O Kwid acaba de completar três anos no mercado brasileiro. O modelo, fabricado no Complexo Ayrton Senna da Renault em São José dos Pinhais, PR, já vendeu mais de 204 mil unidades no Brasil e mais de 70 mil unidades no mercado externo.que abrange 28 países da América do Sul, América Central e África.
É um dos carros mais acessíveis hoje, com preços de R$ 36.990 (Life), R$ 43.490 (Zen), R$ 46.190 (Intense) e R$ 47.990 (Outsider).
O Kwid inovou na maneira de vender. Já em sua campanha de pré-venda, o cliente podia realizar a reserva do seu veículo 100% on-line, por meio de um site exclusivo. A fabricante foi a primeira a ter uma plataforma 100% on-line para a compra de um automóvel. Nessa plataforma (https://loja.renault.com.br), o cliente consegue realizar todas as etapas de compra de um veículo.
Atributos do Kwid são sua distância mínima do solo de 180 mm, os grandes ângulos de entrada e saída (24º e 40º, respectivamente), e o porta-malas de 290 litros num carro de 3.680 mm de comprimento e 2.423 mm de entre-eixos. A direção é eletroassistida exceto na versão Life e todas as versões vêm com bolsas infláveis laterais além das duas frontais obrigatórias.
A motorização é única para todas as versões, o 1,0 SCe B4D de 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas acionado por corrente e bloco também em alumínio, 66/70 cv a 5.500 rpm e 9,4/9,8 m·kgf a 4.250 rpm. Com apenas 758 kg de massa em ordem de marcha, o Kwid oferece a adequada relação peso-potência de 11,5/10,8 kg/cv, o que resulta na aceleração 0-100 km/h em 15,5/14,7 segundos e velocidade máxima de 152/156 km/h. O consumo de combustível é atraente, com 14,9/10,3 km/l na cidade e 15,6/10,8 km/l, na estrada.
Sua garantia é de três anos, e se financiado pelo Banco Renault, cinco anos.
A campanha publicitária “Caverna do Dragão”, criada para o Kwid Outsider pela DPZ&T, que apostou na memória afetiva dos brasileiros criando um episódio final em live action para os personagens da série animada que marcou as décadas de 1980 e 1990, recebeu diversos prêmios, entre eles o Grand Effie na 12ª edição do Effie Awards, em 2019, que reconhece a campanha mais efetiva entre todas as categorias concorrentes.
AE