O modelo 2021 da família S10 chega para celebrar os 25 anos do modelo no Brasil. Lançada em 1995, foi derivada da S10 da GM americana e chegou mexendo com o mercado e praticamente criando um novo segmento, que até aquele momento era pouco explorado. O agronegócio aposentou as D-20 e F-1000 e passou a buscar esse tipo de picape. Um breve resumo da história da S10 pode ser conferido na coluna “Perfume de Carro’ do Douglas Mendonça, publicada recentemente.
Já no primeiro ano de produção a S10 se tornou líder do mercado de picapes médias, e assim permaneceu até que seu principal concorrente, a Toyota Hilux, conseguiu ultrapassá-la no acumulado mensal e anual. Hoje a picape líder do segmento é a Fiat Toro, que para muitos especialistas da indústria não dão a ela o mesmo respeito dedicado às picapes com cabine e caçamba montada sobre chassis — a Toro tem construção monobloco. Mas no final das contas é o consumidor que escolhe, e poucos se dão conta dessas diferenças e das suas capacidades.
Se preferir assista o vídeo primeiro:
Turbo modernizado
A versão High Country avaliada nesta semana é o topo de gama da linha S10 2021 e vem equipada com motor quatro-cilindros turbodiesel 2,8-l. É o mesmo motor diesel que foi introduzido na linha em 2012, e que recebe mais uma atualização, desta vez no turbocompressor. Utilizando uma nova tecnologia com melhores relações de diâmetros no lado compressor, o efeito turbo lag, a demora para o turbo responder ao acelerador, foi minimizado, ficando mais difícil percebê-la ou incomodar.
Os números de potência máxima de 200 cv a 3.600 rpm e torque máximo de 51 m·kgf a 2.000 rpm ficaram inalterados, mas o prazer ao dirigir ficou melhor. O desempenho também agrada pois faz o 0-100 km/h em 10,1 segundos e velocidade máxima, limitada, é de 180 km/h.
Apenas câmbio automático epicíclico de seis marchas equipa a versão High Country. Câmbio manual é oferecido em versões de entrada. O acoplamento é por conversor de torque com um amortecedor centrífugo pendular, um sistema aplicado ao conversor de torque que diminui o nível de vibração, que foi bem explicado pelo editor Juvenal Jorge. As trocas de marcha ocorrem de modo suave para qualquer nível de aceleração e às vezes chegam a ser imperceptíveis.
Em modo automático (Drive), e a plena aceleração, as trocas de marchas ocorrem a 3.600 rpm. Quando utilizado o modo manual (M) ocorre o corte limpo de rotação a 4.500 rpm, sem troca de marcha. Ao pressionar o pedal do acelerador rápida e totalmente (kickdown) comanda-se redução de marcha, mesmo em modo M.
O sistema de tração 4×4 é acionado através de seletor elétrico no console central, e para 2021 houve a eliminação do diferencial com escorregamento limitado. O bloqueio da roda que esteja patinando devido ao baixo atrito no contato pneu-solo passa a ser feito pelo sistema eletrônico de controle de tração através da aplicação seletiva dos freios nas rodas, individualmente. Segundo os engenheiros da GM o sistema é bem eficiente, porém os especialistas em off-road, como nosso editor de off-road Luiz Fernando Carqueijo, ainda preferem o bloqueio tradicional.
Segundo a GM, a nova calibração priorizou o desempenho na versão High Country e menor consumo de combustível nas versões de trabalho. Os valores homologados juntos ao Inmetro são 8,7 km/l no ciclo urbano e 10,6 km/l no ciclo rodoviário. Em meu trajeto de São Caetano do Sul, SP onde retirei o carro, até minha residência em Campinas, SP, foram 120 km e o consumo acumulado foi de 12 km/l. Resultado muito bom, considerando que tive que atravessar a cidade de São Paulo em uma sexta-feira à tarde. Com o tanque de combustível de 76 litros, a autonomia da picape ultrapassa os 800 km no uso rodoviário.
Sem alterações dinâmicas
Conforme já havia relatado em julho/2020 quando o modelo 2021 foi apresentado, os componentes de suspensão, direção e coxins de cabine, que afetam diretamente o comportamento dinâmico do veículo e o conforto dos ocupantes, permanecem inalterados.
O conforto de rodagem é muito bom, sem ser macio demais, e mesmo com carga o comportamento e equilíbrio entre os eixos traz segurança ao dirigir. O nível de aspereza de rodagem está entre os melhores da categoria, e não notei nenhum ruído incômodo dos feixes de molas traseiros, muito comum neste tipo de construção de suspensão.
A suspensão dianteira é independente de duplo braço sobreposto com mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem. E a traseira é o tradicional eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas e amortecedores pressurizados. Tanto na dianteira quanto na traseira os batentes de compressão são de borracha.
O sistema de direção com assistência elétrica tem bom nível de esforço estático e ótima progressão indexada à velocidade. Para picapes do porte da S10 é recomendável a utilização de caixa de direção com motor de passo diretamente na cremalheira. O modelo é chamado de belt driven (acionado por correia) através de esferas recirculantes. E é assim em toda a linha S10. A precisão de direção é elogiável e a definição de centro é bem positiva.
Elogiável também é a manobrabilidade da picape. Com diâmetro de giro de 12,7 m fica fácil manobrar o veículo. Mesmo com todo seu comprimento de 5.408 mm e largura 1.874 mm, não é difícil estacionar em vagas de shopping center. Já em certas vagas de edifícios, nem para um Ford Ka é fácil…
A GM prioriza o consumidor voltado ao agronegócio para o desenvolvimento da sua linha de picapes. Na análise técnica no elevador, notam-se algumas vulnerabilidades para utilização em ritmo de fora de estrada mais radical, pois realmente não é o foco principal de utilização deste veículo. O uso de pneus Bridgestone Dueler H/T 265/60R18 atestam essa observação. Este pneu é bom para o asfalto seco, molhado e pisos escorregadios como lama e areia, mas não é o mais adequado para piso com muitas pedras soltas, onde um pneu mais “biscoitudo” vai melhor.
Atualização visual
A nova frente da S10 High Country passa a ter uma personalização mais marcante em relação às outras versões. A nova grade possui duas barras horizontais que interligam os faróis e no centro abriga o nome Chevrolet em alto relevo. A tradicional gravata-borboleta dourada foi deslocada para o lado esquerdo e tem um tamanho menor. Quebrada, assim, a tradição de estar instalada no centro do para-choque.
O capô do motor é pesado para abrir pois além do grande tamanho em chapa de aço, ainda abriga forro antirruído. Já merecia uma mola a gás para auxiliar na abertura. No lado de dentro é possível ver a bonita cobertura plástica do motor que também tem revestimento fonoabsorvente. Removendo-se essa tampa plástica, a tampa de válvulas tem outro enchimento de espuma de alta densidade para filtrar os ruídos provenientes do motor.
Todo esse trabalho e investimento na isolação de ruído só poderia dar bom resultado. O ruído do motor dentro da cabine é baixo para os níveis que estamos acostumados nas picapes com motor Diesel.
As linhas laterais e traseira já eram bem resolvidas e seguem inalteradas. Para não ficar atrás de seus principais concorrentes que passaram a utilizar mola de torção para aliviar o peso da tampa da caçamba, a GM passa a oferecer uma mola a gás como acessório.
Interior com maior conectividade
A chave-canivete ainda não foi descartada para dar lugar a uma chave presencial, mas a nova geração do sistema OnStar e o novo aplicativo myChevrolet permitem ao proprietário conectar-se à picape e até dar a partida e até ativar o ar-condicionado remotamente. É uma inovação na categoria, mas que poderia ter vindo juntamente com sensores de travamento/destravamento nas portas sem chave.
O painel de instrumentos abriga a nova central multimídia MyLink 3.6 que permite espelhamento sem fio de celulares Android Auto e Apple CarPlay. Ficou devendo o carregador por indução, já disponível em carros da marca de menor prelo como o Onix.
Esse novo sistema incorpora o sistema de Wi-Fi com internet 4G nativa, permitindo conectar até sete dispositivos, a até 15 metros de distância do veículo. Segundo engenheiros da GM, a antena utilizada na picape tem ganho de sinal de cerca de 12 vezes em relação à do aparelho celular. Mesmo resultado que foi apresentado para Cruze, Onix e novo Tracker.
O funcionamento de todo sistema de telemática é bem intuitivo, tanto no pareamento dos aparelhos quanto na sua operação. O grafismo é bem legível e a existência de botões mecânicos facilita a seleção com o movimento do veículo. O novo MyLink traz a vantagem de GPS com mapas embarcados, permitindo a navegação onde o sinal de dados é indisponível. A possibilidade de baixar aplicativos é outro diferenciador para o novo sistema.
Na mesma tela de 8” são projetadas as imagens da câmera de ré de alta definição e os alertas de estacionamento frontal. A existência de linhas de guia facilita as manobras e adicionalmente há uma linha para direcionar para o engate de reboque e até um botão de zoom foi instalado para auxiliar.
O quadro de instrumentos segue com a clássica configuração de conta-giros à esquerda e velocímetro à direita. Há marcador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. No centro há uma tela de 3,5” de TFT onde as informações do computador de bordo e outras funções podem ser configuradas. Na aferição do velocímetro o erro máximo de 3% foi respeitado em todas as faixas de velocidade verificadas.
Os bancos revestidos em couro com dupla textura são bem confortáveis. O do motorista tem ajustes elétricos e o volante de direção tem ajuste apenas de altura. Essa é uma queixa antiga que tenho da S10 onde a distância entre volante e pedais é imutável e incômoda para pessoas com 1,80 m de altura ou mais. As pernas acabam ficando flexionadas além do desejável para permitir uma distância adequada do corpo em relação ao volante. Para viagens longas o cansaço chega primeiro do que o destino.
O banco traseiro tem boa inclinação do encosto e descansa-braço central, proporcionando boa acomodação para dois passageiros. O terceiro fica com o incômodo ressalto da almofada nas costas e o túnel nos pés. Outro item que faltou foi a saída de ar climatizado e portas USB para os ocupantes de trás.
O sistema de ar-condicionado é silencioso e climatiza bem toda cabine. Por ser de apenas uma zona de conforto é necessário atenção no direcionamento dos difusores de ar do painel de instrumentos. O comando eletrônico funciona muito bem, respondendo às variações de incidência de raios solares com rapidez.
Prioridade para segurança
Não é de hoje que vemos a GM investindo em seus produtos pelo viés de oferecer maior segurança aos usuários. Os recentes lançamentos já mostraram essa tendência e preocupação. O discurso da executivo-chefe mundial, Mary Barra, de proporcionar maior segurança aos veículos da marca, não ficaram apenas no discurso. O Onix já provou isso a oferecer segurança com nota máxima na avaliação do Latin NCAP. A S10 2021 vai na mesma linha de maior segurança.
Novos sistemas eletrônicos de auxilio ao motorista foram implementados e trazem maior nível de segurança. Em termos de segurança ativa a frenagem autônoma de emergência que atua entre 8 e 80 km/h é a grande novidade. Através de uma câmera no alto do para-brisa o sistema reconhece o risco de atropelamento de pedestre e aplica os freios automaticamente caso não haja ação do motorista.
No modelo anterior já havia o alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa (apenas sonoro), controle de estabilidade e controle de oscilação de reboque, que seguem na versão 2021. Acredito que os engenheiros da GM já estejam trabalhando em controle de velocidade de cruzeiro adaptativo para ser oferecido no futuro.
Seguindo na linha de não ficar apenas no discurso, são seis bolsas infláveis em todas as versões da S10, incluindo as obrigatórias frontais. Novos reforços metálicos foram introduzidos na carroceria, proporcionando um aumento de 20% na rigidez e proteção aos ocupantes.
Lista completa de preços
Versão | Motor / Tração / Câmbio | Preço |
S10 Advantage cabine dupla | 2,5 Flex 4×2 MT6 | R$125.390 |
S10 LT cabine dupla | 2,5 Flex 4×2 AT6 | R$141.990 |
S10 LTZ cabine dupla | 2,5 Flex 4×2 AT6 | R$146.790 |
S10 LTZ cabine dupla | 2,5 Flex 4×4 AT6 | R$156.690 |
S10 Chassis cab | 2,8 Turbodiesel 4×4 MT6 | R$158.500 |
S10 LS cabine simples | 2,8 Turbodiesel 4×4 MT6 | R$167.200 |
S10 LS cabine dupla | 2,8 Turbodiesel 4×4 MT6 | R$169.200 |
S10 LT cabine dupla | 2,8 Turbodiesel 4×4 AT6 | R$187.590 |
S10 LTZ cabine dupla | 2,8 Turbodiesel 4×4 AT6 | R$206.190 |
S10 High Country (versão deste teste) | 2,8 Turbodiesel 4×4 AT6 | R$213.290 |
Conclusão
A Chevrolet S10 segue sendo um dos principais veículos no segmento de picapes médias e com olho no crescimento do agronegócio após esse período de crise. A gama de versões oferecida proporciona boas opções de escolha pelos consumidores, mas talvez apenas esta atualização recebida para 2021 não irá conduzi-la novamente ao topo da lista dos mais vendidos.
Certamente a GM está tentando se antecipar ao que a rival Toyota poderá apresentar em breve na Hilux, de modo a seguir com essa geração de picape, que já tem oito anos de vida, por mais alguns anos. Lembrando que a primeira geração ficou em produção por 17 anos. A conferir!
GB
Ficha técnica e lista de equipamentos após as fotos adicionais.
FICHA TÉCNICA CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2021 | |
MOTOR | |
Denominação | Chevrolet 2,8 CTDI |
Construção | 4 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, Diesel |
Cilindrada (cm³) | 2.776 |
Diâmetro e curso (mm) | 84 x100 |
Taxa de compressão (:1) | 16 |
Potência máxima (cv/rpm) | 200/3.600 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 51/2.500 |
Corte de rotação (rpm) | 4.500 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico 6 marchas, tração traseira e 4×4 temporária com reduzida, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora. |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,06; 2ª 2,37; 3ª 1,55; 4ª 1,16; 5ª 0,85; 6ª 0,67; Ré 3,200 |
Relação dos diferenciais (:1) | 3,42 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares sobrepostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo rígido, feixe de mola semielípitica, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva (m) | 12,7 |
Voltas entre batentes | 3,4 |
Diâmetro do volante (mm) | 380 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/300 |
Traseiros (Ø mm) | Tambor/318 |
Controle | ABS (obrigatório), EBD e assistência à frenagem |
Circuito hidráulico | Duplo dianteiro-traseiro |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7,5J x 18 |
Pneus | 265/60R18 (Bridgestone Dueler H/T) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Picape cabine dupla, construção separada em aço, 4 portas, cinco lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Caçamba | 1061 |
Tanque de combustível | 76 |
PESO (kg) | |
Em ordem de marcha | 2.101 |
Carga útil | 1.040 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 5.408 |
Largura (sem/com espelhos) | 1.874/n.d. |
Altura | 1.839 |
Distância entre eixos | 3.096 |
Distância mínima do solo | 228 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,1 |
Velocidade máxima (km/h) | 180 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | 8,7 |
Estrada (km/l) | 10,6 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) | 61,9 |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 1.940 |
Rotação à vel. máxima, 6ª (rpm) | 2.900 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) | 10.000/ 1 ano |
Garantia | 3 anos |
LISTA DE EQUIPAMENTOS CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2021 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de pressão dos pneus |
Alerta de saída de faixa |
Aviso sonoro do cintos de segurança desatados nas 5 posições |
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina (6) |
Controle de estabilidade e tração |
Faróis de neblina |
Imobilizador de motor |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição de LED |
Luz traseira de neblina |
Protetor de cárter |
Regulagem de altura dos faróis |
Seletor eletrônico de tração 4×2, 4×4 e reduzida |
Sistema de freios com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Tampa traseira com chave |
ITENS DE APARÊNCIA |
Adesivo de coluna na cor preto (exceto nos veículo na cor preto e cinza Graphite) |
Adesivos decorativos HIGH COUNTRY nas laterais |
Alavanca do freio de estacionamento com detalhe cromado |
Aplique com acabamento em alumínio polido com o emblema High Country no interior das portas dianteiras |
Aplique decorativo cromado no painel de instrumentos |
Arco de proteção (“santantônio”) exclusivo High Country |
Capa de proteção do motor |
Capota marítima |
Estribos laterais |
Faróis com refletor |
Friso cromado na parte superior das portas |
Lanternas de LED |
Maçaneta da tampa traseira cromada |
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado |
Maçanetas internas cromadas |
Manopla da alavanca de câmbio com detalhes cromados |
Moldura do farol de neblina na cor preto “Anthracite” |
Moldura interna nas portas na cor preta “Jet Black” |
Molduras de proteção lateral na cor preta |
Para-choque dianteiro na cor do veículo |
Para-choque traseiro com molduras cromadas |
Rack de teto |
Rodas de alumínio aro 18? exclusivas versão High Country |
Volante com 3 raios com revestimento premium |
CONFORTO / COMODIDADE |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Alças de acesso nas colunas dianteiras |
Alças traseiras de teto |
Alerta de detecção frontal de pedestre com frenagem autônoma de 8 a 80 km/h |
Ar-condicionado digital |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas “Active Select” |
Chave tipo canivete, dobrável |
Computador de bordo com dois modos: |
– Informações de viagem: velocidade instantânea, hodômetro parcial/consumo médio/velocidade média para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, cronômetro e temperatura externa |
– Informações do veículo: monitorizada |
Console central entre os bancos dianteiros com porta-objetos e porta-copos e descansa-braço com porta-objetos |
Controlador de velocidade de cruzeiro |
Controle de velocidade em descidas |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos, com repetidoras de setas integradas, cromados e rebatimento elétrico |
Ganchos para amarração de carga no interior da caçamba |
Iluminação no porta-luvas |
Para-sol do motorista sem espelho e do passageiro com espelho e cobertura |
Partida do motor por controle remoto e acionamento do ar-condicionado via App |
Porta-óculos no console de teto |
Porta-revistas no dorso dos encostos do bancos dianteiros |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Tomada de força 12 V (duas frontais) |
Tomada de força 12 V nos bancos traseiros |
Trava elétrica da tampa de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
Vidro elétrico na porta do motorista com acionamento um-toque, antiesmagamento e abertura/fechamento automático pela chave |
Vidro elétrico na porta do passageiro com acionamento um-toque, antiesmagamento e abertura/fechamento automático pela chave |
Vidro elétrico nas portas traseiras com acionamento um-toque, antiesmagamento e abertura/fechamento automático pela chave |
Volante de direção com regulagem de altura |
INFOTENIMENTO |
Antena no teto |
Câmera de ré digital de alta resolução |
Chevrolet MyLink 3 com tela LCD tátil de 8?, navegador integrado, integração com smartphones** através do Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM/FM, entrada USB e aux-in, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular |
Controles de rádio e do celular no volante |
Sistema de som – 4 alto-falantes e 2 tweeters |
Sistema OnSar |
Wi-Fi embarcado no veículo para até 7 dispositivos eletrônicos* |
BANCOS |
Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto |
Banco traseiro bipartido e rebatível, com porta-objetos |
Banco traseiro rebatível |
Bancos com revestimento premium |
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em dois tons “Jet Black” e “Very Dark Atmosphere” (tonalidade preto e marrom escuro) |
CORES EXTERNAS |
Azul Eclipse (metálica) |
Branco Summit |
Cinza Graphite (metálica) |
Cinza Topázio (metálica) |
Prata Switchblade (metálica) |
Preto Ouro Negro (metálica) |
Vermelho Edible Berries |