Os tempos realmente estão mudando. Pela primeira vez participei de um lançamento de moto totalmente remoto. Desde 2008 participo de eventos no setor e nunca tinha visto nada parecido. Geralmente tudo começa com um cafezinho, passando pelo pessoal do marketing falando sobre o novo modelo e termina com a melhor parte, ao menos para mim, que é finalmente andar na moto pela primeira vez.
Desta vez eu e os demais jornalistas acompanhamos ao vivo a apresentação oficial online. A própria Kawasaki nunca tinha feito um lançamento assim antes. Ao final várias perguntas foram respondidas e teve até demonstração do novo ronco da nova Z900 que já é modelo 2021. Se ficou curioso sobre o ronco veja o vídeo abaixo.
Porém, andar na moto só mesmo quando for possível termos uma emprestada uma para teste. Assim como já acontece no mercado de carros, a ideia aqui é que o cliente tenha uma mesma linguagem visual e possa ir subindo os “degraus” desde a pequena Z400 até o topo que seria a Z1000. Perguntados sobre a proximidade entre a 900 e a 1000 a resposta foi rápida: a 1000 é uma moto para iniciados, mais bruta e direta.
Maior controle
No visual as mudanças foram sutis deixando a moto com um perfil moderno e mais afiado, porém numa nesta categoria o principal é sempre o motor — que recebeu um novo acabamento todo em preto. São 125 cv de potência máxima e mais de 10,1 m·kgf de torque. Para um maior controle a Z agora conta com três modos de controle de tração, dois de potência e quatro de pilotagem. Parece confuso? Calma que eu explico. O controle de tração vai desde completamente desligado até o nível mais atuante (3). Os modos de potência são o Low que reduz em 55% a potência entregue e o Full com toda a cavalaria disponível.
Fazendo o cruzamento destes dois parâmetros temos os modos de pilotagem, facilitando a escolha do condutor. Por exemplo, no modo chuva (Rain) o controle de tração é mais atuante e a potência é reduzida. Já no modo Sport toda a potência é liberada e o controle de tração atua em seu nível mínimo. No momento de pegar a estrada o modo indicado é o Road — um intermediário entre os dois primeiros. Para aqueles que preferem escolher manualmente cada parâmetro ainda existe o modo Rider em que é possível até desligar o controle de tração.
Tecnologia e conectividade
Como tantas opções e escolhas a moto recebeu um novo painel colorido TFT de 4,3″ onde é possível ver e selecionar várias informações. Além dos hodômetros total e parciais temos indicador de marcha engatada, aviso luminoso de troca de marcha, relógio, nível da bateria, indicação de pilotagem econômica, entre outros. Agora todas as luzes são de LED incluindo o farol, piscas, luz de placa e a lanterna traseira com visual de um Z estilizado. Os bancos receberam um novo acabamento e uma maior camada de espuma para melhorar o conforto.
Uma das novidades mais comentadas durante a apresentação da Z900 é a conectividade com o celular. Baixando um aplicativo Rideology no celular é possível parear com a moto via Bluetooth para as mais diversas informações. É possível saber a última localização da moto, o nível de combustível, hodômetro, tempo gasto, média do consumo, entre outros. Para os mais acelerados como este que vos escreve é possível contar até com o sistema parecido com a telemetria. Você dá o comando de iniciar a gravação e após finalizar o percurso é possível saber a posição do acelerador, ângulos de inclinação, velocidade máxima, força G e velocidade em cada trecho percorrido. Isso deve ajudar muito quem gosta de fazer track day; para quem prefere passear vai poder ter um melhor controle de consumo e forma de pilotagem.
Se até os lançamentos de motos estão mudando, o mesmo é de se esperar com as próprias motos, em breve estaremos cada vez mais conectados. Esperamos agora para conhecer ao vivo a nova Z900. O preço sugerido sem frete é de R$ 47.990,00 porém uma quantidade limitada de motos será oferecida promocionalmente em regime de pré-venda até 31 de julho por 45.990,00. A previsão é que a Z900 esteja em todas as concessionárias da marca até o final de agosto. A garantia é de dois anos; segue abaixo a ficha técnica.
LR
FICHA TÉCNICA KAWASAKI Z900 2021 | |
MOTOR | |
Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, DOHC, 16 válvulas, arrefecimento líquido |
Cilindrada (cm³) | 948 |
Diâmetro e curso (mm) | 73,4 x 56 |
Taxa de compressão (:1) | 11,8 |
Potência (cv/rpm) | 125 / 9.500 rpm |
Torque (m·kgf/rpm) | 10,1 m·kgf / 7.700 |
TRANSMISSÃO | 6 marchas |
Relações das marchas (:1) | n;d; |
Relação de diferencial (;1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Garfo invertido de 41 mm com amortecimento de retorno e pré-carga da mola ajustável |
Traseira | Horizontal Back-link com amortecimento de retorno e ajuste da pré-carga da mola |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco duplo de 300 mm em formato margarida |
Traseiros (Ø mm) | Disco simples de 250 mm em formato margarida |
Controle | ABS (obrigatório), controle de tração ajustável, 4 modos de pilotagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Raiadas aro 17 na dianteira e traseira |
Pneus | Diant. 120/70ZR17M/C (58W) Tras.180/55ZR17M/C (73W) |
CONSTRUÇÃO | Quadro de aço em treliças |
DIMENSÕES (mm0 | |
Comprimento | 2.065 |
Largura | 825 |
Altura | 1.065 |
Entre-eixos | 1.450 |
Distância livre do solo | 130 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso a seco (kg) | 210 (em ordem de marcha) |
Tanque de combustível (L) | 17 |