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Home GB

AMAROK V-6 DE 258 CV É APRESENTADA

SEM ALTERAÇÕES NO ESTILO, A MAIOR POTÊNCIA DO MOTOR É O DIFERENCIADOR PARA 2021

identicon por Gerson Borini
04/11/2020
em GB, Lançamentos
Fotos: divulgação VW exceto quando indicado diferentemente

Fotos: divulgação VW exceto quando indicado diferentemente







A nova calibração para o moderno motor 3,0 V-6 TDI (turbodiesel direct injection) EA 897 Evo 2 permitiu aos engenheiros da VW aumentar a potência em 33 cv, alcançando 258 cv entre 3.250 e 4.000 rpm. O torque máximo passou para 59,1 m.kgf, o que representou um incremento de 5% em relação aos 56,1 m.kgf na versão anterior. A apresentação foi ontem (29) por streaming.

Se 258 cv não forem suficientes, a Amarok passa a ter o recurso de overboost, ou sobrepressão de turbocarregamento, que eleva a potência para 272 cv por 10 segundos e está disponível entre 50 km/h e 120 km/h. A função é acionada automaticamente ao pressionar o pedal do acelerador a fundo. Muito útil para ultrapassagens com veículo carregado. Depois de utilizada, a função volta a ficar disponível após 5 segundos.

Gustavo Schmidt, vice-presidente parar Vendas e Marketing da VW, ao lado do moderno motor V-6 turbodiesel (Foto: captura de tela pelo autor)

O câmbio automático epicíclico de 8 marchas foi recalibrado para atender à nova curva de potência e torque do motor. Trocas de marcha no modo manual é possível através da alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante. A tração integral 4MOTION foi mantida, facilitando as situações de fora de estrada ou pisos de baixa aderência.

Todos os recursos eletrônicos de auxílio ao motorista foram mostrados em um vídeo com o piloto de rali e instrutor do programa Território Amarok, Carlos Guilherme “Cacá” Clauset, que são: controle de estabilidade, controle de descida, assistente de partida em aclive, controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial. Aguardamos a disponibilidade de uma picape para uma avaliação mais completa.

No tocante à segurança, a picape vem equipada com freios a disco ventilado nas quatro rodas, bolsas infláveisl frontais e laterais, freios ABS com capacidade para fora de estrada e piso molhado, sistema de assistência à frenagem e sistema de frenagem automática pós-colisão.

Interior sem alterações para o modelo 2021 (Foto: divulgação VW)

Apesar de passar a ser a mais potente do segmento, a picape Amarok não é a mais equipada e tem um desenho que já começa a ser corroído pelo tempo em produção (lançada em 2010). Fica devendo alguns itens de conforto, segurança e comodidade que seus principais competidores já apresentam.

O consumo de combustível homologado pela VW junto ao Inmetro é 8,26 km/l no ciclo urbano e 8,62 km/l no ciclo rodoviário.

Gama de modelos mais enxuta

Amarok passa a ser oferecida em apenas três versões de acabamento (Comfortline, Highline e Extreme) e segue com duas opções de motores, o 4- cilindros 2,0 TDI de 180 cv e 42,8 m.kgf de torque e este novo V-6 de 258 cv. O design não muda, é o mesmo desde 2016 e segue sendo oferecida apenas com cabine dupla.

O argentino Pablo Di SI, presidente e executivo-chefe da VW América Latina, se dirige à imprensa especializada por streaming -(Foto: captura de tela pelo autor)

A pré-venda do modelo V-6 258 cv iniciou-se ontem mesmo. A fabricação é na Argentina, em General Pacheco, na Grande Buenos Aires, e tem previsão de entregas a partir do final de novembro, com os seguintes preços públicos:

Highline V-6 258 cv – R$ 243.290
Extreme V-6 258 cv – R$ 256.390

A versão Highline tem opção de dois pacotes de opcionais: rodas 19” de liga leve por R$ 3.460 e capota marítima com estribo lateral por R$ 2.975. Na versão Extreme a capota marítima é oferecida como opcional por R$ 1.170. A meu ver são opções que poderiam ter sido incorporadas diretamente aos modelos.

Pacote Black Style poderia ter redução de preço devido a eliminação de cromados, mas teve acréscimo (Foto: divulgação VW)

Seguindo a tendência de carros com visual arrojado escurecido, a versão Extreme tem a opção do pacote Black Style (estilo negro) por R$ 1.880. Rodas de 20” em preto brilhante e a eliminação de cromados no exterior e interior são as principais diferenças. Esta configuração está disponível apenas na cor Preto Mystic que é uma das cinco cores oferecidas para as demais versões (branco Cristal, prata Sirius, cinza Indium e Atlantic Blue exclusiva da versão Extreme).

Nenhuma modificação foi anunciada para a parte traseira da picape

Mercado

Com esta atualização de produto a VW visa atingir os consumidores identificados como agromillennials que estão situados entre a elite moderna empreendedora e a elite tradicional. São os consumidores que precisam de uma picape para o trabalho no campo, sem abrir mão do conforto e desempenho de um modelo de luxo ou esportivo.

Captura de tela do perfil de consumidor da Amarok V-6 258 cv – Foto: captura de tela pelo autor

O presidente e executivo-chefe da VW para América Latina, o argentino Pablo Di Si, mostrou a evolução da participação de mercado da VW nos últimos quatro anos, com crescimento de 5,5% em 2020 comparando com 2016. É o maior crescimento de participação do mercado nacional. Afirmou também que a busca pela liderança do mercado tem que vir como resultado do crescimento sustentável e lucrativo, deixando claro que a VW não está buscando a liderança a qualquer preço.

Resultado de participação no mercado apresentado – Foto: captura de tela pelo autor

No panorama da pandemia, citou que em outubro 2020 as vendas foram 10% a 15% menores que no mesmo mês de 2019, mas a maior preocupação é o resultado de 4 meses, onde a queda foi de 20-25% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale lembrar que a VW fez uma redução da sua força de trabalho em torno de 25% nos últimos meses. Mesmo assim a VW apresentou novos modelos nesse período.

GB

(Atualizada em 04/11/20 às 8h10, inclusão dos dados de consumo de combustível fornecidos pela VW)

FICHA TÉCNICA AMAROK EXTREME 3,0 L TDI V-6
MOTOR
Designação EA 897 Evo 2
Tipo V-6 a 90º, Diesel 4-tempos, dianteiro longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão e escapamento, corrente e engrenagem, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor de geometria variável com interresfriador, injeção direta common-rail, combustível diesel S-10
Cilindrada (cm³ 2.967
Diâmetro e curso (mm) 83 x 91,4
Potência máxima (cv/rpm) 258 / 4.000
Potência máxima com sobrepressão de turbocarregamento por 10 s (cv) 272
Torque máximo (m·kgf/rpm) 59,1/1.500 a 2.500
Taxa de compressão (:1) 17
Corte de rotação (rpm) 5.000
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico, ZF 8HP, 8 marchas à frente mais ré, com conversor de torque
Rodas motrizes Dianteiras e traseiras, 4Motion permanente com freio de diferencial traseiro eletrônico, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou por borboletas
Relações das marchas (:1) 1ª 4,714; 2ª 3,143; 3ª 2,106; 4ª 1,667; 5ª 1,285; 6ª 1,00; 7ª  0,839; 8ª 0,667; ré 3,300
Relação de diferencial (:1) 3,700
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão (V) 12
Capacidade da bateria (A·h) 72
Alternador (A) 110
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem de Ø 26 mm
Traseira Eixo rígido, feixe de molas longitudinal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência hidráulica
Relação de direção (:1) 14,6
Diâmetro mínimo de curva (m) 12,9
Número de voltas entre batentes 2,7
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/332
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado/300
Assistência A vácuo, por bomba dedicada
Controles ABS, ABS Off-Road, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 8Jx19
Pneus 255/55R19
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 5.254
Largura com/sem espelho 1.944/2.228
Altura (teto) 1.834
Distância entre eixos 3.097
Bitola dianteira/traseira 1.648/1.644
DIMENSÕES DA CAÇAMBA (mm)
Comprimento/altura 1.555 / 580
Largura/idem entre caixas de roda 1.620 / 1.222
CONSTRUÇÃO
Tipo Carroceria e caçamba sobre chassis
Número de portas/lugares 4/5
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,465
Área frontal (m²) 3,1
Área frontal corrigida (m²) 1,44
CAPACIDADES (L)
Volume da caçamba 1.280
Tanque de combustível 80
PESOS (kg)
Peso em ordem de marcha 2.185
Carga útil 1.156
Peso rebocável com/sem freio 2.710/750
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 7,4
Retomada 80-120 km/h, em D (s) n.d.
Velocidade máxima (km/h) 190 (limitada)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l)
Cidade (D) 8,26
Estrada (D) 8,62
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 8ª (km/h) 56,5
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) 2.120
Rotação à vel. máxima em 7ª (rpm) 4.200

 

EQUIPAMENTOS AMAROK EXTREME AUTOMÁTICA CABINE DUPLA
INTERNOS
Alças de apoio nas colunas dianteiras e centrais
Alças de segurança no teto (4)
Alto-falantes (4 + 2 tweeters)
Assoalho da cabine revestido em carpete
Banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos
Descansa-braço central com porta-objetos
Gaveta sob o banco do motorista
Quadro  de instrumentos com insertos cromados
Volante, alavanca de câmbio e freio de estacionamento revestidos em couro
FUNCIONAIS
Acionamento elétrico dos retrovisores externos
Acionamento elétrico um-toque dos vidros
Antena incorporada à carcaça do retrovisor interno
Ar-condicionado eletrônico digital de duas zonas Climatronic
Computador de bordo
Controle automático de velocidade de cruzeiro
Desembaçador do vidro traseiro
Duas tomadas 12 V, cabine e caçamba
Rádio RCD-510 com toca-CD, entrada SD card e tela tátil
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Bluetooth para rádio RCD-510
Temporizador do limpador de para-brisa
Travamento central e alarme, comando a distância
Volante multifuncional com comandos de áudio
EXTERNOS
Carcaças dos retrovisores parcialmente cromadas
Faróis de neblina
Maçanetas cromadas
Pára-barros
Para-choque dianteiro na cor da carroceria e frisos cromados na grade do radiador, entrada inferior de ar e moldura dos faróis de neblina
Para-choque traseiro cromado
Pneus 255/55R19
Protetor de cárter
Rodas de liga de alumínio de 20 pol., inclusive estepe
SEGURANÇA
ABS e ABS Off-Road, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente a frenagem de emergência, controle de estabilidade e tração (opcional) controle de descida de rampa, assistente de partida em aclive, sistema de frenagem na chuva
Bolsas infláveis frontais e laterais
Repetidoras de setas nas laterais
OPCIONAIS
Rádio RNS-315 com navegador GPS





Tags: AmarokAmarok ExtremeAmarok HighlineAmarok V-6GBGerson Borini
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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