Texto baseado em notícia BMW
Após sete gerações e 45 anos de existência, o BMW Série 3 continua um sedã esportivo por excelência, além de ser um dos ícones mais bem sucedidos da fabricante bávara. A primeira geração do BMW Série 3, o E21, foi apresentada ao mundo em julho de 1975, e permaneceu no mercado até 1983. O design da carroceria deste modelo foi obra de Paul Bracq, que foi chefe de design da BMW entre 1970 e 1974. Ele também criou outros carros, como o protótipo BMW Turbo que resultou no lendário BMW M1.
O design do primeiro BMW Série 3 foi inspirado no BMW Série 5 (1972-1981) e se destacou pela carroceria de duas portas e traseira bastante diferente do padrão adotado na época.
O primeiro BMW Série 3 tinha 4.355 milímetros de comprimento, 1.610 mm de largura, 1.380 mm de altura e distância entre eixos de 2.563 mm. Tinha tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas, sendo a dianteira McPherson e a traseira por braço semiarrastado. Ficou claro que uma nova classe havia nascido dentro da BMW: o sedã esportivo compacto.
Em seu lançamento o BMW Série 3 era dotado de um eficiente motor de quatro cilindros. Estes motores permaneceram em linha até 1987. Eles eram baseados no lendário bloco M 10, o mesmo que levou Nélson Piquet ao seu segundo título mundial de Fórmula 1, em 1983, com Brabham BT52-BMW 1,5 turbo.
A primeira geração do BMW Série 3 foi lançada nas seguintes versões: 316 (com 90 cv), 318 (com 98 cv) e 320 (com 109 cv). Todos esses modelos tinham carburadores Solex. Se o cliente quisesse mais desempenho, poderia escolher o 320i, que utilizava o novo sistema de injeção responsável por elevar a potência a 125 cv. Na nomenclatura destes modelos, os dois últimos algarismos representavam a cilindrada. Por exemplo, o 316 usava um motor de 1,6 litro.
Chegam os motores de seis cilindros
O BMW Série 3 foi o primeiro veículo deste segmento a ter um motor de seis cilindros em linha. Durante o Salão de Frankfurt de 1977, os entusiastas da marca puderam conhecer os novos modelos 320/6 e 323i. Esta data marcou uma longa tradição na BMW: a de sedãs esportivos de alto desempenho com motores de seis cilindros.
O BMW 323i tinha um motor movido a injeção de 2,3 litros, oferecendo uma potência de 143 cv. Por outro lado, o 320/6 tinha um seis-cilindros de 2 litros com injeção de combustível.
Em 1978, novos recursos apareceram na gama de motores. O 316 passou a usar o motor de 1,8 litro de 90 cv, e o 318i lançou um sistema de injeção para que sua potência fosse aumentada para 105 cv. Finalmente, em 1981, foi lançado o BMW 315: era uma interessante versão de acesso à gama que usava um motor 1,6-L de 75 cv.
Após seis anos de produção, em maio de 1981, saiu da linha de produção a milionésima unidade do BMW Série 3, tornando a linhagem então a mais vendida da história da fabricante alemã.
Série 3 no Brasil
Em outubro de 2014 a produção nacional do BMW Group teve início na fábrica em Araquari, SC, com a fabricação do BMW Série 3 na versão ActiveFlex. Desde então a produção nacional da icônica família Série 3 foi expandida e atualmente são fabricadas em solo nacional as versões 320i GP, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport.
Além disso, também são comercializadas no país as versões 320i Sport, 330e M Sport (híbrido plug-In) e M340i xDrive.
Referência em dirigibilidade, tecnologia e conectividade, o Série 3 foi eleito o Carro Premium de 2020 na última edição do Prêmio Carro do Ano da revista Autoesporte.
AE
FICHA TÉCNICA BMW 316 1975 | |
MOTOR | |
Descrição | 4-cllindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, duas válvulas por cilindro, carburador Solex 32/32 DIDTA, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.574 |
Diâmetro dos cilindros/curso dos pistões (mm) | 84 / 71 |
Taxa de compressão (:1) | 8,3 |
Potência (cv/rpm) | 90 / 6.000 |
Torque (m·kgf/rpm) | 12,5 / 4.000 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Manual de 4 marchas sincronizadas mais ré, alavanca no assoalho, embreagem monodisco a seco; tração traseira |
Relaçõee das marchas (:1) | 1ª 3,764; 2ª 2,020; 3ª 1,32; 4ª 1,000 (direta); ré 4,153 |
Relação do diferencial (:1) | 4,111 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor telescópico e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, braço semiarrastado, mola helicoidal, amortecedor telescópico e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,3 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco/255 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/250 |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Aço, 5J x 13 |
Pneus | 165SR13 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, sedã, duas portas, cinco lugares |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,47 |
Área frontal (m²) | 1,84 |
Área frontal corrigida (m²) | 0.864 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento/largura/altura/entre-eixos | 4.355 / 1.610 / 1.380 / 2.563 |
Bitola dianteira/traseira | 1.364/ 1.377 |
CAPACIDADES (L)) | |
Porta-malas | 404 |
Tanque de combustível | 58 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.020 |
Carga útil | 420 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 13,8 |
Velocidade máxima (km/h | 160 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL | |
Cidade (km/l) | 6,9 |
Estrada (km/l | 7,1 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha (km/h) | 26,4 |
Rotação a 120 km/h na última marcha (rpm) | 4.550 |
Rotação à veloc. máxima, últ. marcha (rpm) | 6.060 |