A nova calibração para o moderno motor 3,0 V-6 TDI (turbodiesel direct injection) EA 897 Evo 2 permitiu aos engenheiros da VW aumentar a potência em 33 cv, alcançando 258 cv entre 3.250 e 4.000 rpm. O torque máximo passou para 59,1 m.kgf, o que representou um incremento de 5% em relação aos 56,1 m.kgf na versão anterior. A apresentação foi ontem (29) por streaming.
Se 258 cv não forem suficientes, a Amarok passa a ter o recurso de overboost, ou sobrepressão de turbocarregamento, que eleva a potência para 272 cv por 10 segundos e está disponível entre 50 km/h e 120 km/h. A função é acionada automaticamente ao pressionar o pedal do acelerador a fundo. Muito útil para ultrapassagens com veículo carregado. Depois de utilizada, a função volta a ficar disponível após 5 segundos.
O câmbio automático epicíclico de 8 marchas foi recalibrado para atender à nova curva de potência e torque do motor. Trocas de marcha no modo manual é possível através da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante. A tração integral 4MOTION foi mantida, facilitando as situações de fora de estrada ou pisos de baixa aderência.
Todos os recursos eletrônicos de auxílio ao motorista foram mostrados em um vídeo com o piloto de rali e instrutor do programa Território Amarok, Carlos Guilherme “Cacá” Clauset, que são: controle de estabilidade, controle de descida, assistente de partida em aclive, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial. Aguardamos a disponibilidade de uma picape para uma avaliação mais completa.
No tocante à segurança, a picape vem equipada com freios a disco ventilado nas quatro rodas, bolsas infláveisl frontais e laterais, freios ABS com capacidade para fora de estrada e piso molhado, sistema de assistência à frenagem e sistema de frenagem automática pós-colisão.
Apesar de passar a ser a mais potente do segmento, a picape Amarok não é a mais equipada e tem um desenho que já começa a ser corroído pelo tempo em produção (lançada em 2010). Fica devendo alguns itens de conforto, segurança e comodidade que seus principais competidores já apresentam.
O consumo de combustível homologado pela VW junto ao Inmetro é 8,26 km/l no ciclo urbano e 8,62 km/l no ciclo rodoviário.
Gama de modelos mais enxuta
Amarok passa a ser oferecida em apenas três versões de acabamento (Comfortline, Highline e Extreme) e segue com duas opções de motores, o 4- cilindros 2,0 TDI de 180 cv e 42,8 m.kgf de torque e este novo V-6 de 258 cv. O design não muda, é o mesmo desde 2016 e segue sendo oferecida apenas com cabine dupla.
A pré-venda do modelo V-6 258 cv iniciou-se ontem mesmo. A fabricação é na Argentina, em General Pacheco, na Grande Buenos Aires, e tem previsão de entregas a partir do final de novembro, com os seguintes preços públicos:
Highline V-6 258 cv – R$ 243.290
Extreme V-6 258 cv – R$ 256.390
A versão Highline tem opção de dois pacotes de opcionais: rodas 19” de liga leve por R$ 3.460 e capota marítima com estribo lateral por R$ 2.975. Na versão Extreme a capota marítima é oferecida como opcional por R$ 1.170. A meu ver são opções que poderiam ter sido incorporadas diretamente aos modelos.
Seguindo a tendência de carros com visual arrojado escurecido, a versão Extreme tem a opção do pacote Black Style (estilo negro) por R$ 1.880. Rodas de 20” em preto brilhante e a eliminação de cromados no exterior e interior são as principais diferenças. Esta configuração está disponível apenas na cor Preto Mystic que é uma das cinco cores oferecidas para as demais versões (branco Cristal, prata Sirius, cinza Indium e Atlantic Blue exclusiva da versão Extreme).
Mercado
Com esta atualização de produto a VW visa atingir os consumidores identificados como agromillennials que estão situados entre a elite moderna empreendedora e a elite tradicional. São os consumidores que precisam de uma picape para o trabalho no campo, sem abrir mão do conforto e desempenho de um modelo de luxo ou esportivo.
O presidente e executivo-chefe da VW para América Latina, o argentino Pablo Di Si, mostrou a evolução da participação de mercado da VW nos últimos quatro anos, com crescimento de 5,5% em 2020 comparando com 2016. É o maior crescimento de participação do mercado nacional. Afirmou também que a busca pela liderança do mercado tem que vir como resultado do crescimento sustentável e lucrativo, deixando claro que a VW não está buscando a liderança a qualquer preço.
No panorama da pandemia, citou que em outubro 2020 as vendas foram 10% a 15% menores que no mesmo mês de 2019, mas a maior preocupação é o resultado de 4 meses, onde a queda foi de 20-25% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale lembrar que a VW fez uma redução da sua força de trabalho em torno de 25% nos últimos meses. Mesmo assim a VW apresentou novos modelos nesse período.
GB
(Atualizada em 04/11/20 às 8h10, inclusão dos dados de consumo de combustível fornecidos pela VW)
FICHA TÉCNICA AMAROK EXTREME 3,0 L TDI V-6 | |
MOTOR | |
Designação | EA 897 Evo 2 |
Tipo | V-6 a 90º, Diesel 4-tempos, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente e engrenagem, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor de geometria variável com interresfriador, injeção direta common-rail, combustível diesel S-10 |
Cilindrada (cm³ | 2.967 |
Diâmetro e curso (mm) | 83 x 91,4 |
Potência máxima (cv/rpm) | 258 / 4.000 |
Potência máxima com sobrepressão de turbocarregamento por 10 s (cv) | 272 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 59,1/1.500 a 2.500 |
Taxa de compressão (:1) | 17 |
Corte de rotação (rpm) | 5.000 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | Automático epicíclico, ZF 8HP, 8 marchas à frente mais ré, com conversor de torque |
Rodas motrizes | Dianteiras e traseiras, 4Motion permanente com freio de diferencial traseiro eletrônico, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou por borboletas |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,714; 2ª 3,143; 3ª 2,106; 4ª 1,667; 5ª 1,285; 6ª 1,00; 7ª 0,839; 8ª 0,667; ré 3,300 |
Relação de diferencial (:1) | 3,700 |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Tensão (V) | 12 |
Capacidade da bateria (A·h) | 72 |
Alternador (A) | 110 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 26 mm |
Traseira | Eixo rígido, feixe de molas longitudinal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica |
Relação de direção (:1) | 14,6 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 12,9 |
Número de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/332 |
Traseiros (Ø mm) | Disco ventilado/300 |
Assistência | A vácuo, por bomba dedicada |
Controles | ABS, ABS Off-Road, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8Jx19 |
Pneus | 255/55R19 |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 5.254 |
Largura com/sem espelho | 1.944/2.228 |
Altura (teto) | 1.834 |
Distância entre eixos | 3.097 |
Bitola dianteira/traseira | 1.648/1.644 |
DIMENSÕES DA CAÇAMBA (mm) | |
Comprimento/altura | 1.555 / 580 |
Largura/idem entre caixas de roda | 1.620 / 1.222 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Carroceria e caçamba sobre chassis |
Número de portas/lugares | 4/5 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,465 |
Área frontal (m²) | 3,1 |
Área frontal corrigida (m²) | 1,44 |
CAPACIDADES (L) | |
Volume da caçamba | 1.280 |
Tanque de combustível | 80 |
PESOS (kg) | |
Peso em ordem de marcha | 2.185 |
Carga útil | 1.156 |
Peso rebocável com/sem freio | 2.710/750 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,4 |
Retomada 80-120 km/h, em D (s) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | 190 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l) | |
Cidade (D) | 8,26 |
Estrada (D) | 8,62 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 8ª (km/h) | 56,5 |
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) | 2.120 |
Rotação à vel. máxima em 7ª (rpm) | 4.200 |
EQUIPAMENTOS AMAROK EXTREME AUTOMÁTICA CABINE DUPLA |
INTERNOS |
Alças de apoio nas colunas dianteiras e centrais |
Alças de segurança no teto (4) |
Alto-falantes (4 + 2 tweeters) |
Assoalho da cabine revestido em carpete |
Banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos |
Descansa-braço central com porta-objetos |
Gaveta sob o banco do motorista |
Quadro de instrumentos com insertos cromados |
Volante, alavanca de câmbio e freio de estacionamento revestidos em couro |
FUNCIONAIS |
Acionamento elétrico dos retrovisores externos |
Acionamento elétrico um-toque dos vidros |
Antena incorporada à carcaça do retrovisor interno |
Ar-condicionado eletrônico digital de duas zonas Climatronic |
Computador de bordo |
Controle automático de velocidade de cruzeiro |
Desembaçador do vidro traseiro |
Duas tomadas 12 V, cabine e caçamba |
Rádio RCD-510 com toca-CD, entrada SD card e tela tátil |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema Bluetooth para rádio RCD-510 |
Temporizador do limpador de para-brisa |
Travamento central e alarme, comando a distância |
Volante multifuncional com comandos de áudio |
EXTERNOS |
Carcaças dos retrovisores parcialmente cromadas |
Faróis de neblina |
Maçanetas cromadas |
Pára-barros |
Para-choque dianteiro na cor da carroceria e frisos cromados na grade do radiador, entrada inferior de ar e moldura dos faróis de neblina |
Para-choque traseiro cromado |
Pneus 255/55R19 |
Protetor de cárter |
Rodas de liga de alumínio de 20 pol., inclusive estepe |
SEGURANÇA |
ABS e ABS Off-Road, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagem de emergência, controle de estabilidade e tração (opcional) controle de descida de rampa, assistente de partida em aclive, sistema de frenagem na chuva |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Repetidoras de setas nas laterais |
OPCIONAIS |
Rádio RNS-315 com navegador GPS |