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Home AE

BMW SÉRIE 3, 45º ANIVERSÁRIO

identicon por Autoentusiastas
31/07/2020
em AE, Destaques, Notícias
Fotos: divulgação BMW

Fotos: divulgação BMW





Texto baseado em notícia BMW

Após sete gerações e 45 anos de existência, o BMW Série 3 continua um sedã esportivo por excelência, além de ser um dos ícones mais bem sucedidos da fabricante bávara. A primeira geração do BMW Série 3, o E21, foi apresentada ao mundo em julho de 1975, e permaneceu no mercado até 1983. O design da carroceria deste modelo foi obra de Paul Bracq, que foi chefe de design da BMW entre 1970 e 1974. Ele também criou outros carros, como o protótipo BMW Turbo que resultou no lendário BMW M1.

O design do primeiro BMW Série 3 foi inspirado no BMW Série 5 (1972-1981) e se destacou pela carroceria de duas portas e traseira bastante diferente do padrão adotado na época.

O primeiro BMW Série 3 tinha 4.355 milímetros de comprimento, 1.610 mm de largura, 1.380 mm de altura e distância entre eixos de 2.563 mm. Tinha tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas, sendo a dianteira McPherson e a traseira por braço semiarrastado. Ficou claro que uma nova classe havia nascido dentro da BMW: o sedã esportivo compacto.

O primeiro 3 era mesmo instigante e cativante

Em seu lançamento o BMW Série 3 era dotado de um eficiente motor de quatro cilindros. Estes motores permaneceram em linha até 1987. Eles eram baseados no lendário bloco M 10, o mesmo que levou  Nélson Piquet ao seu segundo título mundial de Fórmula 1, em 1983, com Brabham BT52-BMW 1,5 turbo.

A primeira geração do BMW Série 3 foi lançada nas seguintes versões: 316 (com 90 cv), 318 (com 98 cv) e 320 (com 109 cv). Todos esses modelos tinham carburadores Solex. Se o cliente quisesse mais desempenho, poderia escolher o 320i, que utilizava o novo sistema de injeção responsável por elevar a potência a 125 cv. Na nomenclatura destes modelos, os dois últimos algarismos representavam a cilindrada. Por exemplo, o 316 usava um motor de 1,6 litro.

Chegam os motores de seis cilindros

O BMW Série 3 foi o primeiro veículo deste segmento a ter um motor de seis cilindros em linha. Durante o Salão de Frankfurt de 1977, os entusiastas da marca puderam conhecer os novos modelos 320/6 e 323i. Esta data marcou uma longa tradição na BMW: a de sedãs esportivos de alto desempenho com motores de seis cilindros.

O BMW 323i tinha um motor movido a injeção de 2,3 litros, oferecendo uma potência de 143 cv. Por outro lado, o 320/6 tinha um seis-cilindros de 2 litros com injeção de combustível.

Em 1978, novos recursos apareceram na gama de motores. O 316 passou a usar o motor de 1,8 litro de 90 cv, e o 318i lançou um sistema de injeção para que sua potência fosse aumentada para 105 cv. Finalmente, em 1981, foi lançado o BMW 315: era uma interessante  versão de acesso à gama que usava um motor 1,6-L de 75 cv.

Após seis anos de produção, em maio de 1981, saiu da linha de produção a milionésima unidade do BMW Série 3, tornando a linhagem então a mais vendida da história da fabricante alemã.

Hoje nota-se que o primeiro Série 3 tinha um quê de especial

Série 3 no Brasil

Em outubro de 2014 a produção nacional do BMW Group teve início na fábrica em Araquari, SC, com a fabricação do BMW Série 3 na versão ActiveFlex. Desde então a produção nacional da icônica família Série 3 foi expandida e atualmente são fabricadas em solo nacional as versões 320i GP, 320i Sport GP, 320i M Sport e 330i M Sport.

Além disso, também são comercializadas no país as versões 320i Sport, 330e M Sport (híbrido plug-In) e M340i xDrive.

Referência em dirigibilidade, tecnologia e conectividade, o Série 3 foi eleito o Carro Premium de 2020 na última edição do Prêmio Carro do Ano da revista Autoesporte.

AE

 

FICHA TÉCNICA BMW 316 1975
MOTOR
Descrição 4-cllindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, duas válvulas por cilindro, carburador Solex 32/32 DIDTA, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.574
Diâmetro dos cilindros/curso dos pistões (mm) 84 / 71
Taxa de compressão (:1) 8,3
Potência (cv/rpm) 90 / 6.000
Torque (m·kgf/rpm) 12,5 / 4.000
TRANSMISSÃO
Câmbio Manual de 4 marchas sincronizadas mais ré, alavanca no assoalho, embreagem monodisco a seco; tração traseira
Relaçõee das marchas (:1) 1ª 3,764; 2ª 2,020; 3ª 1,32; 4ª 1,000 (direta); ré 4,153
Relação do diferencial (:1) 4,111
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, braço triangular, amortecedor telescópico e barra antirrolagem
Traseira Independente, braço semiarrastado, mola helicoidal, amortecedor telescópico e barra antirrolagem
DIREÇÃO Pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,3
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco/255
Traseiros (Ø mm) Tambor/250
RODAS E PNEUS
Rodas Aço, 5J x 13
Pneus 165SR13
CONSTRUÇÃO
Carroceria Monobloco em aço, sedã, duas portas, cinco lugares
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,47
Área frontal (m²) 1,84
Área frontal corrigida (m²) 0.864
DIMENSÕES (mm)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos 4.355 / 1.610 / 1.380 / 2.563
Bitola dianteira/traseira 1.364/ 1.377
CAPACIDADES (L))
Porta-malas 404
Tanque de combustível 58
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.020
Carga útil 420
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 13,8
Velocidade máxima (km/h 160
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Cidade (km/l) 6,9
Estrada (km/l 7,1
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha (km/h) 26,4
Rotação a 120 km/h na última marcha (rpm) 4.550
Rotação à veloc. máxima, últ. marcha (rpm) 6.060






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Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1,8 AT 4X2, NO USO (COM VÍDEO)

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