O Range Rover comemorou 50 anos na última quarta-feira (17) e lançou nova edição especial, o novo Range Rover Fifty, para marcar a importante data para a fabricante inglesa..
Nesses 50 anos o Range Rover sempre se destacou pelo elevado grau de conforto associado a grande capacidade off-road, tendo já no lançamento sido dotado de. tração integral permanente.
Seu grande destaque era o motor V-8 de 3.532 cm³, com bloco e cabeçotes de alumínio, de origem GM e utilizados em Buick e em Oldsmobile, produzido pela Rover, que comprou os direitos de fabricação. Desenvolvia 132 cv a 5.000r rpm e 25,6 m·kgf a 2.500 rpm.
Mais adiante, em 1989, tornou-se o primeiro off-road do mundo a contar com freios ABS.
Posteriormente, em 1992, passou a ser o primeiro 4×4 do mundo a incluir controle de tração e suspensão pneumática eletrônica e automática, para assegurar a famosa experiência de condução requintada Range Rover, tanto em estrada como em situações off road, inclusive com a fundamental capacidade — para o off-road — de variar a altura de rodagem.
Com a quarta e atual geração, lançada em 2012, a carroceria monobloco que havia chegado com a terceira geração em 2001, abandonando a tradicional construção separada de carroceria sobre chassi, passou a ser de alumínio, primazia mundial na categoria dos suves.
Entre seus feitos em 50 anos, atravessou a impenetrável região de Darien Gap, no Panamá, foi o primeiro veículo a ser exposto no Museu do Louvre, em Paris, e venceu o rali Paris-Dakar em duas ocasiões. Nenhum outro veículo recebeu tantas conquistas como o Range Rover em todos os níveis de exclusividade, conforto e requinte, capacidade off road e desempenho em estrada.
Para celebrar os 50 anos desse ícone, serão comercializadas apenas 1.970 unidades da edição limitada Range Rover Fifty.. Esse volume, obviamente, refere-se ao ano do lançamento do primeiro Range Rover.
São mais de um milhão de unidades vendidas em todo o mundo. Seu estilo inconfundível e sofisticado, além da capacidade off-road líder no segmento, garantem que o Range Rover se mantenha tão relevante hoje como foi em 1970.
Em 2005, após três décadas no segmento mais exclusivo dos suves premium, a família Range Rover cresceu com o lançamento do Range Rover Sport, um veículo que combina o luxo e a capacidade off-road do Range Rover com o caráter esportivo e uma experiência de condução especial. Em 2010, foi a vez compacto Range Rover Evoque,de caráter mais jovem e urbano, de grande sucesso até hoje. Em 2017, a família voltou a crescer com a introdução do Range Rover Velar, que se posiciona entre o Range Rover Sport e o Range Rover Evoque. O Velar, que deve o seu nome aos primeiros protótipos Range Rover ainda no final dos anos 1960, ampliou a gama Range Rover com um exclusivo desenho minimalista e alta tecnologia de bordo.
História
A história Range Rover começou em meados dos anos 60, quando o engenheiro-chefe para novos projetos da fabricante Rover, Chales Spencer “Spen” King, e sobrinho do fundador da Land Rover, quis revolucionar o crescente mercado de veículos off-road de lazer e idealizou um plano para combinar a agilidade no asfalto de um Rover com a capacidade fora de estrada do Land Rover.
Dos Estados Unidos vinham notícias de utilitários para lazer em 1961, como o International Harvester Scout e o Ford Bronco em 1966, e o mesmo poderia ser feito pela Land Rover.que já tinha experiência em tração nas quatro rodas com o Defender de 1948,
O desenvolvimento do primeiro protótipo, com uma carroceria tipo perua com 2.540 mm de distância entre eixos, começou no final dos anos 1960. O modelo final foi apresentado à imprensa internacional em 1970 e logo conquistou o reconhecimento dos jornalistas especializados. Sua popularidade aumentou ao combinar requinte e conforto com agilidade em estrada, desempenho e capacidade de reboque. O Range Rover Classic foi apresentado como “um trabalho exemplar de design industrial”, quando se tornou no primeiro veículo em exposição no famoso Museu do Louvre, de Paris, em 1971.
A primeira geração do Range Rover (1970-1996) era disponível com apenas duas portas. Uma peculiaridade era as grandes portas terem duas maçanetas internas de modo a possibilitar a um ocupante do banco traseiro poder abri-la, pois a segunda maçaneta ficava para trás do encosto do banco dianteiro.
Durante os 26 anos em esteve em produção, o Range Rover Classic se manteve em evolução com a introdução, em 1981, de um modelo de quatro portas e de um câmbio automático, de três marchas, em 1982. O primeiro Range Rover a diesel chegou em 1986.
Em 1994, apareceu a segunda geração do Range Rover (P38A), cujo design era instantaneamente reconhecível por seu perfil mítico, teto flutuante, capô em forma de concha, tampa do porta-malas de abertura bipartida e linha de cintura contínua — detalhes inconfundíveis que ainda perduram. O interior do veículo era ainda mais exclusivo, mas sem renunciar à agilidade em estrada e à capacidade off–road. E ainda foi incorporada a ele uma suspensão ajustável aprimorada e motores a diesel de 2,5 litros, o V-8 a gasolina passado para 3,9 e 4,6 litros, que aumentaram o desempenho para limites sem precedentes.
A terceira geração do Range Rover (2001-2012) incorporou numerosas melhorias em relação aos seus antecessores, durante os seus 11 anos em produção. Nas inovações em engenharia destacam-se a carroceria monobloco, mais rígida (que substituiu o tradicional chassi separado dos 4×4) e uma suspensão totalmente independente e pneumática e interligada (na época, quase todos os veículos off-road tinham eixos rígidos). O interior mais amplo e opulento desses veículos foi inspirado em iates de luxo, móveis requintados e bancos de primeira classe de avião.
Em 2012, tivemos a chegada da quarta e atual geração do Range Rover Transformou-se no primeiro suve com construção leve totalmente em alumínio, com um peso 420 kg menor que o do seu antecessor. Incorpora uma gama abrangente de inovações off-road, como os sistemas automáticos Terrain Response 2 e All-Terrain Progress Control, e foi evoluindo para poder ser equipado com os novos e eficientes conjuntos motrizes, disponibilizando um modelo híbrido plug-in (PHEV) e incluindo tecnologias vanguardistas de segurança, informação e entretenimento.
Nos últimos cinco anos, o Range Rover SVAutobiography tem sido o expoente máximo da gama, sendo o veículo mais potente e requintado da história do Range Rover. A divisão Special Vehicle Operations da Land Rover oferece também aos clientes a opção de adquirir os modelos Range Rover SVAutobiography e SVAutobiography Dynamic, com potentes motores V-8 e uma cabine que se destaca pelo acabamento artesanal.
Abaixo é possível acompanhar toda a linha do tempo do Range Rover, ao longo dos seus 50 anos de história:
1967 Em 6 de setembro de 1967, começa o desenvolvimento da perua de 100 polegadas (2.540 mm) de entre-eixos”, o primeiro protótipo do Range Rover.
1969 Os protótipos denominam-se “Velar” para tentar esconder a identidade do Range Rover. O nome é composto pelas letras das marcas Alvis e Rover, embora derive do italiano”velare”, que significa “envolver” ou “revestir”.
1970 O Range Rover de duas portas é apresentado em 17 de junho. Incorpora um motor V-8 leve em alumínio, tração integral permanente e freios a disco nas quatro rodas.
1971 O Range Rover é o primeiro veículo exposto no Museu do Louvre, de Paris, em virtude do seu “trabalho exemplar de design industrial”. O modelo de produção em série é exposto na entrada, enquanto um de escala menor é apresentado no interior do museu.
1971 O Range Rover recebe o prêmio “RAC Dewar” pelo melhor desempenho técnico
1972 O Range Rover é o primeiro veículo a atravessar o continente americano, incluindo a Darien Gap, numa expedição transamericana de 29.000 km organizada pelo Exército britânico – 99 dias para percorrer os 400 quilômetros de selva densa.
1974 O Range Rover completa uma expedição que atravessa o deserto do Saara de oeste a leste, mais de 12.000 km, em 100 dias.
1977 Um Range Rover modificado consegue a vitória na categoria 4×4 no rali Londres-Sydney, uma prova extenuante de 30.000 km, o rali mais longo da história onde os veículos pontuam por sua velocidade.
1979 Um Range Rover especialmente modificado para a ocasião vence o primeiro rali Paris-Dakar.
1981 Outro Range Rover volta a vencer o mesmo rali.
1981 Lançamento do primeiro modelo de quatro portas de produção em série, baseado numa conversão realizada pela empresa suíça Monteverdi.
1981 É produzido o primeiro Range Rover de edição limitada em fábrica, o modelo “In Vogue”, como presságio da evolução do Range Rover para veículo de luxo.
1982 A produção do Range Rover atinge 100.000 unidades.
1982 É introduzida a opção de câmbio automático de três marchas no Range Rover.
1982 É produzido um Range Rover personalizado para a visita do Papa João Paulo II ao Reino Unido.
1983 É lançada a caixa manual de 5 marchas da Range Rover.
1984 No seguimento do sucesso da edição limitada “In Vogue”, é introduzido o Range Rover Vogue como a versão superior da gama.
1985 O modelo diesel Range Rover “Beaver Bullet” bate 27 recordes de velocidade, incluindo um recorde a diesel por manter uma média superior a 160 km/h durante 24 horas.
1986 Lançamento do primeiro Range Rover diesel de produção em série: um modelo com motor VM 2,4 turbo e defletor dianteiro em todas as versões, exceto na turbodiesel.
1987 Início da comercialização do Range Rover na América do Norte.
1988 Introdução na transmissão do Range Rover de uma caixa de transferência BorgWarner com acionamento por corrente e diferencial central de acoplamento viscoso para melhorar consideravelmente o requinte do veículo e reforçar as suas credenciais de luxo.
1989 O Range Rover é o primeiro veículo todo-terreno do mundo a incorporar freios antibloqueio ABS, concebidos para proporcionar desempenho ideal em estrada e em situações off-road.
1989 Uma caravana de veículos Range Rover concebidos para expedições atravessa a zona mais dura da Continental Divide no Colorado (Estados Unidos), que a Land Rover renomeia “Great Divide”.
1990 São comercializadas as 200 unidades da edição limitada CSK (Charles Spencer King, designer-chefe do Range Rover) para comemorar o fim da produção do Range Rover de duas portas.
1992 O Range Rover Classic é o primeiro veículo off-road do mundo a incorporar controle de tração eletrônico e suspensão pneumática eletrônica e automática, duas estreias mundiais.
1992 É apresentado o LSE LWB (denominado County LWB nos EUA) em Marrocos com uma exibição do novo modelo que inclui uma demonstração da tecnologia de suspensão pneumática eletrônica e automática.
1993 É anunciada a denominação Autobiography, limitada a 25 unidades, no Salão Automóvel de Londres (apresentada aos clientes em 1994).
1994 Lançamento da segunda geração do Range Rover (P38A) com um chassi longo, uma carroçaria semimonobloco redesenhada e suspensão pneumática eletrônica melhorada.
1996 O Range Rover Classic despede-se em grande estilo, com um total de 317.615 unidades produzidas (partilha dois anos de produção com o P38A).
1999 A Land Rover cria o modelo mais luxuoso do Range Rover até a data, a edição limitada Range Rover Linley; o designer de mobiliário Lord Linley serviu de inspiração para esse modelo, do qual foram produzidas apenas 10 unidades com o preço de 100 mil libras esterlinas.
2001 Lançamento da terceira geração do Range Rover (L322) com suspensão pneumática independente nas quatro rodas, que é demonstrado com exibições nas bases da Força Aérea Real britânica em Kinloss, Skibo e Novar Estate.
2002 É produzido o 500.000º Range Rover nas instalações de Solihull.
2005 São adicionados motores V-8 a gasolina de 4,4 litros e V-8 Supercharged (com compressor de deslocamento) de 4,2 litros.
2005 Lançamento da segunda gama, o Range Rover Sport.
2006 O Range Rover incorpora o sistema Terrain Response® e motor diesel TDV8.
2009 O Range Rover pode ser dotado de novos motores LR-V-8 a gasolina de 5 litros e 5 litros Supercharged, além de incorporar como estreia mundial o Sistema Dinâmico Adaptativo, que otimiza permanentemente o controle da carroceria e odirigir.
2010 O Range Rover celebra o seu 40º aniversário.
2010 Introdução da terceira gama, o Range Rover Evoque, e criação de um novo segmento, o suve compacto premium.
2011 Apresentação da edição Ultimate do Range Rover Autobiography.
2011 Introdução no Range Rover de um novo motor LR-TDV8 de 4,4 litros e 313 cv, que proporciona uma diminuição de 14 % nas emissões de CO2 e uma redução de 18,5 % no consumo de combustível.
2012 Em 6 de setembro, é apresentada na Royal Ballet School, em Londres a quarta geração do Range Rover (L405), o primeiro suve do mundo produzido integralmente em alumínio.
2013 A Range Rover introduz um motor LR-V6 3,0 Supercharged a gasolina de 340 cv.
2013 Lançamento da segunda geração do Range Rover Sport (L494).
2013 Protótipos do Range Rover híbrido chegam à épica Rota da Seda da Índia, após percorrerem 16.000 km de Solihull a Bombaim como parte da última fase de testes antes de concluir a fase de desenvolvimento.
2013 É apresentado o primeiro Range Rover com chassis longo em 20 anos, em complemento a uma especificação exclusiva, o Range Rover Autobiography Black.
2014 Uma frota composta por veículos Range Rover e um Range Rover Classic percorre mais de 1.600 quilômetros num trecho da rota original Great Divide para celebrar 25 anos da expedição.
2014 Primeira apresentação mundial do Range Rover Hybrid LWB, na China.
2014 O Range Rover e o Range Rover Sport incorporam uma inovação em estreia mundial, All-Terrain Progress Control (ATPC), e também a projeção de dados no para-brisa, lado do motorris.
2015 A denominação Autobiography, a joia da coroa da gama Range Rover, celebra o seu 21º aniversário.
2015 O Range Rover de produção em série mais potente de sempre é apresentado no Salão do Automóvel de Nova York: o Range Rover SVAutobiography traz um motor V-8 Supercharged de 550 cv e comemora os 21 anos do nome Autobiography.
2015 A Land Rover atinge os 6 milhões de veículos produzidos, com o Range Rover Vogue SE LWB, que comemora os 45 anos do Range Rover.
2015 É utilizado pela primeira vez um Range Rover híbrido como veículo oficial de Sua Majestade, a Rainha, que substitui o Range Rover oficial anterior de 2002.
2015 Um Range Rover atravessa uma ponte de papel de 5 metros, criada especialmente para a ocasião, sem cola nem parafusos, em Suzhou (China).
2016 Um Range Rover Autobiography reboca o SpaceShipTwo da Virgin Galactic na sua cerimônia de apresentação e batismo na base aérea Mojave Air and Space Port, na Califórnia.
2016 São apresentados a Assistência Avançada ao Reboque e o Limitador de Velocidade Inteligente.
2017 Apresentação do novo Range Rover SVAutobiography Dynamic, uma versão especialmente centrada no motorista, que reduz a altura ao solo em 8 mm e incorpora opotente motor 5-litros V-8 Supercharged de 550 cv.
2017 A Land Rover Classic anuncia o Range Rover Reborn, um novo programa que proporciona a oportunidade única de comprar um Range Rover de duas portas original, objeto de desejo de qualquer colecionador, diretamente do fabricante.
2017 É anunciado o Range Rover Sentinel, um modelo baseado no Autobiography, mas concebido para resistir a balas incendiárias de 7,62 mm que perfuram blindagem a grande velocidade.
2017 Lançamento da quarta gama, o Range Rover Velar.
2017 O Range Rover P400e PHEV híbrido plug-in é apresentado no Museu do Design de Londres.
2017 O Range Rover SVAutobiography LWB de chassis longo é apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles; encontra-se disponível como veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) e com motor V8 Supercharged a gasolina, de 565 CV.
2018 Um novo motor diesel SDV6 3.0 Biturbo e 275 CV substitui o TDV6 3.0.
2018 Lançamento da segunda geração do Range Rover Evoque
2019 É apresentada a última edição do Range Rover Sentinel.
2020 O Range Rover pode ser equipado com motor Ingenium a gasolina 3-litros de seis cilindros em linha, semi-híbrid, da mesma forma que a edição especial Range Rover Fifty.
BS