caminho todo por estradas secundárias, basta seguir a rota indicada na cor cinza e com o índice 8 no mapa, é uma experiência inesquecível. Pois esta estradinha passa por muitas cidadezinhas lindas, por bosques e ravinas que no verão são de um verde maravilhoso.
Também é possível chegar a Bad Camberg de trem. No subsolo do aeroporto de Frankfurt há uma estação de trens e de lá se pode seguir viagem, mas, neste caso é necessário verificar os horários e as eventuais baldeações.
Os Encontro Internacionais de VW’s Veteranos são realizados num antigo campo de esportes, hoje um grande terreno retangular gramado, que fica na Jahnstraße (rua Jahn) como se pode ver na vista aérea abaixo:
Na foto abaixo, do evento de 2015, se pode ver como os carros do evento são dispostos neste gramado:
Foi na tenda de festa branca situada à esquerda na foto que eu dei a palestra sobre o Dia Mundial do Fusca, cujo teor está no vídeo postado acima nesta matéria.
Os observadores logo verão um VW SP2 no meio dos carros antigos, ele participou como uma curiosidade na categoria de construções especiais; ele pertence ao amigo Achim. Como este carro tem um autógrafo do Piancastelli, o Achim decidiu pará-lo como uma homenagem, e comprou outro VW SP2 para curtir:
Agora vamos dar uma olhada nos pontos de interesse desta cidadezinha de mais de mil anos de história e que tem atualmente 15.000 habitantes e se destaca pelas instalações de tratamento com águas minerais. Abaixo o mapa simplificado de Bad Camberg. A Frankfurter Straße – rua Frankfurt (é a parte da estrada 8 que cruza a cidadezinha e na sua ponta sul ruma à cidade de Frankfurt) divide os “acontecimentos. Abaixo dela está a Jahnstraße onde está o terreno onde são realizados os encontros de VW Veteranos.
A cidade antiga se encontra acima da Frankfurter Straße, e, como muitas cidadezinhas medievais, era cercada por uma muralha. Das treze torres que a guarneciam restaram somente duas de suas torres de vigia; no mapa se pode ver a posição destas torres através de suas silhuetas:
Uma das belezas encantadoras de Bad Camberg é que ela também tem casas em enxaimel (as estruturas são formadas por fortes vigas em madeira e as paredes, neste caso, são preenchidas por adobe), como se pode ver no lindo conjunto da Praça do Mercado Marktplatz:
Outro conjunto muito bonito de Bad Camberg é o Historischer Amthof – antiga repartição pública um grande prédio todo em enxaimel — uma das mais longas construções em enxaimel da Alemanha; para fotografá-lo todo são necessárias duas fotos (Fotos: Volker Thies):
Para mim há sempre uma emoção especial ao chegar à Bad Camberg, quando se sai da Autobahn A3, entra num trecho da B8 que leva à cidade e de um ponto alto se descortina o panorama que se pode ver na foto abaixo. As montanhas escuras ao fundo formam a cadeia chamada Taunus, que cedeu seu nome a uma série de automóveis da Ford alemã:
Terminando as fotos de Bad Camberg aí vai uma foto tirada da janela do hotel Tarnus Residence no qual fiquei em 2015 (recomendo). A igreja que se vê ao fundo é uma das atrações de Bad Camberg, trata-se da capela votiva da cruz – Kreuzkapelle onde os organizadores dos encontros de VW Veteranos costumam fazer a sua fotografia de boas-vindas:
Finalizo esta parte da matéria com uma homenagem aos organizadores atuais do Encontros de VW Veteranos de Bad Camberg, são meus amigos e os admiro muito:
A Kreuzkapelle é tão importante para Bad Camberg que ela aparece no logotipo de divulgação da cidade, como podemos ver abaixo:
Esclarecendo as fotos da imagem de abertura desta matéria, numerando de cima para baixo:
1) Chegando ao 4º Encontro de VW Veteranos de Bad Camberg em 1991.
2) Encontro de 1991 em Bad Camberg onde eu lancei a ideia do Dia Mundial que foi aprovada por aclamação.
3) Leitura da Declaração de Bad Camberg no evento de 1995, oficializando o lançamento do Dia Mundial do Fusca.
4) Comemorando o 20º Dia Mundial do Fusca em 2015 em Bad Camberg dando uma palestra sobre esta data.
A todos que ainda vão comemorar o Dia Mundial do Fusca de nº 25 desejo uma boa comemoração seja como ela for.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.